sábado, 18 de outubro de 2014

Entidades repudiam propostas eleitorais de redução da maioridade penal




Com o resultado das eleições, levantamento feito pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), mostra que, com a composição “mais conservadora” do Congresso Nacional, a partir de 2015, o debate sobre o tema será uma das tônicas da próxima legislatura


(Por Ivan Richard, da Agência Brasil, 17/10/2014)l


Um dos temas mais debatidos na disputa eleitoral deste ano, a redução da maioridade penal foi repudiada por 104 organizações que compõem a Rede Nacional de Defesa do Adolescente em Conflito com a Lei (Renade).

Em manifesto público, as entidades consideram a ideia um “retrocesso para os direitos humanos de crianças e adolescentes”.

Vários candidatos, nos diversos níveis de disputa eleitoral, defenderam a redução da maioridade penal como resposta à sensação de impunidade trazida por crimes cometidos por crianças e adolescentes. Com o resultado das eleições, levantamento feito pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), mostra que, com a composição “mais conservadora” do Congresso Nacional, a partir de 2015, o debate sobre o tema será uma das tônicas da próxima legislatura.

Para a Renade, no entanto, trata-se de discussão inócua, que afasta o país das diretrizes do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) e do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase). “Ocorre que, ao relacionar de maneira superficial justiça social e segurança pública, os candidatos parecem desconhecer a realidade do cotidiano do Sistema de Justiça Juvenil no Brasil”, diz trecho do manifesto.

De acordo com as organizações que assinam o manifesto, as propostas relacionadas à redução da criminalidade infantojuvenil deveriam se dar no sentido de “garantir efetivamente a implementação e aplicação do ECA e do Sinase em todo o território nacional, sendo possível, assim, falar-se em soluções que implicam em redução da violência e criminalidade”.

De acordo com dados apresentados pela Renade, em 2011, dos 22.077 atos infracionais cometidos por menores no país, 2,9% correspondiam a crimes considerados hediondos - como estupro e latrocínio – enquanto 72% foram infrações análogas aos crimes contra o patrimônio e tráfico de drogas.

“Infelizmente, constata-se que, ao flexibilizar garantias que protegem esses adolescentes em situação de vulnerabilidade, sob o argumento de que cometem crimes muito graves, os candidatos apenas saciam a ânsia punitivista que demanda, de maneira irracional, o isolamento desses sujeitos”, diz o manifesto.




Na RENADE, incluem-se instituições de promoção, proteção e defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, como os Conselhos dos Direitos (Nacional/CONANDA; Estaduais/CEDCAs; Municipais/CMDCAs – aqui em Açailândia do Maranhão, o COMUCAA), e os Conselhos Tutelares/CTs – aqui, o CONTUA.

Em junho de 2013, as representações nacionais e estaduais destes Conselhos firmaram posição, de defesa intransigente do ECA/Estatuto da Criança e do Adolescente,  contra as tentativas de redução da idade penal, comprometendo-se  realizar campanhas e consolidar um movimento nacional.

Ontem, 17, e hoje, 18/10, acontece em Açailândia,  etapa inicial do “Projeto CONSELHO ATIVO”, sob execução do Centro de Defesa Marcos Passerini, de São Luís, com apoio do CEDCA-MA, entre outras parcerias (também a do COMUCAA).

Essa etapa inicial corresponde a “Encontro Regional de Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente e Conselhos Tutelares”, e reune Conselheir@s de seis municípios (Bom Jesus das Selvas, Buriticupu, Cidelândia, São Francisco do Brejão, São Pedro d’Água Branca e Açailândia), infelizmente faltaram dois convidados, Itinga e Vila Nova dos Martírios.

Além d@s Conselheir@s dos Direitos e Tutelares, participam representantes de órgãos socioassistenciais, como CRAS/Centro de Referência de Assistência Social, CREAS/Centro de Referência Especializado de Assistência Social, e o Protagonismo Infanto-Juvenil.

O “Encontro...” acontece no Centro Paulo Freire, no Bairro Nova Açailândia, limite com a Vila Capeloza, pertinho do Centro Educacional Meiry Dalva Castro.

No primeiro dia, 17, @s participantes apresentaram a realidade dos Direitos da Criança e do Adolescente em seu município, as necessidades e propostas de resolutividade.

Outros temas foram abordados, como o calendário institucional – o ciclo da X Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, que culmina em Brasilia, de 14 a 18 de dezembro de 2015; o processo de escolha nacional unificado dos Conselhos Tutelares, com votação no dia 04 de outubro de 2015, conforme a Lei Federal n.º 12.696/2012; a situação de manutenção e funcionamento dos CMDCAs e CTs; a atuação e papel d@s Conselheir@s; o Decreto 8.243/2014 – o da participação social; sendo também bastante discutida a “redução da maioridade penal”, que é tema preocupante das eleições 2014, com a ampliação e fortalecimento na Câmara e no Senado, da “bancada” a favor da redução da maioridade, e também posicionamento de presidenciável, além d boa parte da população brasileira.

@s participantes entendem que “atacar” a maioridade penal, reduzindo-a, é “atacar” e implodir o ECA. Os Conselhos, por exemplo, foram criados pelo ECA (artigos 88 e 131), e não seria revogado apenas o artigo 104, mas se desfiguraria totalmente o Estatuto.

Também levantado, e repudiado, o posicionamento público de Conselheir@s e ex-Conselheir@s, sobretudo Tutelares, que assumem publicamente (nas redes sociais, por exemplo) sua “defesa” da redução da idade penal, ou apoiaram/apoiam candidat@s a favor da reeleição.

As normas que regulamentam a atuação e a função de Conselheir@ Tutelar vedam atividade política-partidária explicita.

Aqui em Açailândia, por exemplo, o conselheiro tutelar Glen Hilton Soares Pereira , além de publicamente, em horário e expediente de trabalho do CONTUA, participar da campanha de candidato a deputado estadual, não-eleito, manifesta-se “socialmente”, na rede, a favor da candidatura de presidenciável que quer reduzir a idade penal e desfigurar o ECA...

Junta-se assim, pois, aqueles personagens acima citados (no nosso Maranhão, temos o ex-secretário de segurança, Aloisio Mendes, agora deputado federal) que agora eleitos/reeleitos, “juram” empenhar-se em superlotar o nosso já falido sistema prisional “adulto” com as dezenas de milhares de Adolescentes em conflito com a lei , “que têm que ir em cana mesmo...”.

O “Encontro Regional de CMDCAs e CTs” prossegue durante todo este sábado, 18/10.


(Eduardo Hirata, pela Secretaria Executiva do Fórum DCA AçaiLândia, exercida pelo Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos Carmen Bascáran)








************************************************************