sexta-feira, 31 de outubro de 2014

NOTA PÚBLICA - “A PARTICIPAÇÃO POPULAR CONTINUA VIVA, FIRME E FORTE EM AÇAILÂNDIA DO MARANHÃO. AQUI, A CÂMARA DOS DEPUTADOS NÃO ‘REVOGOU’COISA ALGUMA”









FÓRUM DCA AÇAILÂNDIA/Fórum Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

                                                                   Secretaria Executiva


                                                                       NOTA PÚBLICA



“A PARTICIPAÇÃO POPULAR CONTINUA VIVA, FIRME E FORTE EM AÇAILÂNDIA DO MARANHÃO. AQUI, A CÂMARA DOS DEPUTADOS NÃO ‘REVOGOU’COISA ALGUMA”



O FÓRUM DCA AÇAILÂNDIA, articulação de entidades não-governamentais que atuam na promoção, proteção e defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, no município Açailândia do Maranhão , responsável pelo processo de escolha da representação da sociedade civil ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente/COMUCAA, conforme a Lei n.º 132/97, vem manifestar seu repúdio à “revogação” pela Câmara dos Deputados , do Decreto n.º 8.243/2014, que trata da “Política Nacional de Participação Social”.

Esta atitude canhestra e rancorosa da Câmara dos Deputados não levou em conta que os “Conselhos” existem desde há muito no Brasil, sendo o Conselho Nacional de Saúde instituído em 1937, e na Política Nacional de Assistência Social, a participação popular, com o reconhecimento dos Conselhos, consagrada pela Constituição da República de 1988, em seu artigo 204.

Mais especificamente, o Estatuto da Criança e do Adolescente, o ECA, Lei Federal n.º 8.069/90, instituiu os Conselhos dos Direitos, nos três âmbitos federativos (nacional, estaduais e municipais), conforme o artigo 88, e os Conselhos Tutelares, no artigo 131, hoje existentes em praticamente todos os mais de cinco mil e quinhentos municípios brasileiros.

O ECA, para relembrar,  é “cria” direta do artigo 227 da Constituição da República de 1988.

Aqui em Açailândia do Maranhão, temos atualmente cerca de vinte “Conselhos”, em torno de cinco centenas de Conselheir@s, embora a maioria infelizmente, por descaso tanto da Municipalidade como da sociedade, sem atuação condizente com as atribuições, metas e objetivos para que foram instituídos.

“Revogar”, pois, a “participação popular” e “eliminar os Conselhos”, porque “bolivarianos e comunistas”, é de uma desfaçatez sem tamanho, um golpe na democracia e no regime político brasileiro fundamentado na atual Carta Magna, de 1988, que consagra a “participação popular” a tal ponto de ser tida e chamada de “ Constituição Cidadã”.

Manifestamos também nosso repúdio a autoridades locais e conselheir@s e ex-conselheir@s,  que manifestaram, festejando, seu apoio à “revogação da participação popular e dos Conselhos” pela Câmara dos Deputados, e reafirmamos que ambas as candidaturas ao segundo turno da eleição presidencial deste 2014 “defenderam ampliar e fortalecer a participação popular e os canais de diálogo com a sociedade”, e que a “vitória ” da Câmara dos Deputados  no dia 28/10, não passa de uma “vitória de Pirro”, e sinaliza sua pré-disposição de ser contra toda tentativa de reforma política-partidária-eleitoral, para preservar seus privilégios e seus podres poderes.

                                                                                                                                                               
                                                                                        Açailândia-MA., 31 de outubro de 2014.


                                                 Secretaria Executiva do Fórum DCA Açailândia

Exercida:  CDVDH-CB/Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos Carmen Bascáran