quinta-feira, 20 de novembro de 2014

E OS ÔNIBUS DE AÇAILÂNDIA DO MARANHÃO, CADÊ? PROMOTORIAS DE JUSTIÇA INTERMEDIAM MAIS UMA REUNIÃO









Na emergência, prefeitura (PMA) e sindicato dos taxistas (SINPRAVA) prometem respostas às propostas da sociedade até quarta-feira, 26/11.

E a PMA garante que em  meados de dezembro, sem ou com táxis-lotação nas linhas, empresa de ônibus começa a operar, nas condições impostas judicialmente.


Reunião na tarde desta quinta-feira, 20/11/2014, na sede das Promotorias de Justiça da Comarca de Açailândia-MA, promovida pela Promotora de Justiça Camila Gaspar Leite, contando com a Promotora de Justiça Samira Mercês dos Santos e com representantes da Paróquia Santa Luzia e do Centro Comunitário Frei Tito, do Piquiá; CDVDH-CB/Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos Carmen Bascarán, UESA/União dos Estudantes Secundaristas de Açailândia, MEI/Movimento Estudantil Independente; Sindicatos dos Bancários, dos Comerciários e do SINPRAVA (taxistas); ADEFIA/Associação dos Deficientes Físicos de Açailândia; OAB/Ordem dos Advogados do Brasil; estudantes universitários; da Câmara Municipal;  e de representantes da prefeitura (da Procuradoria do Município, do DMT/Departamento Municipal de Trânsito e da Coordenadoria de Juventude).

Mais uma vez tratou do “problemão”do transporte público urbano açailandense, entrando no nono mês sem ônibus “coletivo”...

A Promotora de Justiça Camila Gaspar Leite fez histórico da situação, citando todos os mecanismos utilizados pelo Ministério Público desde agosto, para resolver a questão, que culminou na ação civil pública deferida pelo Judiciário, porém o Município nada fez até agora.

Sua fala foi reforçada pela Promotora de Justiça Samira Mercês dos Santos.

Relacionou-se uma  série de problemas, sobretudo afetando cada vez mais estudantes, e “embarque” nos pontos iniciais da Praça do Mercado e da “Liliani/Conjunto Galdino”, nos horários que já descamba em violência, e no “sofrimento” de usuári@s dos “pontos intermediários das linhas”.

Foram colocadas várias propostas, iniciando pela Promotora de Justiça Camila Gaspar ao representante da Procuradoria do Município, Rafael Wilson de Melo Lopes, se poderiam ser colocados ônibus do Município em circulação nos “horários de pico”  para transportar gratuitamente pessoas idosas, com deficiência, e estudantes (proposta feita em reunião anterior pela Paróquia Santa Luzia).

Irmão Antonio Soffientini, da Paróquia Santa Luzia, ratificou a proposta, que entende ser possível visto que agora em 24/10, a prefeita Gleide Santos assinou o decreto n.º 182 – estado de emergência em relação ao transporte público- com duração de seis meses.

Irmão Antonio apresentou igualmente a proposta de que fossem “liberad@s” @s estudantes – meia passagem, e não mais limitad@s a uma só vaga por carro. E  citou que a prefeitura contratara cinquenta (50) ônibus para transporte escolar.

O Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos Carmen Bascarán, representado por este que vos escreve, endossa as propostas da Paróquia Santa Luzia, e propõe ao SINPRAVA que destine uma “linha” para atender pessoas idosas e com deficiência e usuári@s do INSS, cuja demanda é grande. E enfatizou que a partir de agora deveria ser respeitada a gratuidade – e não mais o acordo de meia passagem-  para pessoas idosas e com deficiência, com uma vaga por viagem, e no banco de passageiro da frente. Propos ainda que nos horários de pico o SINPRAVA coloque todos os táxis para circular “nas linhas urbanas”, e que saiam dos pontos iniciais com uma vaga, destinada  a passageir@s de ponto intermediários.

José Albino, da Paróquia Santa Luzia, questionou sobre a carteirinha da UESA, que pouca “validade” teria aos taxistas, e que o SINPRAVA fiscalize melhor seus associados para cumprirem o acordo sobre as vagas para pessoas com deficiência e idosas, e estudantes .

Francisco, do Sindicato dos Bancários, reforçou a proposta dos “ônibus amarelos – transporte escolar” da prefeitura circulando nos horários de pico.

A estudante Mayane, do Piquiá, ao indicar ao SINPRAVA problemas no deslocamento de estudantes a noite, também defende a “liberação” a estudantes, e não mais uma só vaga. Os problemas criados a estudantes também foram citados por Micheline.

O vereador José Francisco Gonçalves Sousa (o “Canela”) lamentou que mais uma vez o Município não traz proposta concreta para resolver o problema, e que as propostas feitas são interessantes e válidas, porém paliativas. Respondendo ao representante do Sindicato dos Bancários, disse que oficialmente não houve, ainda, discussão sobre a “lei dos táxi-lotação”, na espera de uma provocação da prefeitura...

Padre Massimo, da Paróquia Santa Luzia, questiona se a prefeitura e o SINPRAVA podem dar uma resposta, e quando, ás propostas formuladas.

O Presidente do SINPRAVA, Francisco das Chagas dos Santos (o “Sorriso”) reconhece que há muitos problemas na “oferta do serviço” e no relacionamento com usuári@s, sobretudo estudantes, mas atribui boa parte à entidade estudantil UESA e seu representante, Francisco “da UESA”, que não tem dialogado com o sindicato, ao contrário do representante das pessoas com deficiência e idosas, João Luis Soares, da ADEFIA.

A Promotora de Justiça Camila Gaspar relatou que “Francisco da UESA” está sendo interpelado judicialmente, por declarações públicas e em escolas, de que o problema do transporte coletivo não é da prefeitura, mas está nas mãos do Judiciário resolver, e que a prefeita vai resolver o mais breve possível, e também quanto à sua representatividade. O professor Manoel Borges da Silva e o sindicalista bancário Francisco confirmaram que Francisco tem visitado escolas e dito isso aos(as) estudantes.

“Francisco da UESA” defendeu-se dizendo que não disse que o problema tem que ser resolvido pelo Ministério Público e o Judiciário, e que não é líder estudantil, apenas militante e que fala é como Coordenador da Juventude, cargo público municipal comissionado.

Irmão Antonio Soffientini citou que a prefeitura contratara cinquenta (50) ônibus para transporte escolar.

O Presidente do SINPRAVA admitiu que só em torno de 170 (cento e setenta táxis) operam “nas linhas”, 22 (vinte e dois) estão locados à empresa Vale e 15 (quinze) no ponto da Rodoviária.

Discutiu-se sobre a legalidade deste “contrato” entre o SINPRAVA, hoje “concessionário do transporte público” e uma empresa privada. O entendimento é que todos táxis devem estar à disposição da população, e não de empresas. O DMT estudará a questão.

João Francisco Santiago dos Santos (Niltinho) – do MEI -, colocou indignado, que se até o final da próxima semana o Município não resolver a situação ou apresentar um “paliativo satisfatório”, vai chamar a população açailandense para ir às ruas. Externou o sentimento dos representantes sociais presentes, de repúdio à situação, ao descaso da Prefeitura, de desrespeito à cidadania e às leis, e que basta!

A presidente da Câmara Municipal, Lenilda Leandro Costa, manifestou-se lamentando toda a situação do transporte público, e apoiou a fala de “Niltinho”.
   
O representante da Procuradoria alegou que quanto disponibilizar ônibus do transporte escolar, terão que estudar, pois é programa com recursos federais e pode implicações com o Tribunal de Contas. Garantiu que o contrato com a empresa de ônibus que vai “emergencialmente” operar, já está praticamente firmado, inclusive a empresa já está fazendo levantamentos e estudos técnicos e de viabilidade, o que foi confirmado pelo diretor do DMT, Delicio Santos. E que a prefeitura  encaminhou indicativo à Camara Municipal, para revogação da “lei do táxis-lotação” ( o vereador “Canela” disse que nada sabe a este respeito, e a Dra. Camila afirmou que há uma semana o Procurador do Município, Idelmar Mendes, lhe assegurara o envio à Câmara).

A Promotora de Justiça Camila Gaspar propôs se a Prefeitura e o SINPRAVA poderiam responder até segunda-feira, mas ambos pediram pelo menos cinco dias, sendo acertado que até a próxima quarta-feira, responderão sobre as propostas apresentadas na reunião.

(Fotos da audiência pública, de junho)

(Por Eduardo Hirata, do CDVDH-CB/Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos Carmen Bascarán)


***********************************************