segunda-feira, 10 de novembro de 2014

SEMANA DCA AÇAILANDENSE COMEÇA COM DUAS REUNIÕES FRUSTADAS










(Informe da Secretaria Executiva do Fórum DCA Açailândia, exercida pelo CDVDH-CB/Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos Carmen Bascarán)


Duas reuniões agendadas pelo COMUCAA/Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Açailândia-MA., para esta segunda-feira, 10/11, acabaram frustadas, por falta de quórum.

Pela manhã, seria uma reunião conjunta com o Conselho Municipal de Políticaa Pública sobre Alcool e Drogas, para tratar de uma campanha de prevenção e combate ao álcool/drogas, em parceria com a “Rede Amiga da Criança”, de São Luís, como atividade do “Projeto Disseminando a Cultura de Redes”, do qual Açailândia participa neste 2014.

Compareceram apenas o Conselheiro Presidente do COMUCAA, Ismael Martins de Sousa (Associação de Esportes Coração da Vila) e a Conselheira Lucianna de Jesus Carvalho Freitas (Associação Comunitária Bom Samaritano), e este que vos escreve, pelo Fórum DCA/dos Direitos da Criança e do Adolescente –Açailândia.

A manhã, no entanto, não foi totalmente perdida, com um bom diálogo entre o Conselheiro Presidente do COMUCAA e  o “Duvale”, personalidade referência em atividades de prevenção e combate às drogas, fundamental na criação e instalação do Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Álcool e Drogas, bem como atuação na Pastoral Carcerária.

Mas para o Conselheiro Presidente do COMUCAA, a campanha de prevenção e combate com a Rede Amiga da Criança, para este ano 2014, não tem mais realizar-se.

A tarde, prevista uma reunião da Comissão Mista do OCA/Orçamento Criança e Adolescente, para estudo e análise do Projeto de Lei n.º 009/2014, da Prefeitura e ora em andamento de aprovação na Câmara de Vereadores, e que trata da proposta orçamentária do município para 2015.

No entanto, comparecerem apenas o Assessor do COMUCAA, Raimundo Rodrigues da Silva e este que vos escreve, pelo Fórum DCA Açailândia, justificando a ausência apenas o Coordenador da AEFA/Associação das Escolinhas de Futebol de Açailândia, Carlos Augusto Figueiredo.

Para o Assessor do COMUCAA, que também assessora os demais (cinco) Conselhos da política municipal de assistência social (Assistência Social, Idoso, Mulher, Pessoa com Deficiência e Tutelar), um próximo passo seria reunir os seis Conselhos dessa politica pública, ainda esta semana, convidando-se a Prefeitura ( Secretaria de Assistência Social, Controladoria/Planejamento) para esclarecimentos sobre o orçamento proposto para a função Assistência Social.


********************************************************************