sábado, 15 de novembro de 2014

“SELO UNICEF MUNICÍPIO APROVADO EDIÇÃO 2013-2016”: ANDAMENTO EM AÇAILÂNDIA DO MARANHÃO PREOCUPA CONSELHOS DOS DIREITOS E TUTELAR E O FÓRUM DCA








(Informe da Secretaria Executiva do Fórum DCA Açailândia, exercida pelo CDVDH-CB/Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos Carmen Bascarán)


Foi uma das maiores indagações da semana nos DCA/Direitos da Cri
ança e do Adolescente de Açailândia-MA: o que está acontecendo com o “Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2013-2016”, com suas atividades praticamente paralisadas e sem informação alguma a praticamente um mês?

Certificado na edição 2009-2012, o município, através da Prefeitura e do COMUCAA/Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, nas pessoas da Prefeita Gleide Santos e da então Conselheira Presidenta, Ivanize Mota Compasso Araújo, aderiu a um ano à edição 2013-2016. A Prefeita nomeou como Articulador do Selo, o apóstolo Osvaldo Cruz Costa.

E uma sala, no COMUCAA, foi disponibilizada à Articulação do Selo.

Da adesão até o momento, o Selo realizou a “II Semana do Bebê”, no final de 2013, o “I Fórum Comunitário”, em junho deste ano, e Articulador e Conselheiro Presidente do COMUCAA participaram de algumas reuniões e capacitações em São Luís.

Mas são várias as “pendências”, conforme as normas do Selo UNICEF: o não funcionamento do Comitê Intersetorial, que se resumiu à reunião de constituição, no início do segundo semestre; a não apresentação do relatório do “I Fórum Comunitário”, que deveria ter sido feita ao COMUCAA, ao Comitê Intersetorial e ao público que participou deste “I Fórum”; a conclusão do “Plano de Ação”, produto do “I Fórum Comunitário”, que deveria também ser aprovado pelo COMUCAA e Comitê Intersetorial e apresentado á sociedade em audiência pública; a não constituição do NUCA/Núcleo de Crianças e Adolescentes; a realização da “III Semana do Bebê” e lei municipal sobre o assunto, etc.

Sobre o “Plano de Ação do Selo”, existem informações, não confirmadas pelo COMUCAA, espécie de avalista do Selo UNICEF, que já teria sido enviado a São Luís, mas os Conselhos COMUCAA, CONTUA/Conselho Tutelar de Açailândia e membros do Comitê Intersetorial, desconhecem-no. Em relação à “III Semana do Bebê”, teria sido marcado pela Articulação para o período de 24 a 28 de novembro, mas não há nada em andamento. E quanto ao NUCA, conversações no COMUCAA indicavam que poderia compor com a Comissão Juvenil do Fórum DCA Açailândia, em atividade, e que teve boa presença na edição anterior do Selo UNICEF.

Recebendo muitas “cobranças”, por último o Conselheiro Presidente do COMUCAA, Ismael Martins Souza, informou que  o Conselho recebeu ofício do CONTUA, também “cobrando” esclarecimentos sobre o andamento do programa “Selo UNICEF” aqui em Açailândia.  

O “Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2013-2016 Amazônia” é uma estratégia do UNICEF/Fundo das Nações Unidas para a Infância para promover os Direitos das Crianças e Adolescentes. É um investimento no desenvolvimento das capacidades d@s gestores(as) municipais e das sociedades locais, e um investimento na mobilização social em favor do desenvolvimento municipal. Os municípios assumem o compromisso de melhorar as condições de vida das Crianças e Adolescentes, e suas famílias e comunidades, melhorando, implementando políticas públicas  de atenção á infância e à Adolescência.

Ao  Articulador do Selo UNICEF, a quem é recomendado exclusividade ao Selo, pelo volume e complexidade de suas atribuições, conforme o regulamento do programa, cabe realmente “fazer acontecer”, articulando poder público municipal, o sistema de garantia de direitos de Crianças e Adolescentes, a sociedade e sobretudo, Adolescentes.

O Comitê Intersetorial constitui-se de representantes governamentais e não governamentais, com objetivo de contribuir com a Articulação no desenvolvimento das atividades.

A participação de Adolescentes não apenas é imprescindível, mas obrigatória, segundo o UNICEF.

O papel do COMUCAA se dá como órgão público controlador das ações, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente/ECA, artigo 88. E o papel do CONTUA é como fiscal, não só de entidades, mas de programas e atividades, conforme artigo 95 do ECA.

A situação atual  do “Selo UNICEF” preocupa o Conselheiro Presidente Ismael Martins Souza, que teve uma semana atribulada, também com preocupações em relação ao andamento da realização de “Conferência Livre para Adolescentes”, redefinida para dia 29/11; do principal programa de comunicação e divulgação do ECA no município, o “Selo SGD”; a elaboração do Plano Municipal Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, que deve concluir até inicios de dezembro, com o “ASE/Atendimento Sócio-Educativo”.

A Secretaria Executiva do Fórum DCA Açailândia, tendo a confirmação da assembléia do COMUCAA para dia 20/11, vai reiterar e reforçar que estes assuntos sejam discutidos e decididos.


***********************************************************