sexta-feira, 23 de junho de 2017

COMISSÃO CRIADA PELO MINISTÉRIO DOS DIREITOS HUMANOS COORDENARÁ A PRIMEIRA AVALIAÇÃO DO SINASE/SISTEMA NACIONAL DE ATENDIMENTO SOCIOEDUCATIVO




( Do ‘Portal do CONANDA’, 23/06/2017)


Está publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (21), a Portaria nº 124, do Ministério dos Direitos Humanos, que designa os membros da Comissão Permanente do Sistema Nacional de Avaliação e Acompanhamento do Atendimento Socioeducativo. A avaliação, em articulação com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, sobre a implementação dos Planos de Atendimento Socioeducativo está prevista na Lei nº 12.594 que institui o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). A Comissão designada pela Portaria fará a primeira avaliação nacional desde a criação do Sinase e terá o período de dois anos para concluir os trabalhos. A primeira reunião acontecerá na primeira quinzena de julho.

Entre os membros designados para compor a Comissão estão: dois adolescentes indicados pelo Conanda, a presidente Cláudia Vidigal, e os conselheiros: Danyel Iório, Luiz Claudio Barcelos, Jimena Grignani, Romero da Silva e Edmundo Kroger, além de representantes da Secretaria Nacional de Direitos da Criança e do Adolescente (SNDCA); do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS); do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS); do Ministério da Educação; do Ministério da Saúde; e do Ministério do Trabalho. Serão convidados ainda a participarem do trabalho de avaliação, órgãos dos sistemas de Justiça e de garantia de direitos.

A avaliação abrangerá a gestão, as entidades de atendimento, os programas e os resultados da execução das medidas socioeducativas. Dentre os objetivos, inclui-se verificar o cumprimento das metas dos Planos de Atendimento Socioeducativo e elaborar recomendações aos gestores e operadores dos Sistemas.

Serão avaliados, entre outros quesitos previstos em Lei: a adequação da infraestrutura física às normas de referência; o planejamento e a autoavaliação quanto aos processos, resultados, eficiência e eficácia do projeto pedagógico e da proposta socioeducativa; a verificação da situação dos adolescentes após cumprimento da medida socioeducativa, tomando por base suas perspectivas educacionais, sociais, profissionais e familiares.

Os resultados da avaliação serão utilizados, entre outras finalidades, para o planejamento de metas e eleição de prioridades do Sinase e seu financiamento; a reestruturação e/ou ampliação da rede de atendimento socioeducativo; a adequação dos objetivos e da natureza do atendimento socioeducativo prestado pelas entidades avaliadas; e a melhoria e ampliação da capacitação dos operadores do Sistema.

A Portaria publicada hoje define ainda que ao final da avaliação, seja elaborado um relatório a ser encaminhado aos Conselhos de Direitos e Tutelares e Ministério Público, entre outros órgãos.


·         Ontem postei matéria sobre as MSE/Medidas Socioeducativas e o SINASE, referindo ao atendimento e execução dessas medidas aqui em Açailândia do Maranhão.
·         
Nos últimos anos, o Conselho Tutelar/CONTUA e o Fórum Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente/Fórum DCA Açailândia tem ‘cobrado’ do Município, e do Estado, mais atenção, qualidade e eficácia na execução das MSE e no atendimento, resolutivo, dos adolescentes em cumprimento dessas medidas. No dizer do povo, pouco ou quase nada de retorno...

·         Segundo o CREAS/Centro de Referência Especializado de Assistência Social,  da Secretaria Municipal de  Assistência Social/SEMAS, órgão responsável pela execução das MSE em meio aberto (LA/Liberdade Assistida e PSC/Prestação de Serviços à Comunidade), atualmente são 90 – noventa- os adolescentes incluidos!






·         A avaliação nacional do SINASE sem dúvida será muito mais que bem-vinda, permitindo mais luz e visibilidade sobre essa “política pública’ aqui em Açailândia.

(Eduardo Hirata)


*************************************************************