sábado, 10 de junho de 2017

DIREITO À ACESSIBILIDADE: EM AÇAILÂNDIA: TEM AUTORIDADE PREOCUPADA COM ELE?











JOÃO LUIS SOARES, Coordenador do Fórum Regional das Entidades dos Direitos da Pessoa com Deficiência, se refere às obras da prefeitura/’governo estadual ?’ , com o asfaltamento das ruas no centro da cidade de Açailândia do Maranhão. Observou na manhã deste sábado, 10/06.

Afirma que mais uma vez, parece um ‘operação tapa-buracos’, demonstrando mais uma vez que a “prioridade absoluta de mobilidade é para as gentes motorizadas”... Não se vê preocupação alguma com meio-fios e calçadas.

 “O poder público não tá nem aí para os direitos de ir e vir, com segurança e conforto, de mais de 10% - dez por cento – da população açailandense. Deveria aproveitar estas obras agora para começar a cumprir a lei e respeitar os Direitos á Acessibilidade”, reclama João Luis.

A “Lei da Acessibilidade – Lei Federal n.º  10.098/2000”, em conjunto com outras centenas de leis (entre elas, o Estatuto das Cidades e o tal do código de postura municipal), decretos, resoluções, portarias, normas, regulamentos, recomendações, é simplesmente pisoteada, para não dizer nome mais feio para classificar o descaso das “autoridades competentes”...

Sem contar que aqui já foram dezenas as reuniões, audiências, campanhas, em prol dos Direitos das Pessoas com Deficiência.

Aliás, como bem lembra e enfatiza João Luis, “até para uma ‘pessoa normal’, andar nas calçadas, ruas, avenidas e praças, é uma temeridade, um risco muito grande à integridade física, à saúde, imagine uma pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida, uma gestante, uma pessoa idosa”.

Ele próprio já sofreu um sério acidente, caindo numa calçada central. Teria direito à reparação, pela incompetência do governo e o seu direito violado.
 As calçadas do centro da cidade, sem exceção, deveriam constituir motivo de grande vergonha a um povo que se diz civilizado, e ainda por cima, cristão...

Até quando? As 'autoridades competentes', onde estão?



**************************************************************************