segunda-feira, 25 de novembro de 2013

AÇAILÂNDIA INICIOU A “II SEMANA DO BEBÊ”



AÇAILÂNDIA INICIOU A “II SEMANA DO BEBÊ”

(Informe da Secretaria Executiva do Fórum DCA Açailândia)


Aberta oficialmente na manhã desta segunda-feira, 25/11/2013, a “II Semana do Bebê” de Açailândia-MA.

Uma promoção do COMUCAA/Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e Selo UNICEF, com apoio da Prefeitura, através sobretudo das Secretarias de Assistência Social, Cultura, Educação e Saúde, e a Assessoria de Comunicação.

A solenidade de abertura aconteceu, entre 0900 e 1045 horas, no Templo Central da Igreja Batista Missionária, Rua Bom Jesus, Centro.

A “II Semana do Bebê” ( a primeira aconteceu em novembro de 2011, e o ano passado não se realizou) é uma estratégia de mobilização social que tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de Crianças até seis anos, uma PRIORIDADE ABSOLUTA, do governo e da sociedade, conforme diz a Constituição da República, no artigo 227, e o ECA/Estatuto da Criança e do Adolescente, em seu artigo 4º.

Para o UNICEF/Fundo das Nações Unidas para a Infância, a idéia da “Semana do Bebê” é incentivar os municípios a realizar, durante uma semana, uma grande mobilização em favor da Primeira Infância (zero a seis anos de idade).

Na programação, as falas da Conselheira Presidente do COMUCAA, Ivanize Mota Compasso Araújo, destacando o interesse e o empenho de toda a administração na realização da “II Semana do Bebê” e no compromisso da da efetivação dos Direitos das Crianças; do Coordenador do Programa Bolsa-Familia, Ivo Filho, cumprimentando as agentes comunitárias de saúde presentes em bom número e destacando a importância de sua atuação e nas parcerias da política de assistência social, e da Secretaria de Cultura, Eulália Dias do Norte, representando a Prefeita Gleide Lima Santos.

 O Apostolo Osvaldo Cruz, Assessor da Prefeitura e escolhido  Articulador do programa “Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2013-2016 Amazônia”, apresentou  conceitos,  diretrizes, objetivos e metas  do programa, Edição 2013-2016, ao qual Açailândia aderiu no início do mês, pelo Termo assinado pela Prefeita e pela Conselheira Presidente do COMUCAA.

O Articulador do Selo UNICEF destacou que estão previstas 27- vinte e sete- atividades , e que serão avaliadas por meio de indicadores quantitativos e qualitativos relacionados aos  dois eixos:

1 – Impacto Social, realizada pelo UNICEF com base em informações e dados oficiais;  e

2- das Ações Estratégicas de Políticas Públicas e Participação Social, em que cada cada ação será avaliada e comprovada conforme critérios do UNICEF, sendo que nesta destacou três ações: a implantação ou fortalecimento de um Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) – (neste ítem, Açailândia já herda um grupo de adolescentes protagonistas em políticas públicas) , e a realização de dois Fóruns Comunitários, onde a sociedade em geral avaliará também as ações.

E a Terapeuta Ocupacional Pamyla Fortes Lima, do quadro do Programa de Saúde da Criança do Centro de Saúde Santa Barbara/Secretaria Municipal de Saúde, apresentou a palestra de formação “Por que investir no Bebê?”

Entre os muitos pontos destacados pela Terapeuta Ocupacional Pamyla: os primeiros seis anos, e sobretudo os três primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento integral de meninas e meninos, e do que será quando  adulto(a).

Daí a extrema importância de políticas públicas e da atenção da saúde, da assistência social, da educação.

Participou, como convidado especial da solenidade de abertura da “II Semana do Bebê”,   o bebê Diego, acompanhado de sua mãe e irmãzinha.

Diego foi  primeiro bebê a nascer na “I Semana do Bebê”, em 2011, sendo premiado e homenageado na ocasião. Diego completa dois anos de idade nesta “II Semana...”.

Destacamos a participação de agentes comunitárias e do pessoal da Saúde Municipal;  de gestores(as), professores(as), técnicos(as) da Secretaria Municipal  de Educação; de lideranças comunitárias e religiosas; de mães e famílias.

Prestigiaram a solenidade de abertura da “II Semana do Bebê”, a adolescente Luana Roberta, da Comissão Juvenil do Fórum DCA Açailândia; a Conselheira Tutelar Coordenadora Lucinete Freitas de Aguiar; a Conselheira Secretária do COMUCAA, Maria Cristina da Conceição Silva; o Secretário Municipal de Meio  Ambiente, Leonardo Lourenço Queiróz; a Coordenadora do Programa de Saúde da Criança, Enfermeira Linda Grace Barberino; a Coordenadora do CREAS/Centro de Referência Especializado de Assistência, Rosáurea Ferraz, e sua equipe; pessoal da SEMAS, entre outros(as).   


Terça-feira, dia 26/11, a “II Semana do Bebê” prossegue com a realização de “Oficinas para Grávidas Adolescentes e Adultas”, com os temas “Aleitamento Materno, Cuidados com o Bebê e Primeiros Socorros, nos postos de de saúde da Vila Maranhão, Laranjeira, Capeloza, Vila Ildemar e Pequiá, a partir das 0800 horas.

Na quarta-feira, 27/11, a “II Semana do Bebê” estará com a programação da “Ação SEMAS/Secretaria Municipal de Assistência Social”, na Praça da Bíblia, às 1900 horas.

(Fotos do COMUCAA, Maria Cristina da Conceição:







·       O bebê DIEGO  e sua mãe)

***********************************************