terça-feira, 19 de novembro de 2013

Primeira Infância em destaque no Senado e em Açailândia-MA

Primeira Infância em destaque no Senado e em Açailândia-MA


(Do Portal da ANDI/Agência de Notícias dos Direitos da Infância)





O Senado Federal, por meio da Comissão de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz, promove, de 18 a 21 de novembro, a VI Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz. Com o tema "A formação dos profissionais do cuidar e a construção da resiliência", o evento é organizado em parceria com a ONG Aconchego e traz especialistas do Brasil e de outros países para debates e palestras voltados a profissionais, cuidadores e estudiosos da Primeira Infância.

A iniciativa visa sensibilizar gestores, legisladores, estudantes, educadores e profissionais sobre a importância do cuidado e atenção com a criança, da concepção até os seis anos de vida, buscando seu desenvolvimento integral e o direito à convivência familiar e social.

Participantes internacionais

Além da tradicional parceria com a Embaixada da França, que promoverá a vinda dos professores Boris Cyrulnik, Sophie Kern e Jaqueline Wendland, a Embaixada da Espanha está apoiando a vinda dos criadores da companhia La Casa Incierta, pioneiros na produção de arte dedicada a bebês. A companhia hispano-brasileira, que atua especialmente no campo das artes cênicas, fará apresentações e uma oficina em que procura orientar pais, educadores e cuidadores a observar e estimular a criatividade das crianças. O diretor, Carlos Laredo, tem trabalhado diretamente com grandes especialistas na Primeira Infância, desenvolvendo projetos na Europa e no Brasil.

Boris Cyrulnik, neurologista e psiquiatra, é autoridade em resiliência, capacidade do indivíduo de retomar produtivamente o processo de desenvolvimento em meio a situações ou ambientes traumáticos ou adversos, encontrando assim novas oportunidades de viver.

 Sophie Kern, doutora em Ciências da Linguagem, dirige o Laboratório de Dinâmica da Linguagem, do Centro Nacional de Pesquisa Científica da França, em Lyon, onde criou um programa que trata do desenvolvimento da linguagem no bebê e na criança pequena.

 Jaqueline Wendland representa a frutífera parceria estabelecida entre a Comissão da Primeira Infância e a Universidade de Paris Descartes, onde é professora titular de Psicopatologia da Perinatalidade e da Primeira Infância e dirige o Mestrado em Psicologia Clínica e Psicopatologia.

 Da Itália, virá a renomada Assistente Social Lia Sanicola, especialista em Redes Sociais e consultora de Políticas locais para a família.

Durante a Semana, os convidados participam de painéis, palestras e oficinas com vistas à capacitação de profissionais da área ligada à Primeira Infância.

Haverá ainda Audiência Pública Conjunta da Comissão de Educação, Cultura e Esporte; Comissão de Assuntos Sociais; e Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa para tratar da importância da formação adequada aos profissionais da Primeira Infância e sua contribuição na formação da resiliência nas crianças em situação de risco social.

******
E aqui em Açailândia do Maranhão, a Primeira Infância também em destaque.

De 25 a 29 de novembro, acontece a “II Semana do Bebê”, e como primeira atividade para a “Edição 2013-2016 Amazônia do Selo UNICEF Município Aprovado”, a qual o município aderiu no início do mês junto ao UNICEF/Fundo das Nações Unidas para a Infância.

A organização da “II Semana do Bebê” cabe a uma Comissão multinstitucional, constituída pelo COMUCAA/Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, com apoio da Prefeitura e da Articulação do Selo UNICEF, sendo que este também contribuirá.  


(Por Eduardo Hirata, da Secretaria Executiva do Fórum DCA Açailândia)