quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Senado Federal adia votação sobre redução da maioridade penal





Senado Federal adia votação sobre redução da maioridade penal


(Portal da ANDI/Agência de Noticias dos Direitos da Infância)
(A notícia foi publicada nos principais jornais do País – Brasil)


Antes mesmo do início do debate sobre a redução da maioridade penal, o Senado adiou nesta terça-feira (12) a votação de seis propostas sobre o tema na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

 Ainda não há data para retomar o debate cercado de polêmica e longe de ser consenso no Congresso.

 A depender da vontade do presidente da CCJ, senador Vital do Rego Filho (PMDB/PB), a votação será ainda este ano. "Os senadores pediram vista e acho necessário um tempo para digerir o relatório lido aqui", disse, depois da reunião extraordinária da Comissão que deu início à votação de seis emendas à Constituição que reduzem a idade para imputação de punição.

 Relator das seis propostas que tramitam em bloco, o senador Ricardo Ferraço (PMDB/ES) deu parecer favorável a apenas uma delas. Trata-se da proposta que prevê a redução para 16 anos em casos específicos, como crimes inafiançáveis (tortura, terrorismo, tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins e crimes hediondos) ou reincidência, desde que haja parecer do promotor da infância e autorização da Justiça.


Meu comentário:

Aqui em Açailândia do Maranhão, como de resto no Maranhão e no Brasil, a maioria das pessoas é favor da redução da idade penal.

Querem hoje reduzir para 16, amanhã para 14, depois de amanhã para 12, semana que vem para 10...

Aliás, ao mesmo tempo que a esmagadora maioria se declara cristã (católica ou evangélica), é a favor também da pena de morte...

E contra “esses desocupados dos Direitos Humanos...”, como sempre xinga um idoso alí na Praça do Pioneiro...

Aliás, sempre é bom repetir e rememorar,  redução de idade penal e pena de morte, sem precisar de lei, já vale(u) aqui para Açailândia: já tivemos quatro adolescentes, condenados a cumprir  internação e a pagar por seus “crimes” (a maioria, furtos, roubos, um caso com revolver de brinquedo...) assassinados em nossa bela ilha-capital, patrimônio cultural da humanidade...

E nove (09) egressos de medidas sócio-educativas, reféns das fragilidades  das famílias, dos preconceitos-discriminações-rejeições  da sociedade e da omissão, do descaso e da incompetência do Estado/governos e seus serviços, projetos e programas de promoção, proteção e defesa de direitos, também tiveram um fim violento precoce... Isso tudo nos últimos nove anos!

O impressionante é o “consenso da maioria” de que a violência que foge do controle neste país tem como culpado o “adolescente infrator, o de menor, pois ele comete crime sabendo que o Estatuto e o Direitos Humanos vão defendê-lo...”, como ouvi de um professor.!

Quer dizer, para essa maioria (mas nem toda maioria, já dizia o Nelson Rodrigues, é sábia...) acabando o “adolescente infrator, o de menor”, acaba a violência no Brasil. Êta raciocínio raso!


NÃO À REDUÇÃO DA IDADE PENAL! PELA IMPLEMENTAÇÃO DO ECA E DO SINASE!