quarta-feira, 20 de novembro de 2013

“II SEMANA DO BEBÊ” ACONTECERÁ EM AÇAILÂNDIA DE 25 A 29 DE NOVEMBRO

“II SEMANA DO BEBÊ” ACONTECERÁ  EM AÇAILÂNDIA DE          25 A 29 DE NOVEMBRO

(Por Eduardo Hirata, da Secretaria Executiva do Fórum DCA Açailândia, com base no site do UNICEF e informações do COMUCAA)

Realizada em Açailãndia-MA pela primeira vez em 2011, a “Semana do Bebê” é um compromisso do município, dentro das atividades do programa “Selo UNICEF Município Aprovado Amazônia”, e que deve ser anual.

Em 2012, infelizmente não foi realizada, embora fosse o ano da certificação de Açailândia na Edição 2009-2012 do Selo UNICEF.

Mas acontecerá em 2013, e como primeira atividade/tarefa da Edição 2013-2016 do Selo UNICEF, a qual Açailândia aderiu no início deste mês de novembro, através da Prefeita Gleide Lima Santos e da Conselheira Presidente Ivanize Mota Compasso Araújo, do COMUCAA/Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, espécie de avalista/fiador junto ao UNICEF/Fundo das Nações Unidas para a Infância.

A “II Semana do Bebê” acontece na próxima semana, com a seguinte programação:

1)     Dia 25/11, segunda-feira, 0900 horas, “Abertura da Semana”, na Igreja Batista Missionária, com a apresentação do “Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2013-2016 Amazônia”, pelo Articulador do Selo, Apóstolo Osvaldo Cruz, e palestra “Por que investir no Bebê?”, com a Enfermeira Linda Grace, da Secretaria Municipal de Saúde;

2)   Da tarde de 25/11 à tarde de 27/11, quarta-feira, “Oficinas com Gestantes”, nos Postos de Saúde, sendo:

1ª) dia 25, 1500 horas, Vila Maranhão/Jacu;

2ª) dia 26, terça-feira, 0830 horas, Laranjeira;

3ª)                                    1500.........Vila Capeloza;

4ª) dia 27,quarta-feira,0830.........Vila Ildemar;

5ª)                                     1500.........Pequiá.

 À noite, a partir das 1800 horas, na Praça da Bíblia,
Stand na “Ação SEMAS”.

3)   Dia 28/11,quinta-feira, 0800-1730 horas:
Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias
“Ação Cidadã”

4)   Dia 29/11, sexta-feira, 0730 horas: Encerramento
“Caminhada”, da Praça do Mercado até a Praça do Pioneiro.


O que é a “Semana do Bebê”


A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social apoiada pelo UNICEF e tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até 6 anos prioridade na agenda dos municípios brasileiros.

A ideia é incentivar os municípios a realizar, durante uma semana, uma grande mobilização em favor da primeira infância.

Cada município define a data e as atividades a serem realizadas, tais como: oficinas, cursos, palestras e atividades artísticas e culturais.

E qual a importância da atenção á Primeira Infãncia? E do “Selo UNICEF”?

Os seis primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento integral de meninas e meninos.

Nessa fase da vida, a criança desenvolve grande parte do potencial cognitivo que terá quando adulto.

 Por isso, representa uma janela de oportunidades.

 A atenção integral nessa faixa etária tem impacto decisivo nos processos de aprendizagem e de construção de relações sociais, fatores que influenciarão a vida afetiva, profissional e social.

 A disseminação da “Semana do Bebê” por todo o País reforça a importância do “Compromisso com a sobrevivência infantil: uma promessa renovada”.

Já o “Selo UNICEF Município Aprovado” é uma certificação internacional concedida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância, que reconhece o esforço dos municípios que mais avançam em termos de políticas públicas que promovem, protegem e realizam direitos de meninos e meninas.

 A iniciativa do UNICEF busca universalizar direitos e melhorar a vida das crianças e dos adolescentes da região amazônica brasileira.







 ************************************************