domingo, 8 de dezembro de 2013

Importantes avanços na luta pelo reassentamento de Piquiá de Baixo






Importantes avanços na luta pelo reassentamento de Piquiá de Baixo


Enquanto a cidade e o município se enfeitam e maquiam para o natal e ano novo, a Prefeita anuncia mega-evento para a “virada”,promete “cuidar” pessoalmente do “minha casa minha vida”, corrigindo erros e omissões da administração anterior e dos executores das obras, refazer a “fonte luminosa” da Praça do Pioneiro,;  empresários-executivos e profissionais confraternizam, apelando para o espirito natalino, a fraternidade, a solidariedade e o amor a Jesus Cristo,

O bravo povo do Pequiá continua sua odisséia, sua guerra pela liberdade de viver dignamente em meio a poluição, ao lixo e a escória de décadas de exploração  e pisoteio aos Direitos Fundamentais da humanidade (a a vida, a saúde, a moradia,...).


Mais um natal, e que certamente não será o último, visto a vontade e o interesse das “autoridades”, dos responsáveis diretos em resolver, fazer e efetivar Direitos, do bravo povo de Pequiá de Baixo  em meio à fumaça, à fuligem, ao pó, ao barulho, ao calor e agora a lama, com a temporada das chuvas...


Com suas crianças, seus meninos correndo risco de continuarem assassinados, impunemente, no fogo eterno das muinhas, ao tentarem resgatar suas bolas de futebol ou pipas...


Inda bem que nos lembremos, assim meio constrangidos, de lhe desejar feliz natal e venturoso ano novo!


(Eduardo Hirata)


( a seguir, mensagem do advogado Danilo Chammas, da ong Justiça nos Trilhas)





Importantes avanços na luta pelo reassentamento de Piquiá de Baixo


(De Danilo Chammas, da Justiça nos Trilhos)


Olá a todos(as),


Saudações desde Açailândia-MA.


Tomo a liberdade de enviar-lhes notícias recentes sobre o processo de reassentamento de Piquiá de Baixo, a comunidade que há mais de 20 anos é obrigada a conviver com altos índices de contaminação provenientes de atividades da mineração e da siderurgia.


Esta semana que passou marcou um importante passo em vista do reassentamento, que foi o protocolo oficial do projeto urbanístico/habitacional e do respectivo orçamento, junto à Caixa Econômica Federal, em São Luís, e sua apresentação perante a Secretaria Nacional de Habitação / Ministério das Cidades, em Brasília.


A partir de agora, a Caixa Econômica Federal passa a analisar o projeto e seu orçamento, demonstrando-se ciente das especificidades do caso e com a promessa de fazê-lo no tempo mais curto possível.


Caso a CEF o aprove, mais de 70% do custo total da obra estarão garantidos.


A Associação Comunitária dos Moradores do Pequiá, autora do projeto elaborado com a assessoria dos profissionais da USINA-CTAH (de São Paulo-SP), orgulha-se de tudo o que vem conquistando até aqui com suas próprias forças, graças à obstinação dos moradores e ao vital apoio de organizações da sociedade civil, do MPE-MA e da DPE-MA e de alguns setores/agentes do Governo do Estado do Maranhão, da CEF e do Ministério das Cidades.


Uma vez ciente do orçamento e contando com a provável aprovação da CEF, a comunidade de Piquiá de Baixo passa a lutar desde já para convencer a Prefeitura de Açailândia a assumir este projeto como o mais adequado e justo, e para que a companhia Vale S/A, as cinco indústrias de ferro gusa (Viena Siderúrgica S/A. Gusa Nordeste, Siderurgica do Maranhão S/A, FERGUMAR e Cia. Siderúrgica Vale do Pindaré), o Estado do Maranhão e o Município de Açailândia contribuam com recursos efetivos para os cerca de 30% restantes.  



**************************************************