quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

“SELO SGD AÇAILÂNDIA”: DISTRIBUIÇÃO E FIXAÇÃO DO SELO INICIA AINDA NESTE MÊS DE DEZEMBRO









“SELO SGD AÇAILÂNDIA”: DISTRIBUIÇÃO E FIXAÇÃO DO SELO INICIA  AINDA NESTE MÊS DE DEZEMBRO


Realizada na manhã desta quinta-feira, 05 de dezembro  de 2013, no auditório do Centro Empresarial de Açailândia/CEA, em encontro da coordenação  e representantes de instituições apoiadoras do “Projeto SELO SGD AÇAILÂNDIA” (SELO SGD), como representantes da Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância em Saúde/ECD.


A reunião equivaleu a um “pontapé inicial” para  “a etapa de campo”, que consiste na distribuição de um decalque, o “Selo SGD” , que deverá ser afixado em geladeira ou outro bem/equipamento de uso do domícilio (residência, estabelecimento comercial e de serviços, ou industrial, prédio  público), e de um folder, que ressaltam o que é o SGD, a rede de atendimento, o papel e os deveres da família, da sociedade e do governo para prevenir, denunciar (Disque 100 ou Conselho Tutelar: 3538-5857/9193-4851) e enfrentar ameaças e violações de Direitos de Crianças e Adolescentes.


Este “pontapé inicial” será dado pela equipe de Vigilância em Saúde/ECD (Agentes de Endemias), na Vila Ildemar, de domicilio em domicilio, sobretudo os familiares.


No segundo momento, que deverá acontecer ainda neste mês e ano, entrarão em cena as(os) Agentes de Saúde, e a ação se estenderá e contemplará, então, todo o município de Açailândia.


Participaram da reunião, membros da coordenação do Projeto SELO SGD (o ex-Conselheiro Tutelar José Alves Bezerra, idealizador-criador-articulador e mobilizador deste projeto; o Major Comandante PM Eurico Alves da Silva Filho; o Promotor de Justiça da Infância e da Juventude Gleudson Malheiros Guimarães e seu assistente, Ranielly; as Conselheiras Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMUCAA), Ivanize Mota Compasso Araújo- Presidente, e Maria Cristina da Conceição Silva – Secretária).  


A Secretaria Municipal de Saúde, que terá a missão de efetivar o “SELO SGD” em todo o município, através de suas equipes da Vigilância em Saúde e de Agentes de Saúde, esteve representada pela Coordenadora de Ação Básica, Rebecca  do Nascimento Farias (também Conselheira DCA); pelos Agentes Francisco Davi Soares Viana, Manoel da Costa Matos, Jean Carlos Melo, Anselmo Furtado da Silva e Arnaldo Rodrigues de Sousa, e o representante do Núcleo Municipal de Educação em Saúde, Pedro Ulisses Lima Sousa.


Também tivemos a participação da Professora Maria Sousa Morais, representando a URE/Unidade Regional de Educação do Estado; Carlos Magno Marchão, da OAB/Ordem dos Advogados do Brasil; Francisco Fábio Melo, Conselheiro Municipal de Políticas Públicas sobre Alcóol e Drogas e Delegado Estadual à Conferência Nacional de Assistência Social 2013; Glen Hilton Soares Pereira, do CONTUA/Conselho Tutelar de Açailândia.


A Conselheira Secretária do COMUCAA, Maria Cristina da Conceição Silva, fez uma menção e destaque para o grupo de Adolescentes, músicos, instrumentistas de violão, e cantoras  do “Projeto Arte e Comunidade”, que apresentaram o momento cultural da reunião, inclusive com música de sua autoria, espécie de hino para o “SELO SGD”. O “Projeto Arte e Comunidade” é desenvolvido já a dois anos, pela Paróquia São João Batista, no Distrito Industrial do COMUCAA, financiado com recursos do FIA/Fundo Municipal para a Infância e a Adolescência, vinculado ao COMUCAA.


O FIA também financia parte do custeio do “Projeto SELO SGD”, sobretudo a confecção do selo e do folder.


 A implantação do SELO do Sistema de Garantia dos Direitos – SGD (SELOSGD)no município de Açailândia, será a materialização dos princípios da prioridade absoluta e da proteção integral dos direitos da criança e do adolescente, bem como o respeito as determinações legais, constantes na Constituição Federal de 1988 (Artigos 204 e 227), Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei nº 8069/1990 (Artigo 88) , e a Resolução 113/2006 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, que institui os parâmetros para institucionalização e o fortalecimento do Sistema de Garantia dos Direitos – SGD.


Esta ação iniciou-se no Conselho Tutelar no mês de Junho/2010, tendo como principio a preocupação de levar o telefone do Conselho Tutelar e do Disk 100 – Governo Federal, para todas as residências e instituições públicas e privadas, com objetivo de criarmos uma consciência coletiva de defesa dos direitos humanos, mas precisamente de criança e adolescente, esta proposta foi levada ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, e criou-se um Comitê formado por parceiros do Sistema de Garantia dos Direitos, para acompanhar este processo.


Desta forma a proposta de criar um selo deu inicio e a ação foi ampliada aos demais parceiros do Sistema de Garantia dos Direitos.


 Após este processo iniciar-se uma formatação do SELO, o mesmo foi apresentado como MOÇÃO – PROPOSTA – pelos representantes e Delegados do Estado do Maranhão que participaram do 5º Congresso Nacional de Conselhos Tutelares, realizado em Luziania/GO de 16 a 20.11.2010 e foi aprovado pelos Delegados e Representantes das cinco regiões do país. Esta Moção tratou de uma solicitação que se implantasse em todos os municípios brasileiros o SELO – Selo do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente-SGD.


O processo de formatação do SELO foi ampliado de forma que passou  a ter parceiros institucionais como Procuradoria Geral de Justiça – CAOPIJ, Associação de Conselheiros e Ex-Conselheiros- MA – ACECTMA, Fórum Colegiado Nacional de Conselhos Tutelares – FCNCT.


Assim esta ação vem sendo construída, e passa agora a etapa final, com a contribuição e o firme apoio das instituições membros da coordenação do projeto e as instituições parceiras da rede, com ênfase nesta próxima etapa, à Secretaria de Saúde.