domingo, 8 de junho de 2014

“1º FÓRUM COMUNITÁRIO DO SELO UNICEF MUNICÍPIO APROVADO EDIÇÃO 2013-2016 CONFIRMADO PARA A MANHÃ DESTA TERÇA-FEIRA 10 DE JUNHO NA IGREJA BATISTA MISSIONÁRIA









(Informe da Secretaria Executiva do Fórum DCA Açailândia –             Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos Carmen Bascarán)

O “1º Fórum Comunitário” é uma estratégia do UNICEF/Fundo das Nações Unidas para a Infância, para promover o fortalecimento da participação social nos processos de planejamento, execução, monitoramento e avaliação de políticas públicas para Crianças e Adolescentes nos municípios.

 Neste “1º Fórum Comunitário”, governo municipal, Crianças e Adolescentes, lideranças comunitárias-classistas-religiosas, comunicadores(as), enfim, todo os segmentos da população açailandense, são desafiados a contribuir para a elaboração de dois importantes instrumentos de garantia dos Direitos de Crianças e Adolescentes: um diagnóstico da situação e realidade da vida de Crianças e Adolescentes do município, a partir do levantamento  análise de indicadores sociais e do mapeamento dos serviços de atendimento à população de até 17 anos, e um Plano de Ação, com o  detalhamento do que precisa ser feito para melhorar a qualidade de vida das Crianças e Adolescentes açailandenses.

De maneira coletiva, @s participantes do “1º Fórum Comunitário” deverão fazer o levantamento inicial de informações, analisando quais são os obstáculos ou gargalos que limitam a garantia dos Direitos da Infância e da Adolescência no município. Esses obstáculos ou gargalos podem ser, por exemplo, orçamento municipal, legislação, disponibilidade e eficácia de serviços e programas de atendimento, infra-estrutura, práticas culturais e sociais, entre outros.

Conforme o “Guia do 1º Fórum Comunitário”, a mobilização é o segredo de seu sucesso. Daí o COMUCAA ter iniciado em tempo hábil a mobilização dos diversos atores sociais e políticos, semanas antes.

Ainda de acordo com o “Guia do 1º Fórum Comunitário do Selo Município Aprovado Edição 2013-2016”,  o COMUCAA/Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, presidido pelo Conselheiro Ismael Martins de Sousa,  é o coordenador do “1º Fórum Comunitário”, que é organizado pelo Articulador, Apóstolo Osvaldo Cruz Costa com apoio do, através de uma comissão especifica,  constituída por representação de Adolescentes, instituições governamentais e não-governamentais, na última quarta-feira, 04/06.

O “1º Fórum Comunitário” acontecerá na próxima terça-feira, 10/06, entre 0700 e 1200 horas, na Igreja Batista Missionária, no centro da cidade.

*******************************************************