quarta-feira, 25 de junho de 2014

COMUCAA/Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Açailândia-MA lança Edital de Projetos FIA para 2014 disponibilizando recursos de R$ 120.000,00. Prazo até 11 de julho.








(Informe da Secretaria Executiva do Fórum DCA Açailândia – Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos Carmen Bascarán)


Conforme o blog blogcomucaa.blogspot.com, 25/06/2014,  o “COMUCAA, após ter se reunido com entidades para falar sobre o Fundo da Infância FIA – Aprovou ontem dia 24 de junho, em reunião extraordinária o Edital que convoca os interessados a apresentar propostas de Projetos nos termos e condições estabelecidas no Edital.

Serão aprovados seis (06) projetos no valor máximo de até R$ 20.000,00 (vinte mil reais); Somente serão aceitas propostas entregues na sede do COMUCAA no dia 11 (onze) de julho de 2014, das 08h às 14h. 

Os projetos não poderão ultrapassar o limite para despesas com pessoal, que é  limitado a 50% - cinqüenta por cento- do valor total do Projeto. As áreas de atuação dos projetos deverão contemplar a prevenção e o combate nas seguintes situações:

Convivência Familiar e Comunitária: em consonância com os Planos Nacional e Municipal de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária, e o incentivo à guarda e adoção;

Atendimento a Crianças e Adolescentes em Conflito com a Lei (medidas sócio-educativas) em consonância com o SINASE e atendendo-se ao Modelo de Ação da Rede Maranhense de Justiça Juvenil, e aos Princípios da Justiça Juvenil Restaurativa;

Crianças e Adolescentes usuários de substâncias psicoativas, em parcerias com as políticas públicas de assistência social e de saúde;

Crianças e Adolescentes vítimas de abuso e exploração sexual, observando-se as diretrizes e princípios do Plano Municipal de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes;  Incentivo à 

Participação e  Protagonismo Infanto-Juvenil em políticas públicas;

Combate ao Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador  Adolescente, em consonância com o Plano Municipal de Prevenção e  Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente.

Outro aspecto importante a serem observado é que as entidades deverão contemplar no mínimo duas áreas de atuação e especificar nos seus respectivos projetos, sendo priorizados os itens 2° e 3º do edital; As ações de Formação Continuada  dos Atores do Sistema de Garantias de Direitos  envolvem obrigatoriamente Diretoria(s), voluntários/as envolvidos/as no atendimento direto, educadores/as, coordenadores/as e demais colaboradores/as; Não serão contemplados projetos de entidades que não tenham efetuado suas prestações de contas de projetos anteriores em tempo hábil, e nem regularizado seu Registro de Inscrição junto ao COMUCAA,  conforme art. 31 da RESOLUÇÃO NORMATIVA N°. 0012/2009 COMUCAA. E atualizado em 2013.

 A proposta a ser apresentada deverá ser composta da documentação institucional, do Projeto Básico e do Plano de Trabalho juntamente com expediente dirigido ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Açailândia/MA – COMUCAA. A proposta deverá está lacrada, sendo entregue pelo/a representante da entidade e ser apresentada no seguinte formato:

Ofício de encaminhamento da proposta dirigido ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Açailândia - MA - COMUCAA;

Uma via impressa, rubricada e assinada (página por página) e uma cópia em CD do Projeto Básico e do Plano de Trabalho.

(Leia  a integra do Edital FIA 2014 no blog “blogcomucaa.blogspot.com”)

************************************************************************