terça-feira, 3 de junho de 2014

REALIZAÇÃO DO “1º FÓRUM COMUNITÁRIO” DO SELO UNICEF DIA 10 DE JUNHO PREOCUPA O COMUCAA









              (Informe da Secretaria Executiva do Fórum DCA Açailândia – Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos Carmen Bascarán)

A preocupação do COMUCAA e da Articulação do “Selo UNICEF” é com a realização do “I Fórum Comunitário”, previsto para o dia 10 de junho, sem ter constituído o “Comitê Pró-Selo”, e sequer uma comissão organizadora deste I Fórum, que tenha “sentado e estudado” sobre o que é este Fórum Comunitário, seus objetivos, sua metodologia.

 O “1º Fórum Comunitário” é uma estratégia do UNICEF/Fundo das Nações Unidas para a Infância, para promover o fortalecimento da participação social nos processos de planejamento, execução, monitoramento e avaliação de políticas públicas para Crianças e Adolescentes nos municípios.

 Neste “1º Fórum Comunitário”, governo municipal, Crianças e Adolescentes, lideranças comunitárias-classistas-religiosas, comunicadores(as), enfim, todo os segmentos da população açailandense, são desafiados a contribuir para a elaboração de dois importantes instrumentos de garantia dos Direitos de Crianças e Adolescentes: um diagnóstico da situação e realidade da vida de Crianças e Adolescentes do município, a partir do levantamento  análise de indicadores sociais e do mapeamento dos serviços de atendimento à população de até 17 anos, e um Plano de Ação, com o  detalhamento do que precisa ser feito para melhorar a qualidade de vida das Crianças e Adolescentes açailandenses.

Não está confirmado oficialmente, pois até a manhã desta terça-feira, 03, segundo o Conselheiro Presidente do COMUCAA, não se tratou em definitivo, não se expediu convites. O dia seria 10 de junho, próxima terça-feira, o local  Igreja Batista, o horário não definido.

De acordo com o “Guia do 1º Fórum Comunitário do Selo Município Aprovado Edição 2013-2016”, o Conselho Municipal,  o COMUCAA, é o coordenador do “1º Fórum Comunitário”, mas o que se avalia é que faltou um diálogo melhor e maior com a Articulador do Selo UNICEF, Apóstolo Osvaldo Cruz Costa, daí desencontros que prejudicam a indispensável e obrigatória “participação social” que constitui um eixo do programa.

Por exemplo, a própria data da realização do “1º Fórum Comunitário” não foi devidamente acertada entre as partes, e até o próprio COMUCAA só tomou conhecimento que estava marcada bem depois, quando calendarizada pelo UNICEF Maranhão. O mesmo com as entidades da sociedade civil organizada, não integrantes do colegiado do COMUCAA.  

Várias entidades, como o CDVDH-CB/Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humano, diante das indefinições, e assim à última hora,  manifestaram que não participarão do “Comitê Pró-Selo” e da organização do “I Fórum Comunitário”.


*********************************************************