sexta-feira, 6 de junho de 2014

CEDCA-MA PRORROGA PRAZOS EDITAL FEDCA E TOMA OUTROS ENCAMINHAMENTOS








(Informe da Secretaria Executiva do Fórum DCA Açailândia – Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos Carmen Bascarán)


O CEDCA-MA/Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Maranhão reuniu seu colegiado na manhã e início da tarde da quinta-feira, 05/06, e entre muitos encaminhamentos, deliberou pela prorrogação de prazos do Edital FEDCA/Fundo Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente.

A assembléia foi convocada e conduzida pela Conselheira Presidenta Maria Ribeiro da Conceição (Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente Padre Marcos Passerini).

O Conselho resolveu estender o prazo de recebimento de propostas, de 27/05 para 13/06, que poderão concorrer a recursos, em torno de um milhão e duzentos mil reais, do FEDCA.

A questão do funcionamento do Conselho, a começar por sua atual sede, totalmente insalubre e já condenada pela defesa civil, bem como a “nova sede”, também insalubre e inadequada, disponibilizada pela SEDHIC/Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania, a qual o CEDCA-MA é vinculado administrativamente, terá como encaminhamento uma requisição à defesa civil para novo laudo, abrindo caminho para novo procedimentos junto ao governo estadual, buscando-se o apoio do Ministério Público Estadual/Procuradoria Geral de Justiça.

A Presidenta da FUNAC, Anailde Everton Serra, também Conselheira Vice-Presidenta do CEDCA-MA, relatou a situação e quadro atual estadual do atendimento socioeducativo em meio fechado, e das iniciativas junto aos municípios para atendimento às medidas socioeducativas de meio aberto. Segundo a Conselheira Anailde, até o final de 2015, com as reformas e melhorias em várias unidades (Alto da Esperança, Canãa, Florescer, Monte Castelo, Jardim Eldorado, São Cristovão e Imperatriz,  situação deverá mudar para melhor na atenção a adolescentes em conflito com a lei. Ela ainda apresentou a proposta da “Escola Socioeducativa”.

A Conselheira Presidenta Maria Ribeiro fez repasse da assembleia de abril, dias 10 e 11, do CONANDA/Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, em Brasília, com a participação d@a Presidentes(as) dos CEDCA/Conselhos Estaduais, e que tratou de temas como o Edital CONANDA 2014;
 o processo de realização das Conferências DCA/dos Direitos da Criança e do Adolescente, nos âmbitos nacional ( 10ª Conferência, 14 a 18 de dezembro de 2015, no Distrito Federal), estadual (entre junho e setembro de 2015); livres/Adolescentes, de novembro 2014 a maio 2015; e macro-regionais, entre setembro e outubro de 2015,
sendo também aprovada proposta para a escolha de representante Adolescente do Maranhão para compor o G27, Adolescentes de todo o país que participarão da organização da 10ª Conferência Nacional: o titular será Adolescente da capital, e a suplente será menina de Açailândia. O Maranhão tem até 13/06 para confirmar essa representação Adolescente junto ao CONANDA;
a primeira eleição nacional unificada dos Conselhos Tutelares, em outubro de 2015, tendo sido encaminhada proposta de reunião com o Ministério Público, o Tribunal Regional Eleitoral, a Associação Estadual de Conselheir@s e Ex-Conselheir@s Tutelares  e a FAMEM/Federação dos Municípios do Maranhão;
a utilização de recursos do IGD-Bolsa Família, no funcionamento dos Conselhos.

A Conselheira Maria Ribeiro também tratou do “Plano Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes”, e da atualização de planos estaduais.

A plenária avaliou recentes atividades, como o “Seminário Estadual de Atendimento Sócioeducativo”, realizado entre 07 e 09 de maio e as “Semanas de Enfrentamento á Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes”, entre 13 e 20 de maio, em vários municípios (São Luís, Açailândia, Bom Jesus das Selvas, São Francisco do Brejão...)

Discutiu-se sobre a escolha da nova representação da sociedade civil no CEDCA-MA, para o mandato agosto de 2014 a agosto de 2016. A Conselheira Presidente Maria Ribeiro fez relato de conversas com o Fórum DCA Maranhão nesse sentido.

A Conselheira Lidia Fernandes da Silva (Instituto Formação) apresentou proposta de fortalecimento da participação de Adolescentes (Protagonismo Infanto-Juvenil).

A Conselheira Creuziane Correia Barros (PLAN) relatou sobre proposta do Instituto Telefônica, de doação de recursos aos Fundos Estaduais.

Contou-se ainda na plenária com as Conselheiras Ana Lúcia Moniz Costa (Secretaria de Estado da Saúde), Maria Betânia Silva Magalhães (CRESS), Quésia Barros Madeira (PAMEN/Pastoral do Menor) e este que vos escreve (CDVDH-CB/Centro de Defesa da Vida  e dos Direitos Humanos Carmen Bascarán), e contataram a Conselheira Nelma Pereira da Silva (SMDH/Sociedade Maranhense de Direitos Humanos) e Jânio Oliveira (Associação Esportiva, Chapadinha).


  *****************************************************