segunda-feira, 9 de junho de 2014

O que é o programa “SELO UNICEF MUNICÍPIO APROVADO EDIÇÃO 2013-2016 AMAZÔNIA” e o que são os “FÓRUNS COMUNITÁRIOS” (o primeiro em Açailândia do Maranhão será dia 10 de junho)











(Informe da Secretaria Executiva do Fórum DCA Açailândia –             Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos Carmen Bascarán)

Ao realizar a Edição 2013-2016 do Selo UNICEF Município Aprovado na Amazônia Legal, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) reafirma seu compromisso de contribuir para que os direitos de cada Criança e de cada Adolescente no Brasil sejam protegidos, respeitados e garantidos.

 Com esta iniciativa, o UNICEF e seus parceiros buscam concentrar esforços na redução das desigualdades e na melhoria da vida de Crianças e Adolescentes em situação mais vulnerável.

Representantes de 611 municípios, de todos os Estados da Amazônia Legal Brasileira, aceitaram um importante desafio: promover a mobilização social e unir esforços para assegurar um bom começo de vida e condições adequadas para o pleno desenvolvimento de Crianças e Adolescentes.

Para avaliar os avanços dessa caminhada, todos se comprometeram a monitorar indicadores sociais relacionados à população de até 17 anos.
O UNICEF, por sua vez, articula parcerias nacionais, estaduais e locais para promover o desenvolvimento de capacidades e o fortalecimento de atores sociais e instituições atuantes na área da Infância e da Adolescência.

Além disso, estreita o diálogo entre governos federal, estaduais e municipais, gestores públicos e sociedade civil, estimulando o trabalho integrado dos vários setores na perspectiva de uma gestão por resultados, baseada no uso eficaz de recursos e na criação de redes de cooperação e proteção de Crianças e Adolescentes.

Dessa forma, UNICEF e parceiros contribuem para a ampliação da cobertura e a qualificação das políticas públicas e dos serviços de atenção a Crianças, Adolescentes e suas famílias.

O desenvolvimento das ações do Selo nos municípios contribui de forma expressiva para que os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) sejam alcançados.

As capacitações, ao longo de todo o processo de realização do Selo UNICEF, serão focadas em resultados concretos na garantia dos direitos da Infância e da Adolescência.


Nesta edição do Selo, os municípios precisam realizar dois “Fóruns Comunitários”: o primeiro, até 30 de junho de 2014, e o segundo, no primeiro semestre de 2016.

Os “Fóruns Comunitários” são estratégias para promover o fortalecimento da participação social nos processos de planejamento, execução, monitoramento e avaliação de políticas públicas para Crianças e Adolescentes nos municípios.

 Ambos serão coordenados pelo Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente/CMDCA (em Açailândia, o COMUCAA), em parceria com a prefeitura.

No 1º Fórum, o governo municipal, adolescentes, sociedade civil, lideranças locais e Organizações Não Governamentais serão convidados a contribuir para a elaboração de dois importantes instrumentos de garantia de direitos da Infância e da Adolescência:
1 - um diagnóstico da situação das Crianças e Adolescentes do município, feito a partir do levantamento e análise de indicadores sociais e do mapeamento dos serviços de atendimento à população de até 17 anos;
 e  2 -  Plano Municipal de Ação, com o detalhamento do que precisa ser feito para melhorar a qualidade de vida das Crianças e dos Adolescentes.

O “1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF” de Açailândia-MA acontecerá nesta terça-feira, 10/06, entre 0700 e 1200 horas, na igreja Batista Missionária, Centro.

Uma reunião na última terça-feira, 03, no COMUCAA, tratou dos últimos encaminhamentos para a realização do 1º Fórum Comunitário, sob os protestos do representante do Fórum DCA/dos Direitos da Criança e do Adolescente – Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos Carmen Bascarán, este que vos escreve, que entendeu que nem o COMUCAA tampouco a Articulação do programa, atenderam aos “alguns cuidados e orientações para a realização do 1º Fórum Comunitário”, conforme o “Guia do 1º Fórum Comunitário – Selo UNICEF Edição 2013-2016”  (www.unicef.org.br e www.selounicef.org.br), e defendeu o adiamento da realização, para final do mês, dentro do prazo, possibilitando uma melhor mobilização social e cumprimento dos “alguns cuidados e orientações...”,  não acontecido  até o momento.

*******************************************