sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Assembléia do Fórum Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Açailândia-MA elege a representação da sociedade civil organizada ao COMDIPE agosto 2017-agosto 2019












Realizada na manhã desta sexta-feira, 11/08, no CDVDH-CB/Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos Carmen Bascarán, localizado na Rua Bom Jesus, n.º 576, Centro,  a assembléia de escolha da representação da sociedade civil organizada ao COMDIPE/Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Açailândia-MA., gestão agosto de 2017 a agosto de 2019.


A assembléia foi convocada por uma Comissão Organizadora, presidida por Francieudes Gomes, Coordenador do Fórum Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que reúne entidades da sociedade civil; Rosilda Oliveira, João Luis Soares e Ana Hélia Soares, em nome do Fórum  e do COMDIPE, cumprindo as determinações da lei municipal n.º 252/2006, sobretudo os artigos 2º, VII; 3º, VIII, e da Consituição da República, artigo 204.


A assembléia foi conduzida pela Comissão Organizadora, e contou inicialmente com palestras, ministradas pelos representantes do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Maranhão,os Conselheiros Evandro Pereira Fernandes e Salomão ferreira Mourão, sobre a importância e o papel dos Conselhos e Fóruns, da participação popular e do controle social na política pública, e dos compromissos e responsabilidades das entidades e Conselheiros(as).

A falta de participação popular, de articulação e mobilização do movimento social como um todo, e dos Direitos da Pessoa com Deficiência foi bastante discutida.

Nos debates, várias questões foram levantadas, entre elas o descaso e o desrespeito não só do Estado/governos, sobretudo o municipal, mas também da sociedade ( e preconceitos em alta...), com os Direitos da Pessoa com Deficiência, sobretudo no cumprimento à lei da acessibilidade, transporte público, saúde, educação, e profissionais públicos concursados de atendimento.


Concluiu-se que é preciso “união, integração, articulação” no movimento social, para que Conselhos e Fóruns possam de verdade “incidir” nas política públicas sociais e nos orçamentos. E isso depende de Conselheiros(as) realmente compromissados(as com a causa dos Direitos da Pessoa da Deficiência.


Tratou-se ainda de um momento especial com as entidades presentes, para esclarecimentos sobre papeis e atribuições dos Fóruns Estadual, Regional e Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, indispensáveis e essenciais para garantir que os Direitos “saiam do papel e da lei” para o cotidiano, para a prática e realidade social.


Os(as) representantes das entidades da sociedade civil açailandense na assembléia (ACA/ Associação dos Cadeirantes de Açailândia, ADEFIA/Associação dos Deficientes Fisicos de Açailândia, AEEA/Associação dos Estudantes Especiais de Açailândia,  ASA/Associação dos Surdos de Açailândia, CDVDH-CB/Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos Carmen Bascarán,  Clube de Mães Católicas- Central,  Fundação Vida Melhor, Irmãs Terezianas, OAB/Ordem dos Advogados do Brasil) escolheram as 06 (seis) entidades que representarão a sociedade civil no COMDIPE, gestão 29/08/2017 a 28/08/2019:


- ADEFIA, AEEA, CDVDH-CB, Clube de Mães, Fundação Vida Melhor e OAB.

As entidades escolhidas indicarão representantes titular e suplente ao COMDIPE, para que sejam nomeados pelo Prefeito Municipal,  e a posse está marcada para o dia 29/08.

Participaram também do evento, representantes das Secretaria Municipais de Assistência Social/SEMAS, Administração e Infra-Estrutura, e da Procuradoria do Município.


************************************************************







(Fotos de ANA HÉLIA SOARES)