sexta-feira, 25 de agosto de 2017

MARIA MARTA SILVA BEZERRA: 13 anos depois! Esquecer é permitir, lembrar é combater!








MARIA MARTA SILVA BEZERRA:

13 anos depois! Esquecer é permitir, lembrar é combater!




https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif
MARIA MARTA SILVA BEZERRA.

 Menina açailandense desaparecida da Praça da Bíblia,  no final da tarde de 11 de agosto de 2004. Foi encontrada, por um tio,  praticamente uma semana depois, seu corpo adolescente brutalmente seviciado, próximo à entrada da Colônia, numa estrada vicinal.

MARIA MARTA completaria no dia 26 de agosto daquele ano de 2004, seus dezoito anos de vida.

MARIA MARTA, nasceu no antigo Hospital Geral, do doutor Gerson Abreu,  filha caçula de Maria Madalena Silva Bezerra, hoje com cinqüenta e cinco anos, e Manoel Nunes Bezerra, sessenta e dois anos. Ela, dona de casa, ele na época, vigia no Hospital Municipal.

MARIA MARTA estudava o segundo ano do  ensino médio no Centro de Ensino Lourenço Antonio Galletti. Naquela escola estadual estudava desde a quinta série do ensino fundamental. Sua primeira escola foi a Creche São Lourenço, da Vila Bom Jardim, onde sempre morou e mora sua família até hoje. Depois, estudou os anos iniciais do ensino fundamental na Escola Municipal Simone Macieira.

A mãe, dona Maria Madalena, lembra que MARIA MARTA foi uma boa estudante, com alguma dificuldade em matemática.

De família católica, da comunidade São Pedro, MARIA MARTA fez sua primeira comunhão com onze anos de idade. E depois , a crisma.

Um dos sonhos da adolescente MARIA MARTA era tornar-se uma estilista. Rabiscava, desenhava, se empolgava, mostrava com orgulho e feliz seus desenhos de roupas, sua moda. A mãe, Maria Madalena, guarda saudosa e com carinho, um álbum com esses desenhos, o sonho interrompido de MARIA MARTA

 Recorda dona Maria Madalena, que ensinou  MARIA MARTA a costurar, e uma vez levou-a ao Armazém Paraíba, quando teve um estilista dando curso. Foi uma das grande alegrias de sua filha.

MARIA MARTA, segundo a polícia e o ministério público, foi vítima de um crime sexual, com requintes de tortura e perversidade, fato que chocou não só nossa cidade, mas toda nossa região.

E é preciso que se diga: a Praça da Bíblia, a mesma de onde MARIA MARTA foi levada a sacrifício, continua sendo local de favorecimento ao “aliciamento/agenciamento” que resulta em resulta em violência sexual, hoje crime hediondo!


O presumido assassino, João Gonçalves, foi um colega de escola, comerciário, preso desde então, julgado e condenado cumprindo pena, mas pelo assassinato de outras duas jovens, Gerlene e Edinete. Teria contado com a cumplicidade de Elizangela, sua namorada, e que já está em liberdade.

MARIA MARTA,  completaria trinta e um anos  de vida neste 26 de agosto de 2017, e treze anos após,  ainda não se fez justiça que merece, não se faz justiça, que a sua família merece!

13  anos se passaram, e uma resposta definitiva sobre a bárbarie  de que foi vítima MARIA MARTA ainda não foi dada, o que caracteriza  uma impunidade injustificável e inaceitável!  

Só nos resta, só resta a Açailândia, homenagear a memória da adolescente MARIA MARTA, que nos foi levada pela maldade humana e pela precariedade, ainda,  de nosso sistema de segurança e de garantia de direitos de Crianças e Adolescentes,   e da  justiça, incapaz tanto de prever como  punir e reprimir.

Neste sentido, temos a Lei Municipal n.º367, de 08 de setembro de 2011, instituindo o “Dia MARIA MARTA” em 26 de agosto, data de seu natalício.

Não podemos esquecer, por que esquecer é permitir, não podemos nos calar, pois calar é consentir!

É preciso que perpetuemos a memória de MARIA MARTA, para que nos conscientizemos de que “lembrar é combater”.




(Foto: facebook, postagem de Thiago Silva Bezerra)


***********************************************


***********************************************