segunda-feira, 18 de março de 2013

CONSELHO TUTELAR ENFIM CONTA NOVAMENTE COM O TELEFONE... COMISSÃO DO OCA AINDA NADA... E OUTRAS PENDÊNCIAS NA ÁREA DCA...





(Informe da Secretaria Executiva do Fórum DCA Açailândia)







A pouco, o conselheiro tutelar Ismael Martins de Sousa me informou que a conta do telefone do Conselho Tutelar de Açailândia-MA/CONTUA (é o 3538-5857), enfim foi paga, conforme lhe repassou a “assessoria”.

Já a conselheira tutelar Edna Maria Alves dos Santos, que é a representante da Comissão Mista do OCA/Orçamento Criança e Adolescente, instância que reúne COMUCAA/Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, CONTUA e Fórum DCA, me disse que nada há de novo, em relação ao PPA/Plano Plurianual, o “principal” dos orçamentos públicos municipais, cuja processo de elaboração já deveria ter iniciado.

Aguarda-se o posicionamento do COMUCAA, conselho este articulador e mobilizador do SGD/Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes e da rede de atendimento, responsável pela promoção, proteção e defesa de direitos infanto-juvenis, inclusive e sobretudo nas questões orçamentárias, afinal, sem orçamento, sem recurso financeiro, não se tem e não faz “política pública”...

Enquanto isso, é de se perguntar ainda se depois de três meses, a Prefeitura conseguiu regularizar e fazer funcionar telefone e internet no COMUCAA, e se repassou os nunca menos de 1% - um por cento- do FPM/Fundo de Participação dos Municípios, ao FIA/Fundo para a Infância e a Adolescência, conforme determina a Lei Municipal n.º 136/97.

O Plenário já havia decidido, a mais de mês, que se o atraso continuasse, o COMUCAA deveria recorrer ao Ministério Público Estadual. Será que a Diretoria fez isso?