domingo, 17 de março de 2013

Primeira reunião 2013 do Comitê Juvenil do Fórum DCA Maranhão







Olá pessoal, quero manifestar aqui a minha satisfação de ter participado da reunião do Comitê Juvenil hoje, confesso que diante de tantas notícias não tão agradáveis, a reunião de hoje me fez perceber que vale a pena continuar nessa luta, acreditando e investindo no protogonismo juvenil. Segue abaixo o resumo das nossas discussões.

Abraços 

Edinha (Edizete Silva, Fórum DCA Maranhão)




Reunião do Comitê Juvenil do Fórum DCA
Data: 16 de Março de 2013
Local: Centro de Cultura Negra do Maranhão
Horário: 09h00

Pauta:
1.      Boas vindas e apresentação
2.      Fala do (a) adolescente sobre o que é o Comitê Juvenil
3.      Troca de experiência com a Comissão Juvenil de Açailândia
4.      Escolha dos (as) Articuladores do Comitê Juvenil
5.      Calendário de ciclo de capacitação
6.      Informes
1-      Iniciamos a reunião com a apresentação de todas as pessoas presentes, pois estavam participando pela primeira vez da reunião adolescentes da Comissão Juvenil de Açailândia, adolescentes da Plan e da Casa da Acolhida Marista Olho D’água. 
2-      Na pauta sobre o que é o Comitê Juvenil tivemos as seguintes falas:
“É um espaço diferente da escola, é um espaço de participação e que a vida realmente muda depois de participar do comitê”. Laisnanda Sousa

“Os adolescentes podem sim contribuir com o nosso estado, propondo políticas, assim como no debate realizado.” Leandro Rosa
“É um espaço de acolhimento.” Cássia Mayara

     “É uma união das experiências das organizações e um espaço de conhecimento dos deveres.” Luciano Sousa

     “A partir dessa participação muitas portas são abertas e que é um espaço de luta para que os direitos não sejam violados.” Beatriz Nunes

3- A adolescente Thays Dias e o adolescente Luís Henrique vieram de Açailândia representado a Comissão Juvenil e o CMDCA no qual são conselheiros adolescentes, experiência piloto do município, falaram que a comissão juvenil desenvolve diversas atividades através de projetos financiados pelo fundo municipal da infância.

4- Em seguida fizemos a escolha dos (as) novos (as) articuladores (as) do Comitê Juvenil que no ano de 2013 assumirão um papel importante de articular, mobilizar e animar esse comitê então vamos lá para os nomes:

Luciano Santos (Associação de Pais e Amigos Reviver)
Laisnanda Sousa (Casa da Acolhida Marista Olho D’água)
Kethylla Suanny (Plan)
Leandro Rosa (Casa da Acolhida Marista Olho D’água).

5- Esse ano o comitê definiu que nos primeiros 03 meses serão realizados ciclo de capacitações, pois diante da necessidade de se apropriarem das temáticas discutidas em diversos espaços de participação.

Foram elencados alguns temas para as capacitações:
(Protagonismo juvenil: a voz dos adolescentes, ECA, Violência Sexual, Trabalho Infantil, Alcoolismo e Drogas, A fome no mundo, DST, Família: afetividade, Gravidez na adolescência, Diversidade sexual e homofobia, Racismo e preconceito e Redes sociais.).

 Essas capacitações acontecerão todos os sábados e contaremos com o apoio das instituições e facilitadores que possam contribuir com algumas dessas temáticas. Será aproveitado também o saber de cada adolescente que já trabalha algum tema específico para serem multiplicadores no próprio comitê. Vale lembrar que após essas capacitações os adolescentes, poderão desenvolver ações dentro da temática estudada.

Mês de Abril Tema: Violência Sexual

Maio a partir do dia 20 e Junho Tema: ECA e Trabalho Infantil

Julho Tema: Protagonismo Juvenil e Redes Sociais

6- Informes: A Laisnanda trouxe o informe da viagem que ela fez da campanha ANA (Aliança Nacional de Adolescentes), que está discutindo a situação da exploração de crianças e adolescentes da copa de 2016, que já está acontecendo nas cidades que serão sede da copa. Falou de algumas demandas para o estado, mas que ainda vai levar para o Comitê Estadual de Enfrentamento de Violência Sexual e depois traria mais informações.
 Lígia trouxe o informe do projeto Ponto de Cultura Magno Cruz financiado pela Secretaria Estadual de Cultura que teria sua aula inaugural à tarde.
A reunião encerrou com um lanche maravilhoso servido pelo CCN.
As entidades presentes foram:
Centro de Cultura Negra do Maranhão
Casa da Acolhida Marista Olho D’água
Plan International
Sociedade Redenção
CMDCA e Comissão Juvenil de Açailândia

Ufa!!! Agora temos muito trabalho...
“Eu acredito é na rapaziada...”


(Informe da Secretaria Executiva do Fórum DCA Açailândia)

(Nas fotos: LUIS HENRIQUE, com a adolescente DÉBORA, do programa “Jovens em Ação”,  da Rádio ARCA FM Comunitária, e THAYS GABRIELLY, cabelos compridos, ao fundo, com NILDENE, em reunião no COMUCAA)