segunda-feira, 6 de julho de 2015

CÂMARA MUNICIPAL DEBATE PROJETO DE LEI DA LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS (LDO 2016) : E O ORÇAMENTO CRIANÇA E ADOLESCENTE, COMO FICA?






Manhã do dia 06 de julho de 2015.

Sala de reuniões da Câmara Municipal de Açailândia-MA.

Comissões convidam entidades da sociedade civil para discussão sobre o projeto de lei da Lei de Diretrizes Orçamentárias 2016 (PL – LDO 2016), que estabelecerá diretrizes para a LOA/Lei Orçamentária Anual 2016.

Mais uma vez, o executivo de Açailândia-MA envia um projeto de LDO, cópia de anos anteriores, e que de forma alguma, representa realmente a vontade “orçamentária” do povo açailandense, isto é, estabelece as prioridades e primazias de aplicação dos recursos públicos municipais.

Continuam “diretrizes” tipo “ CRIAÇÃO E MANUTENÇÃO DE EQUIPE DE FUTEBOL PROFISSIONAL” , ou de “MANUTENÇÃO DE QUADRAS DE FITEBOL SOCIETY”.

O Córrego Esperança, na intenção do executivo, e há muitos anos, é a prioridade ambiental n.º 01 do Executivo, que não se concede uma letra sequer á “transposição do Pequiá de Baixo”.

O “RESTAURANTE POPULAR”, conjugado ao Projeto Resgate e á Cozinha Comunitária, continuará na intenção governamental, “engolindo” quase metade de todo o orçamento da função “Assistência Social”.

O “HOSPITAL DA CRIANÇA” ou “HOSPITAL AMIGO DA CRIANÇA” continuará letra morta no orçamento .

E  a PRIORIDADE ABSOLUTA no atendimento dos Direitos da Criança e do Adolescente, por parte sobretudo do Estado/governos, conforme determina a Constituição da República, em seu artigo 227, e especifica o artigo 4º do ECA/Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei Federal n.º 8.069/90, principalmente em suas alienas “ c) – preferência na formulação e na execução das políticas sociais públicas” , e “ d) – destinação privilegiada de recursos públicos mas áreas relacionadas com a proteção à infância e a adolescência”.

Lamentável que, para a área e comunidade dos DCA/Direitos da Criança e do Adolescente, não  é só a administração municipal, executiva, “que não tá nem aí pro orçamento”, também para o principal organismo de garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente, no âmbito municipal, o COMUCAA/Conselho Municipal dos Direitos da Criança  e do Adolescente de Açailândia (os conselhos dos direitos foram criados pelo ECA, em seu artigo 88).

Ao contrário de outros “conselhos”, que atenderam ao convite da Câmara Municipal para debater o projeto de lei da LDO 2016, o COMUCAA não se fez presente, e ele tem um comissão permanente, específica, justamente para tratar dessas questões de orçamento. E mais, articula, coordena e mobiliza a Comissão Mista do OCA/Orçamento Criança e Adolescente, que deveria permanentemente estabelecer diálogo e negociação com o executivo e o legislativo sobre assuntos orçamentários. E mais: na recentíssima “7ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Açailândia-MA”, realizada dias 25 e 26 de junho, o “orçamento municipal” foi justamente um dos temas mais levantados e debatidos. E para “encaminhamentos” do COMUCAA.

A Câmara convidou novamente para a manhã da quarta-feira, 08/07, convocando também a prefeitura, para um último e definitivo debate sobre o projeto de lei da LDO. E os vereadores presentes à reunião (Bento “Camarão”, “Carlinhos do Fórum”, “Fânio Mania”, Jarlis Adelino, Márcio Aníbal. Pastor Vagnaldo) e a vereadora Fátima Camelo, disseram mesmo que, se for o caso, não haverá recesso parlamentar, pois do jeito que está, o projeto de lei da LDO 2016 não será aprovado.

É o mínimo que esperam os(as) representantes de entidades que estiveram na reunião: ADEFIA (Associação dos Deficientes Físicos de Açailândia), Fórum Regional das Pessoas com Deficiências, Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência,Conselho Tutelar – que pelo ECA, artigo 136, IX, tem atribuição de assessorar o poder executivo na elaboração da proposta orçamentária para planos e programas de atendimento aos Direitos da Criança e do adolescente, Conselho Municipal de Educação, povo do Pequiá de Baixo e do Plano da Serra.

E espera, naturalmente, a participação do COMUCAA, com seu presidente Manuel Messias Soares Silva e a presidente da Comissão Permanente de Orçamento, Ivanize Mota Compasso Araújo (que mais uma vez foram convidados), sendo o Conselho  instrumento fundamental na garantia orçamentária para cumprir a PRIORIDADE ABSOLUTA a que se refere a Constituição da República e o ECA/Estatuto da Criança e do Adolescente

Para que”orçamento público” deixe de ser um “mito”, “mera ficção”, mas seja respeitado e cumpra com seu real papel e verdadeira finalidade: a execução de políticas públicas, conforme um planejamento   que contemple as prioridades do povo açailandense.

************************************************************