quarta-feira, 8 de julho de 2015

COMUCAA DEVERÁ TER ASSEMBLÉIA NESTA QUINTA-FEIRA 09/07, EM MEIO A UMA CRISE ABERTA PELO PROCESSO DE ESCOLHA DO CONSELHO TUTELAR DE AÇAILÂNDIA-MA 2016-2020



De acordo com informações da secretaria administrativa do COMUCAA/Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Açailândia-MA., deverá acontecer na manhã desta quinta-feira, 09/07, a assembléia geral ordinária do Conselho, referente ao presente mês de julho.

Na pauta, certamente, o “andamento (ou desandamento...)” do processo de escolha do Conselho Tutelar/CONTUA 2016-2020. A Comissão Especial, a partir da Presidente, a também Conselheira Secretária Maria Cristina Conceição Silva, estaria demissionária, desde 03 de julho.

 E com isso, só aprofundou a “crise”, detonada por sua publicação indevida (e até criminosa), no facebook pessoal, em 23/06, de relação nominal de pré-candidat@s e seus resultados da etapa da “entrevista técnica/avaliação psicológica”, inclusive com os nomes do psicólogo e da psicóloga responsáveis pela “entrevista/avaliação”.

Nesta relação, constavam sete (07) pré-candidat@s como “aptos(as) com restrição”, e doze (12) “aptos(as)”, deduzindo-se, de relação oficial anterior, que oito (08) pré-candidat@s seriam “inaptos(as)”.

O impacto foi tremendo, pois atingiu diretamente o atual Conselho Tutelar/CONTUA, em três de seus membros, também pré-candidat@s, além de outro ex-conselheiro tutelar, de dois mandatos (seis anos de função).

O COMUCAA teve a oportunidade de buscar corrigir o andamento do processo de escolha em assembléia extraordinária no dia 25/06, mas simplesmente aceitou “as desculpas” da conselheira secretária e presidente da Comissão Especial.

Mas a emenda saiu pior que o soneto: em 02/07, à noite, a conselheira presidente da Comissão Especial mais uma vez publica em seu face pessoal, nova relação nominal com os resultados da “entrevista técnica/avaliação psicológica”, desta feita, excluindo os(as) “aptos(as) com restrição, tornando-os(as) “aptos(as)”.

Não bastasse o impacto dos resultados desta etapa da “entrevista técnica/avaliação psicológica”, a desconfiança, falta de credibilidade e repúdio da maioria dos(as) pré-candidat@s em relação ao processo de escolha, levanta-se mais desconfiança em relação aos resultados da etapa da “Capacitação”, realizada com carga horária de 16 horas-aula nos dias 16 e 17/06, e mais a participação obrigatória na “7ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e o Adolescente de Açailândia”, dias 25 e 26/06.

Pré-candidat@s não participaram da totalidade destas duas atividades, como determina o regulamento o processo de escolha. Os requisitos regulamentares são assiduidade/pontualidade, freqüência e participação.

Mas a maioria dos(as) pré-candidat@s, bem como dirigente de entidades, não acredita que o COMUCAA aplique o regulamento, nestes casos da “Capcitação”, o que desacredita ainda mais o processo de escolha.

Para complicar mais ainda, e constranger e humilhar,  da etapa da “Entrevista Técnica” para  a da “Capacitação”, tod@s vinte e sete (27) pré-candidat@s, inclusive @s oito (08) “Inapt@s” foram “convocad@s” a participar.

E ficou tudo por isso mesmo, o COMUCAA sequer “pediu desculpas”, pelo menos oficialmente, tanto aos(as) pre´-candidat@s atingidos(as) em sua imagem, integridade e honra ou ao psicolog



o e à psicóloga, que tiveram irresponsavelmente seus nomes expostos pela conselheira presidente da Comissão Especial.

Enfim, da parte deste blogueiro, que vem alertando a semanas não só o COMUCAA mas também os Ministério Público Estadual, fiscal do processo de escolha, sobre os “desencontros e desatinos” cometidos pela Comissão Especial e sua presidente, só desejo  que o Conselho retome com seriedade, responsabilidade e competência o processo de escolha, pois do jeito que foi e está, detonado, não pode ficar. Não estamos aqui para “atrapalhar”, como fomos interpretados, mas para informar e divulgar seriamente sobre o andamento do processo de escolha.

*************************************************************************************