segunda-feira, 6 de julho de 2015

CRISE NO COMUCAA? DEMISSÕES DE CONSELHEIRO PRESIDENTE E CONSELHEIRA SECRETÁRIA/PRESIDENTE DA COMISSÃO ESPECIAL DO PROCESSO DE ESCOLHA?







Eu não consigo acreditar no que andei ouvindo neste domingo 05/07: que o conselheiro presidente do COMUCAA/Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Açailândia-MA, Manuel Messias Soares Silva, tenha pedido “demissão”, juntam,ente com a conselheira secretária, Maria Cristina Conceição Silva, que também preside a Comissão Especial do Processo de Escolha do Conselho Tutelar/CONTUA 2016-2020.

Não consigo acreditar, porque acredito que ambos têm consciência que o cargo de conselheiro(a) não é seu, pessoal, mas representativo de uma entidade (no caso, Manuel Messias representa a ASCOSVI/Associação Comunitária e Social da Vila Vildemar, e Maria Cristina, a Secretaria Municipal de Educação). Assim, o cargo não é da “pessoa, do(a) conselheiro (a)” mas da entidade que representa.

Depois, sei que têm plena consciência que o cargo e a função que receberam, lhes foi concedido pelo plenário ( o conjunto dos/as doze conselheiros/as titulares), e se quiserem e a entidade também, deverão ser devolvidos ao mesmo plenário.

Ou seja, não se entrega assim sem mais sem menos, como não recebe assim sem mais se menos. Ambos sabem que deverão, ao entregar “prestar contas” das atividades, para quem for assumir em seu lugar. Conselho é órgão e espaço público, não privado, tem regras e normas a serem cumpridas, nestes casos.

E também não acredito que em meio às turbulências do processo de escolha do Conselho Tutelar, causadas pelos desatinos e desrespeitos da Comissão Especial ao regulamento e aos(as) pré-candidat@s, irão “abandonar” o barco assim...

E há muitas outras “coisas” em andamento, pendentes (Conferência ESTADUAL, 25 anos do ECA, Selo UNICEF, processo de escolha da representação da sociedade civil ao COMUCAA, etc., etc).

O mínimo que se espera, de responsabilidade, obrigação e decência do COMUCAA é que aconteça sua assembléia ordinária deste mês de julho, prevista para dia 09 (segunda quinta-feira de cada mês), e se começa a “rearrumação” da casa...

(Eduardo Hirata)

************************************************************