quarta-feira, 10 de maio de 2017

Definida a programação e atividades da REUNIÃO PÚBLICA prevista para dia 17 de maio, com base na “Carta Aberta sobre a prisão de pessoas responsáveis por exploração sexual de crianças e adolescente em Açailândia”

Em encontro realizado na manhã desta quinta-feira, 10/05, na sede do COMUCAA/Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Açailândia-MA., e convocada pela conselheira presidente do Conselho, Angela Márcia Lima Silva, definiu-se a programação e atividades da REUNIÃO PÚBLICA, com base na “Carta Aberta sobre a prisão de pessoas responsáveis por exploração sexual de crianças e adolescentes em Açailândia”.

Em 26 de abril passado, várias entidades, entre elas o COMUCAA e o CONTUA/Conselho Tutelar de Açailândia, assinaram a mencionada “Carta Aberta...” e entre os pedidos,  “a realização de  uma coletiva de imprensa com a reconstrução histórica dos fatos e sua ampla divulgação, celebrando o desfecho desses casos como vitória da justiça, mesmo se com enorme atraso; a mídia de Açailândia não pode omitir ou relativizar noticias deste porte, fruto da investigação de anos e da mobilização de forças significativas da sociedade civil da cidade.”

A REUNIÃO PÚBLICA em pauta equivalerá à ‘entrevista coletiva com a imprensa’, que será convidada por todos os seus veículos, mas focará a “reconstraução histórica dos fatos apontados na “Carta Aberta...” – os casos conhecidos como “cpi 2003”, que culminou em ação penal que recentemente condenou e prendeu o empresário do entretenimento e da comunicação Noemi Ataides, conhecido como Miro Ferraz, e o empresário da comunicação Osvaldo Brito de Medeiros Filho, e “Provita”.

Conforme a programação hoje decidida, a REUNIÃO PÚBLICA acontecerá na Câmara Municipal, Rua Ceará, Centro, com início às 0830 horas.

 O cerimonial constituirá a Mesa de Abertura, com autoridades e agentes públicos do COMUCAA,  Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública, CONTUA,  Fórum DCA Açailândia e sua Comissão Juvenil, SEMAS/Secretaria Municipal de Assistência Social, Câmara Municipal e Prefeitura Municipal. Após a execução dos Hinos Nacional e de Açailândia, a leitura da “Carta Aberta...”, motivo maior da REUNIÃO PÚBLICA. Apresentação artística.

 E as reconstruções históricas dos fatos, em seu âmbito, pelo Ministério Público do Maranhão (4ª PJA, cujo titular é o Promotor de Justiça Gleudson Malheiros Guimarães), Judiciário e Fórum DCA Açailândia, representado pela conselheira tutelar Edna Maria Alves dos Santos, com a colaboração deste que vos escreve.

Cada ‘reconstrução histórica’ terá um tempo de 20 – vinte minutos.

A reunião desta manhã foi conduzida também pela conselheira tutelar Edna Maria Alves dos Santos e o Secretário Executivo do Fórum Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente/Fórum DCA Açailândia, Raimundo Rodrigues da Silva.

Participaram ainda Rute dos Prazeres Cruz, da Saúde; Macleide Sousa Almeida de Araújo, representando o CREAS/Centro de Referência Especializado de Assistência Social; Andressa Serejo dos Santos e Ronnedy Santos de Carvalho, da 4ª Promotoria de Justiça de Açailândia/4ª PJA, e a conselheira do COMUCAA, Luana Carvalho Monteiro Monteiro.

*****************************************************************