segunda-feira, 8 de maio de 2017

Divulgadas peças da campanha do “18 de maio – Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”




( Do site www.sdh.gov.br)



27/04/2017



A Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNDCA) disponibiliza para download as peças da campanha de mobilização para o “18 de maio – Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”. Estados, municípios, setor empresarial, organizações da sociedade civil e demais parceiros que desejam aderir à campanha podem fazer a impressão e aplicar inclusive sua logomarca nos materiais.
A campanha é realizada pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e ECPAT Brasil, em parceria com a SNDCA, o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), Polícia Rodoviária Federal e ChildHood.


Com o slogan Faça Bonito - Proteja nossas crianças e adolescente, a ação convoca a sociedade para assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes no Brasil. Desde 2009 utiliza como símbolo uma flor, como uma lembrança dos desenhos da primeira infância, além de associar a fragilidade de uma flor com a de uma criança. O desenho também tem como objetivo proporcionar maior proximidade e identificação junto à sociedade, proximidade e identificação com a causa.



18 de maio: A data foi escolhida como dia de mobilização contra a violência sexual porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade.


 A proposta do “18 DE MAIO” é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.




·         Aqui em Açailândia do Maranhão, o “Grupo de Monitoramento do Plano Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes”, vinculado ao COMUCAA/Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, decidiu realizar a “Semana de Enfrentamento” nos dias 17 – “Abertura e Reunião Pública”, pela manhã, na Câmara Municipal; 18 – “Pedágio e Panfletagem”, e 19- “Atividades Educativas” nas escolas municipais, estaduais e particulares.

·         Em 19 de maio, temos o “Dia Municipal de Combate”,  pela Lei n.º 273/2007.

·         Representantes de entidades que assinaram a “Carta Aberta sobre a prisão de pessoas responsáveis por exploração sexual de crianças e adolescentes em Açailândia”, divulgada no dia 26 de abril, contam que esta “Semana de Enfrentamento” propiciará maior   conscientização da sociedade açailandense, devido não só as prisões mencionadas, como pelo agilização  das ações judiciais e a mobilização do sistema de garantia de direitos em favor das vitimas, famílias e comunidades atingidas.


*****************************************************************************