terça-feira, 3 de maio de 2016

“SEMANA DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE AÇAILÂNDIA-MA”: GRUPO DE MONITORAMENTO REUNE E APROVA ENCAMINHAMENTOS

Realizada na manhã desta terça-feira, 03/05/2016, na sede do CREAS/Centro de Referência Especializado  de Assistência Social, na Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa, Centro, a terceira reunião do ano, do “Grupo de Monitoramento do Plano Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes de Açailândia-MA”, coordenado pela assistente social e ex-conselheira tutelar Macleide Araújo, também profissional do CREAS.

Macleide Araújo anunciou a liberação de R$ 8.000,00- oito mil reais – do FIA/Fundo Municipal para a Infância e a Adolescência, aprovado pelo COMUCAA/Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, e que com esses recursos serão encomendadas 300- trezentas- camisetas. E que a SEMAS/Secretaria Municipal de Assistência Social, à qual se vincula o CREAS, aprovou o pedido para 4.000- quatro-  mil folderes, dois banners e duas faixas.

Contatos com profissionais (assistentes sociais e psicolog@s) dos CRAS/ Centros de Referência de Assistência Social, confirmam a realização das palestras em pelo menos oito (08) escolas públicas, municipais e estaduais (ensino médio). A representante da URE/Unidade Regional de Educação e responsável pela adesão das escolas, professora Maria Moraes confirmou a Escola Municipal Fernando Rodrigues de Sousa para os dias 16 a 19/05, turnos matutino e vespertino, e Escola Municipal Roseana Sarney, para os dias 16 a 18. As demais escolas serão confirmadas e anunciadas no próximo dia 10, quando será “fechada” a programação da “Semana...”.

Representantes ( Quézia Gonçalves e Mauricio Santos),  da Assessoria de Comunicação da Prefeitura, confirmaram sua responsabilidade quanto à exibição do filme “Caçadores de Pipa”, nas noites dos dias 16 a 18, nas Praças da Bíblia (Bairro do Jacu), Patizal (Vila ILdemar) e Massaranduba( Pequiá).

A avaliação do “Plano Municipal de Enfrentamento” acontecerá na manhã do dia 20, na Câmara Municipal, ficando a cargo do Conselho Tutelar/CONTUA, com a conselheira tutelar Edna Maria Alves dos Santos, e do CRAM/Centro de Referência de Atendimento da Mulher, com a assistente social e ex-conselheira tutelar, Lucinete Freitas de Aguiar.

Será incluída na programação da “Semana de Enfrentamento...”, um evento do dia 19, pelo CRAS da Vila ILdemar, na Praça do Patizal.

Participaram da reunião do ”Grupo de Monitoramento...”, além de representantes das entidades já citadas, representantes do Fórum DCA, do Selo SGD/Familia Bem Maior, e da Secretaria de Cultura.

Reclamou-se  de ausências de instituições convidadas e mesmo membros “natos” do “Grupo...”, sobretudo o próprio COMUCAA (pela segunda vez consecutiva não comparece...), e do CONTUA, que levantou um protesto da coordenadora do CREAS , Rosaurea Ferraz, apoiado por este que vos escreve, de que o órgão zelador dos Direitos de Criança e do Adolescente não vem dando atenção à “rede de atendimento”, não se integrando, ausentando-se de reuniões ou saindo mais cedo, como nesta reunião.

Macleide Araújo lamentou falta de estrutura, sobretudo logística, para efetivar os encaminhamentos decididos pelo “Grupo...”, lembrando que precisa se locomover para os contatos e providências em sua própria moto, mas foi lembrada que o COMUCAA dispõe de um veículo, subutilizado,  e que o “Grupo...” é vinculado a este Conselho, que lhe deve apoio.

O “Grupo...” também definiu a “logomarca” e tema da “Semana... 2016” –  “Não seja você o alvo! Denuncie !”.

A próxima reunião foi marcada para a próxima terça-feira, 10/05, às 0900 horas, na sede do CREAS,.