domingo, 22 de maio de 2016

“SEMANA DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES” 2016 de Açailândia-MA encerra com ‘Avaliação’ do PLANO MUNICIPAL DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES









“SEMANA DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES” 2016 de Açailândia-MA encerra com ‘Avaliação’ do  PLANO MUNICIPAL DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES



O COMUCAA/Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Açailândia-MA., através de seu “Grupo de Monitoramento do Plano Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes”, encerrou no final da manhã desta sexta-feira, 20 de maio, a “Semana Municipal de Enfrentamento...” 2016.

O encerramento aconteceu no auditório do CRAM/Centro de Referência de Atendimento à Mulher, entre 0900 e 1130 horas, e constou de uma ‘avaliação’ do “Plano Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes”, aprovado pelo COMUCAA em 2004 (gestão presidida pela Conselheira Gilma Castro de Sousa) e que passou por uma última atualização em 2013 (getão presidida pela Conselheira Ivanize Mota Compasso Araújo).

A “avaliação” foi conduzida pela Coordenadora do “Grupo de Monitoramento...”, Macleide Araújo, educadora social do CREAS/Centro de Referência Especializado de Assistência Social, da estrutura da SEMAS/Secretaria Municipal de Assistência Social, tendo como relatora a Professora Márcia Maria Monteiro, representante da Secretaria de Educação.

Foram discutidos, analisados e avaliados os seis (06) Eixos Estratégicos do “Plano Municipal de Enfrentamento...” – ( 1 – Análise da Situação; 2 – Mobilização e Articulação; 3 – Defesa e Responsabilidade; 4 – Atendimento ; 5 – Prevenção; 6 – Protagonismo Juvenil - ,  com  conclusões e propostas/encaminhamentos, que oportunamente divulgaremos, quando for disponibilizado o “Relatório ou Ata da Avaliação” pelo ‘Grupo de Monitoramento...’.

O Eixo Estratégico que mais avançou, nos doze (12) anos do “Plano Municipal de Enfrentamento...”, nas manifestações praticamente unanimes dos(as) participantes, foi o do “Protagonismo Juvenil”, destacando a atuação da “Comissão Juvenil do Fórum DCA/dos Direitos da Criança e do Adolescente  Açailândia, e da representação com assento no COMUCAA, desde 2010, através de lei municipal.

Um dos Eixos mais “criticados” foi o do atendimento, onde Açailândia está muito distante de atingir  os objetivos do Eixo, o de “garantir a proteção integral e a prioridade absoluta às Crianças e Adolescentes em situação e risco de violência sexual” e o de “capacitar em termos teórico-metodológicos os profissionais e agentes dos programas de atendimento”.

Quanto ao Eixo da Prevenção, criticou-se a falta de ações educativas integradas, por exemplo, entre Educação e Saúde, e que deveriam ser articuladas/mobilizadas pelo “ COMUCAA/Grupo de Monitoramento...”, para maior amplitude e fortalecimento.

Concluiu-se ainda que a efetivação do “Plano Municipal de Enfrentamento...” deverá passar por uma urgente atualização, consolidando-se no “Plano Decenal de Direitos Humanos deCrianças e Adolescentes”, que deverá “integrar as ações de promoção, proteção e defesa dos Direitos Infanto-juvenis”, e ser aprovado pelo COMUCAA até dezembro deste ano.

Como proposta para tanto, que o “Grupo de Monitoramento...” trabalhe estreitamente ligado á Comissão Permanente de Política de Atendimento do COMUCAA.

Como ressaltou a Conselheira Tutelar Edna Maria Alves dos Santos, Açailândia conta com um sistema e uma rede, com as instituições embora com um mínimo de profissionais necessários, mas se houvesse uma articulação/mobilização, integração, certamente o quadro no atendimento dos Direitos de Crianças e Adolescentes seria muito melhor.

O Promotor de Justiça Dr. Gleudson Malheiros Guimarães enfatizou a necessidade da criação e funcionamento do Centro Integrado de Atendimento Crianças e Adolescentes Vitimizados, com equipe permanente e exclusiva, e que se deveria buscar uma parceria também com a iniciativa privada, para tal. Também destacou o papel articulador e mobilizador do COMUCAA nas ações de enfrentamento á violência sexual infanto-juvenil, neste Eixo “Defesa e Responsabilidade”.

(Outras propostas e conclusões, bem como encaminhamentos, trataremos quando da divulgação do “Relatório da Avaliação do Plano ...”, pelo ‘Grupo de Monitoramento...’.

Participaram da “avaliação’, momento que encerrou a “Semana Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes,  além das personalidades citadas acima, Urânia Régia Silva (estudante da UNISA), Rosalva Elias de Macdo (Secretaria de Cultura); Maria do Socorro  Vieira dos Santos (CDVDH-CB/Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos Carmen Bascaran), Raimundo Rodrigues da Silva (Associação de Moradores da Vila Capeloza- SecretariaExecutiva do Fórum DCA), Dayanny Sousa (Judiciário), Leiliane Keyson da Silva (Judiciário), Ivanete da Silva Sousa (CDVDH-CB), Maria de Lourdes Silva Farias (CRAS/Centro de Referência de Assistência Social – Pequiá), Ana Cássia Lima de Asá (CRAS Pequiá), Karine Kelly Ferreira da Silva (CRAS Pequiá), Geriane Silva Sousa (Assistente Social – Unidade Prisional), Carlos Augusto Figueiredo (Conselheiro Tutelar), Eunice Dourado Bezerra (Educação Especial), Adélia Dias Silveira (CRAM/Centro de Referência da Mulher.
  
Tiveram participação parcial na ‘avaliação’, a Conselheira Presidenta do COMUCAA, Angela Márcia Lima Silva, a representante da APAE, Maria Cristina da Conceição, e  Raimundo Rodrigues da Silva (Associação de Moradores da Vila Capeloza- Secretaria Executiva do Fórum DCA).


(Fotos de Geriane Sousa)
***********************************************************************


Nota: - o  blog deve ter sofrido um "ataque", permanecendo quase dois dias sem possibilidade de acesso para postagem, mas foi "recuperado", após empenho de horas de um técnico.

(Eduardo Hirata)

**************************************************************************