quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Droga é a maior causa de abandono de Crianças. Aqui em Açailândia do Maranhão também?








(Informe da Secretaria Executiva do Fórum DCA Açailândia – Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos Carmen Bascaran/CDVDH-CB)

Não se tem um estudo específico sobre as causas de abandono de Crianças e Adolescentes aqui  em Açailândia do Maranhão.

Dados do Conselho Tutelar/CONTUA, em seu último relatório 2012, no entanto, apontam que os direitos de Crianças e Adolescentes mais violados são os referentes ao Direito à Convivência Familiar e Comunitária (ECA/Estatuto da Criança e do Adolescente,Lei Federal n.º 8.069/90,   artigos  19 a 52-D).

Mas certamente, a “desagregação familiar”, alimentada entre outros fatores,  pelas drogas, entre elas crack e álcool, e aliada à gravidez precoce (de Adolescentes) e a precariedade de uma política de planejamento familiar, conta e muito para essa realidade terrível  em nosso município.

Sabe-se de muitos e muitos casos de acolhimento institucional, muitas vezes de Crianças irmãs em grupos significativos, de , ou pais e familiares com “problemas de drogas”, não só de consumo como de tráfico.

Ou de mães “solteiras”, que deixam filhos sós, tanto para trabalharem, ou para frequentarem “baladas”, e são denunciadas ao Conselho Tutelar ou à policia.

Pior de tudo é que realmente não temos uma “política municipal sobre álcool e drogas”, e quem mais sofre os efeitos mais devastadores desta omissão, são as Crianças, negligenciadas e abandonadas, comprometidas e hipotecadas em seu futuro.

E como será neste carnaval 2014?...


*************************************************


Droga é a maior causa de abandono de crianças



(De ‘O Globo – RJ’, citado pelo Portal da ANDI/Agência de Notícias dos Direitos da Infância, 25/02/2014)



Pelo menos 46 mil crianças e adolescentes vivem hoje em abrigos no Brasil.

Nos últimos dois anos, a cada dia 38 meninas e meninos de até 15 anos de idade foram vítimas de abandono ou negligência, segundo dados do Mapa da Violência 2014 – Crianças e Adolescentes, antecipados ao Globo, que reúne notificações da rede de saúde.

 Ao mesmo tempo em que pratica regras mais rígidas e evita separar pais e filhos, o País perde a guerra contra os efeitos devastadores do crack nas famílias. Segundo pesquisa do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), mais de 80% dos encaminhamentos de crianças e adolescentes a abrigos estão vinculados à dependência química dos pais. E a droga por trás dos números, segundo os especialistas, é o crack.

 Dos 27.625 casos de abandono e negligência nesses últimos dois anos, incluídos no Mapa da Violência, 61% são de crianças com até 4 anos, fase em que desenvolvem a capacidade cognitiva, que é conhecer, entender e se relacionar com o mundo.

Além do abandono, as crianças são vítimas de outros tipos de violência.

 No caso dos meninos, trabalho infantil (58%) e violência física (53,8%) lideram a lista.

 As meninas sofrem violência sexual (81,2%) e são vítimas de tráfico humano (76,9%) e tortura (55,8%).


***************************************************