segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES: “GRUPO DE MONITORAMENTO” RETOMA ATIVIDADES PARA 2014 REUNINDO NESTA TERÇA-FEIRA 18/02











(Informe da Secretaria Executiva do Fórum DCA Açailândia)

Em meio a um aparente crescimento na exploração sexual de  Adolescentes em Açailândia, a partir dos recentes casos “Boate Piratas e Adolescentes no Motel Leblon”, e a boa notícia da decisão do Tribunal de Justiça do Maranhão, mantendo a sentença condenatória, de 2010, do Juiz de Direito André Santos, em relação a casos da chamada “CPI 2003”, o “Grupo de Monitoramento do Plano Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes”, GT (Grupo de Trabalho) vinculado ao COMUCAA/Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, reúne pela primeira vez neste 2014, retomando suas atividades, praticamente paradas desde o segundo semestre de 2013.

A reunião acontece nesta terça-feira, 18/02, com início às 0830 horas, na sede do CREAS/Centro de Referência Especializado de Assistência Social, Avenida Dorgival Pinheiro de Souza, ao lado da antiga Tocauto.

O “Grupo de Monitoramento”, formado por várias instituições, governamentais e não-governamentais, é atualmente coordenado pelo CREAS, órgão de atendimento às situações de violações de Direitos, da SEMAS/Secretaria Municipal de Assistência Social.

A representante do CREAS na coordenação do “Grupo de Monitoramento” é a assistente social Angêla Márcia Lima Silva.

Na pauta da reunião, a escolha de nova coordenação, pois o CREAS não mais quer continuar como coordenador do “Grupo”.

E o Fórum DCA, articulação de entidades não-governamentais, pretende discutir e avaliar a atuação da “Força-tarefa”, instituída em meados de 2013, para buscar respostas judiciais e sociais a várias situações  antigas, “encravadas”, de violações de Direitos relacionadas ao abuso e exploração de Crianças e Adolescentes, entre elas as comprovadas nos casos chamados “CPI 2003 e 2009”, e algumas “novas”, como as possíveis relacionadas no caso da (ex) delegada de polícia Clenir Reis.

E também pautar as novas “situações”, apontadas no início desta matéria, e a forma de atuação do “Grupo”, no acompanhamento e na resolutividade.

A “Força-tarefa” foi composta por representantes do COMUCAA, do Conselho Tutelar, do CREAS e do Fórum DCA, mas não tem conseguido “avançar” em seus objetivos.

Outro assunto que deverá ser tratado é a “Semana de Combate”, que por lei municipal gira em torno do dia 19 de maio, constituindo-se no principal evento do calendário do enfrentamento da violência sexual contra Crianças e Adolescentes, ao lado do “Dia Maria Marta”, no final de agosto.

(Fotos de reuniões preparatórias do “Grupo de Monitoramento”, para a “Semana de Combate 2013)

*************************************************