sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL promove reunião para tratar dos Direitos de Crianças e Adolescentes, segurança e outros itens no carnaval açailandense de 2014












MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL promove reunião para tratar dos Direitos de Crianças e Adolescentes, segurança e outros itens  no carnaval açailandense de 2014


(Informe da Secretaria Executiva do Fórum DCA Açailândia-Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos Carmen Bascaran/CDVDH-CB)



A reunião aconteceu na tarde da quinta-feira, 27/02/2014, entre 1400 e 1600 horas, no auditório do CRAM/Centro de Referência de Atendimento à Mulher, vizinho aos Fóruns José Ribamar Fiquene e Eleitoral, e a sede das Promotorias de Justiça da Comarca de Açailândia-MA, e foi promovida e conduzida pelo Promotor de Justiça da Infância e da Juventude, e também Diretor das Promotorias de Justiça da Comarca, Gleudson Malheiros Guimarães.]

E foi destinada a promotores(as) de eventos,  proprietários e gerentes de estabelecimentos de entretenimento e lazer, e lideranças comunitárias.

Na fala inicial, o Promotor de Justiça Gleudson Malheiros Guimarães apresentou representantes de instituições públicas diretamente envolvidas no licenciamento, fiscalização e autuação em festas e no carnaval: o Delegado Regional de Polícia, Vital Rodrigues; o Capitão Frans, Subcomandante da 5ª Cia da Polícia Militar; o Coordenador do DMTT/Departamento Municipal de Transito e Transporte, Nivaldo ; a Conselheira Tutelar Coordenadora, Lucinete Freitas de Aguiar, e informou que a reunião acontecia provocada pelo COMUCAA/Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, através do Conselheiro Presidente Ismael Martins de Sousa, após discussões e encaminhamentos do “Grupo de Monitoramento do Plano Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes”, grupo de trabalho multiinstitucional vinculado ao Conselho, e atualmente coordenado pelo CREAS/Centro de Referência Especializado de Assistência Social.

O Promotor de Justiça destacou que o objetivo da reunião era  apresentar os planos dos órgãos responsáveis pela fiscalização para o carnaval, e orientar e alertar promotores de eventos e proprietários de estabelecimentos (boates, bares, etc) quanto às suas responsabilidades no período carnavalesco. E que a reunião tinha uma caráter preventivo, lembrando o que ocorreu na cidade de Santa Maria-RS, a pouco mais de um ano, na Boite Kiss (quando mais de duzentos jovens morreram num trágico incêndio). A orientação e o alerta, para se evitar que algum evento ou atividade fosse interrompida., pois a intenção das  autoridades responsáveis é a de agir com firmeza, no cumprimento da lei. Disse da existência de duas portarias, uma – de número 167/2014, assinada no dia 21 de fevereiro pelo Secretário de Estado de Segurança Pública, Aluísio Guimarães Mendes Filho (que regulamenta a realização de toda e qualquer atividade carnavalesca, em clubes sociais permanentes, em clubes populares temporários, em associações públicas ou privadas ou estabelecimento similar, ou ainda em logradouros públicos, em todo Estado do Maranhão).

 A outra portaria, de número 06, de 22 de março de 2011, destacou o Promotor de Justiça, é  da Juíza de Direito da 4ª Vara da Comarca de Açailândia, Lidiane de Melo de Souza (e regulamenta o acesso, a permanência e a participação de Crianças e Adolescentes em locais nos quais se promova atividades festivas, onde se comercializem bebidas alcoólicas para consumo imediato, bem como locais para promoção de jogos, com apostas, prognósticos ou ofertas de prêmios, inclusive bingos, sinucas, bilharinas e jogos eletrônicos). Nesta temática, ressaltou ainda os dispositivos do ECA/Estatuto da Criança e Adolescente.

Quanto às “licenças para a realização de eventos/festas”, o Promotor de Justiça mencionou a Portaria 167/2014 (que no artigo 4º estabelece a antecedência mínima de 72 – setenta e duas horas, que obriga comunicar a programação de atividades, suas características, as datas, locais e prováveis horários). Disse que, assim , o  prazo praticamente esgotou. Informou ainda que oficialmente a Prefeitura não realizará nenhum evento no carnaval, e que estão previstos dois eventos que pode ser classificados como “grandes eventos”: Vila Folia e Pequiá Folia, e que interferem nas vias públicas.

Questionado, o Coordenador do DMTT informou que tinha conhecimento oficial apenas do pedido para efeito de licenciamento, do “Vila Folia”, cujo representante, Gustavo, participou da reunião (esclareceu que não será realizado no Complexo Esportivo, mas na “área do Bené”).

O Delegado Regional de Polícia Vital Rodrigues, deu alguns exemplos de ocorrências recentes, como o da “Boate Aquarius”, por não cumprimento da lei quanto a festas. Quanto às “licenças” para a realização de eventos/festas, cabia a Polícia Civil por último, pois antes os promotores de eventos e estabelecimentos devem atender as formalidades legais ( quanto ao silêncio, sinistro e incêndio, segurança, condições sanitárias, sonorização, etc). Esclareceu ainda sobre as diferenças das licenças “comum/permanente” e para o carnaval, que tem regulamentação própria, tendo a Polícia que obedecer a Portaria 167/2014, da Secretaria de Segurança Pública.

  O Delegado Regional destacou ainda que a segurança interna cabe aos promotores dos  eventos e proprietários de estabelecimentos, podendo solicitar policiamento se suspeitar constatar, por exemplo, de porte de arma. E que festas particulares também devem obedecer a legislação. E que a Polícia Civil será rigorosa: quem não tiver licença, poderá ter a festa interrompida de imediato.

 Como o Promotor de Justiça, o Delegado Regional  referiu-se á situação do anunciado “Pequiá Folia”, que será o maior evento no distrito industrial, conforme os representantes do “bloco da Valdete”, da  “boate  Central” e do “bar Serestão”, organizado pelo vereador Professor Pedro e seu irmão Stênio (convidados para a reunião, não compareceram): se não tiver providenciado as licenças, poderá não acontecer, ou ser interrompido (está previsto para a quadra de esportes). Ambos ainda destacaram que o horário máximo de funcionamento dos eventos, festas, bares, será o da lei municipal, ou seja, 0200 horas.

O Capitão Frans disse a PM está preparada para propiciar o máximo de segurança à população, ressaltando  que a 5ª Cia PM, atua em sete municípios, recebeu recentemente novos policiais, aumentando seu contingente. Disse que a PM planeja sua atuação nos eventos e festas com base nas comunicações recebidas dos organizadores,  a PM não concede licença/autorização, que é atribuição de outros órgãos. Nos eventos maiores (Vila Folia e Pequiá Folia), terá policiais a pé, nas imediações dos locais, e também internamente. Quanto a bares e festas no centro e outros bairros, o patrulhamento com as viaturas.

O Conselheiro Presidente do COMUCAA, Ismael Martins Sousa, tratou das atribuições e papel do Conselho, quanto a formulação, mobilização, monitoramento e fiscalização de políticas públicas para a defesa de Direitos de Crianças e Adolescentes.

A Conselheira Tutelar Coordenadora Lucinete Freitas de Aguiar destacou a Portaria 06/2011, e sobre o plano de atuação do Conselho Tutelar no carnaval, e contando que o Estatuto da Criança e do Adolescente seja respeitado e cumprido. Disse ainda o Conselho Tutelar pretende também atuar na área campesina, neste carnaval.

O representante do Fórum DCA Açailândia, este que vos escreve, disse que neste carnaval está em desenvolvimento uma campanha nacional, “Protege Brasil”, contra a exploração sexual de Crianças e Adolescentes,e pediu atenção para o trabalho infantil, costumeiro nos “grandes eventos” em espaços públicos. E diante do que vem acontecendo neste 2014, aqui em Açailândia (os casos recentes envolvendo ameaças/violações de Direitos de Adolescentes na Boate Pirata e no Motel Leblon), as autoridades, promotores de evento e proprietários de estabelecimentos tenham especial atenção.

Houve vários questionamentos, como o da proprietária da Choperia Nativa, sobre a autorização de frequência de menores de idade, e ainda sobre as licenças. O Promotor de Justiça respondeu que estando com os pais e responsáveis, basta documentos pessoais, mas se com outra pessoa, autorização por escrito dos pais. E a Conselheira Tutelar Coordenadora referiu-se a problemas em situações recentes, quando, no interior de festas, pessoas se apresentavam como familiares ou responsáveis.

Registramos a participação da Vereadora Maria de Fátima Silva Camelo, da Promotora de Justiça Camila Gaspar; do Assistente da 4ª PJA, Ronnedy Carvalho;  da Coordenadora do CREAS, Rosaurea Ferraz, com  a Assistente Social Karine; do Irmão Antonio Soffientini e de  José Albino, representantes da Paróquia Santa Luzia do Pequiá;  e do pessoal da imprensa (TV-Mirante: Quésia Gonçalves, Antonio Veras; ASCOM: Josinaldo Smile, Jonas Leite).


(Fotos: COMUCAA e Josinaldo Smile)

**************************************************