quinta-feira, 29 de maio de 2014

ASSEMBLÉIA DO COMUCAA REFERENTE AO MÊS DE MAIO: BASTANTE PROBLEMAS E DISCUSSÕES E POUCA DELIBERAÇÃO










(Informe da Secretaria Executiva do Fórum DCA Açailândia- Centro de Defesa da Vida  e dos Direitos Humanos Carmen Bascarán)


Realizada na manhã desta quinta-feira, 29/05, entre 0840 e 1050 horas, a assembléia do COMUCAA/Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Açailândia-MA., referente ao corrente mês de maio.

Convocada pelo Conselheiro Presidente Ismael Martins de Sousa (Associação de Esportes Coração da Vila), a assembléia aconteceu na sede do Conselho, Rua Marly Sarney, n.º 1.112, Centro.

Foi uma assembléia de apresentação e levantamento de muitos problemas, sobretudo em relação ao funcionamento dos principais órgãos municipais de proteção e defesa dos DCA/Direitos de Crianças e Adolescentes, justamente o COMUCAA e mais o CONTUA/Conselho Tutelar de Açailândia, destacando que a maioria das atribuições destes dois conselhos não está sendo cumprida, seja pela falta de participação, como pela falta de pessoal   técnico e administrativo, sobretudo no COMUCAA, e por “desvios de função” e falta de cumprimento à jornada de trabalho, no CONTUA. O Conselheiro Presidente relatou reunião na Câmara de Vereadores, da manhã do dia anterior, onde mais de dez conselhos municipais relataram problemas e dificuldades assim.

Foi citado o fato de que nesta semana em curso, duas conselheiras tutelares estão em encontro regional da classe, em Balsas, e outra em licença para assuntos particulares, e o CONTUA só funciona com dois conselheiros tutelares, diante de grande demanda, inclusive “reprimida” e sequencial, que exigiria a atuação, acompanhamento e atendimento do órgão diretamente zelador dos DCA, de acordo com o ECA, artigo 131 e outros. Citou-se a não presença do Conselho Tutelar na assembléia do COMUCAA, que é obrigatória pelas normas locais.

E que o Assessor do COMUCAA, membro da entidade classista estadual de conselheiros(as) e ex-conselheiros(as), também está em Balsas, e além disso assessora mais cinco conselhos da política municipal de assistência social, um acúmulo impressionante de funções e responsabilidades, humana e profissionalmente impossível de resultar nas assessorias técnicas e especialidades que este seis conselhos municipais exigem...

Dois assuntos também foram polêmicos: o andamentos dos programas “Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2013-2016”, cujo Articulador é o Apóstolo Oswaldo Cruz Costa, e o “Selo SGD/Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes”, atualmente coordenado por José Alves Bezerra, conselheiro tutelar que assumirá a titularidade em 10 de junho, “cobrindo” as férias regulamentares das três conselheiras e dois conselheiros titulares. Em razão disso, deverá ser escolhido nova coordenação para o programa, pois a função de conselheiro tutelar é incompatível com a de coordenador (executivo) de programas, serviços, ou cargo em entidade. A função de conselheiro tutelar exige dedicação exclusiva, em regime integral, e uma de suas atribuições, conforme o ECA e o CONANDA, é a de fiscalizar serviços, programas e entidades de atendimento dos DCA.

Outra questão que muito se discutiu: a desistência da AMA/Associação de Moradores de Açailândia, em manter o projeto 2014 do Protagonismo Infanto-juvenil, da Comissão Juvenil do Fórum DCA. Projeto aprovado pelo COMUCAA, com recursos do FIA, e com atividades em andamento. Decidiu-se que a Diretoria convocará a diretoria da AMA para esclarecer sobre esse abandono, tido como irregular,  e tomar providências. E então, sendo o caso, definir como desenvolver o projeto, assumido por outra entidade.

A polêmica se deu em torno da “garantia” de recursos do FIA/Fundo para a Infância e a Adolescência para os dois programas, que teria sido discutido e aprovado pela plenária do COMUCAA, mas não está clara no “Plano de Aplicação do FIA”, fundo vinculado ao Conselho.

E o “Selo SGD” está em andamento, necessitando de material de divulgação, estimado em quase quatro mil reais, e o “Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2013-2016” tem marcado o “I Fórum Comunitário” para o dia 10 de junho, mas o Conselheiro Presidente do COMUCAA enfatizou que até o momento, o Conselho não recebera pedido oficial (planilha orçamentária).

O Articulador do Selo UNICEF lembrou que nesta sexta-feira, 30, 1500 horas, no auditório da Secretaria de Educação, será constituído o “Comitê Pró-Selo”.

Outra questão que muito se discutiu: a desistência da AMA/Associação de Moradores de Açailândia, em manter o projeto 2014 do Protagonismo Infanto-juvenil, da Comissão Juvenil do Fórum DCA. Projeto aprovado pelo COMUCAA, com recursos do FIA, e com atividades em andamento. Decidiu-se que a Diretoria convocará a diretoria da AMA para esclarecer sobre esse abandono, tido como irregular,  e tomar providências. E então, sendo o caso, definir como desenvolver o projeto, assumido por outra entidade.

A Conselheira Adolescente, suplente, Thays Gabrielle, confirmou a desistência da AMA, ainda não comunicada oficialmente ao COMUCAA.

A Secretaria Executiva do Fórum DCA, representada por este que vos escreve, fez várias reclamações, afirmando que não tem obtido respostas a dezenas de correspondências “formais”, tanto por parte do COMUCAA como do CONTUA, e contra a falta de cumprimento da maioria das atribuições e responsabilidade  dos dois conselhos, prejudicando toda população açailandense.

Citou, como exemplo, a necessidade de constituir uma comissão para organizar a 7ª Conferência Municipal DCA, e a atualização das leis municipais 132/97 – da política de andamento, e 136/97 – da regulamentação do FIA, que estão defasadas em razão de recentes normas emanadas do CONANDA e leis federais.

E que decisões da plenária, e conclusões das comissões, não são consideradas na redação final, assinada pela Diretoria, o que também levantou questionamentos e reclamações dos representantes dos “Selos SGD e UNICEF Município Aprovado”.

Mencionou ainda o representante do Fórum DCA, que a representação da sociedade civil organizada, articulada pelo Fórum, participa sim, embora todas as deficiências e precariedades, todas as críticas negativas, tanto assim que 100% - cem por cento- estava presente na assembleia, com quatro titulares, uma suplente e um suplente, substituindo titulares,  e de quebra uma suplente, com titular presente... A parte governamental, de seis vagas, só contava com duas titulares presentes, sendo quatro ausências...
 
A Conselheira Tesoureira  Ivanize Mota Compasso Araújo (Secretaria de Assistência Social) apresentou as contas do FIA do mês de abril, que foram aprovadas pela plenária.

E decidiu-se, atendendo à Resolução n.º 161, de 04 de dezembro de 2013, do CONANDA/Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, instituir o “Comitê Interinstitucional de Elaboração do PLANO MUNICIPAL DECENAL DE DIREITOS HUMANOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES’, iniciando pela escolha dos representantes do COMUCAA, as Conselheiras Luciana de Jesus Carvalho Freitas (Associação Comunitária Bom Samaritano) e Ivanize. A Diretoria do Conselho convocará uma reunião como o SGD e a rede de atendimento DCA, para definir a composição do “Comitê” e iniciar o processo de elaboração do PLANO DECENAL, que deverá ser aprovado até dezembro 2014.

Participaram, ainda,  da assembléia as Conselheiras Dinair Silva Lima (Associação de Moradores da Capeloza), Gele Maria de Sousa Santos (suplente, Associação de Esportes Coração da Vila),Maria Cristina da Conceição Silva (APAE/Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais),  Maria Lúcia Alencar Lima (Associação de Moradores da Vila São Francisco e Jardim América), Thays    Gabrielly Sousa da Silva (Protagonismo Infanto-Juvenil, suplente) e o Conselheiro Cezar Augusto  Sousa, suplente pela ASCOSVI/Associação Comunitária e Social da Vila Ildemar).

Anotamos ainda as presenças de Rosalva Macedo, da Secretaria de Cultura; João Luís Soares, da ADEFIA/Associação dos Deficientes Físicos de Açailândia; Nildene da Silva, assessora da Comissão Juvenil do Fórum DCA.

**********************************************