sexta-feira, 16 de maio de 2014

Por quê 18 de Maio?









(Do site da CHILDHOOD BRASIL, SP –  PROGRAMA NA MÃO CERTA)

A data foi instituída pela Lei Federal 9.970/00 com base no “Crime Araceli”, ocorrido em 18 de maio de 1973, em Vitória (ES).

 Na ocasião, a menina Araceli, de 8 anos, foi raptada, drogada, violentada, morta e carbonizada por jovens de classe média da cidade, que nunca foram punidos.

Desde 2000, as ações que marcam este dia visam mobilizar os diferentes setores da sociedade, governos e mídia sobre a urgência da proteção dos direitos de meninas e de meninos.

Temos que refletir sobre o crime bárbaro que aconteceu há vinte anos, mas de uma forma propositiva, provocando a sociedade para se mobilizar em torno do assunto.

 Buscamos trabalhar nossas campanhas e materiais de comunicação evitando o choque e a comunicação violenta, pois queremos uma infância livre e protegida, em que crianças tenham oportunidades, futuro, direito a brincadeiras e sonhos”,

diz Erika Kobayashi, Coordenadora de Programas da Childhood Brasil.




E aqui em Açailândia, prossegue a “Semana de Enfrentamento” 2014
Em Açailândia do Maranhão, prossegue a “Semana Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes”, promovida pelo COMUCAA/Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente,  presidido por Ismael Martins de Sousa, e executada pelo Grupo de Monitoramento do Plano Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, coordenado pela Professora Marluce Pacheco.

 Iniciada na manhã da terça-feira, 13, com Audiência Pública, contando com a participação da Assembléia Legislativa do Maranhão, representada pela Deputada Eliziane Gama (que presidiu a CPI que investigou a violência sexual, em 2009 e 2010, com casos de nosso município) e o Deputado “Carlinhos” Amorim.

Na manhã da quarta-feira, 14, na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, o Plano Municipal foi reapresentado aos(as) respresentantes de serviços e programas públicos de atendimento aos Direitos de Crianças e Adolescentes, e também a de entidades não-governamentais.

No entanto, de acordo com a coordenação do Grupo, vinculado ao COMUCAA, a reunião com profissionais da assistência social, educação e saúde, bem como lideranças comunitárias, deixou uma certa frustação, pois não conseguiu estabelecer pactos/protocolos de atendimento aos casos de violência sexual contra Crianças e Adolescentes, quando Açailândia atravessa uma fase difícil, de pouca articulação-mobilização-integração entre serviços e programas públicos de atendimento social e policial-jurídico, o que tem sido  reclamado pela sociedade, diante da ineficácia, morosidade e impunidade.

Na noite do dia 14, o Grupo de Monitoramento usou a “tribuna popular” na sessão da Câmara Municipal.

No dia 15, quinta-feira, não aconteceu a reunião das instituições operadoras de direitos.

Na manhã desta sexta-feira, 16, a “Semana de Enfrentamento...” contou com a caminhada na Vila Ildemar, o bairro mais populoso da cidade.

Na manhã deste sábado, 17 na Avenida Dorgival Pinheiro, esquina com a Rua Duque de Caxias, acontecerá pedágio.

No domingo, 18 ( Dia Nacional de Enfrentamento),  a programação consta de panfletagem na feira livre, pela manhã.

Segunda-feira, 19 (Dia Municipal, lei n.º 273/2007), pela manhã, a atividade será a caminhada no distrito industrial do Piquiá.

No encerramento da “Semana de Enfrentamento 2014”, na manhã da terça-feira, 20 (Dia Estadual) teremos a caminhada pelo centro da cidade.

(Informe da Secretaria Executiva do Fórum DCA Açailândia – Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos Carmen Bascaran)


*********************************************************