domingo, 25 de maio de 2014

"Córrego Novo -Açailândia-MA-Brasil: 7ª Festa da Colheita (2014) Com o tema "Água limpa e abundante para todos " e Lema "Preservai e cuidai da água para gerar e colher vidas" (Por Francisco Sousa, postado do facebook, 25/05/2014)









Francisco escreveu: "Córrego Novo -Açailândia-MA-Brasil 7ª Festa da Colheita (2014) 25 05 2014”

 Com o tema "Água limpa e abundante para todos " e Lema "Preservai e cuidai da água para gerar e colher vidas", a 7ª edição da Festa da Colheita 2014 foi realizada no povoado Córrego Novo ( Açailândia -MA, a 65 km da sede) coordenada pela Paróquia Santuário Santa Luzia,Pequiá, e parceria da Paróquia São João Batista (Jacu).

 Contou com a participação das várias comunidades da Paróquia Santa Luzia e São João Batista, e ainda pessoas de algumas comunidades de outras paróquias de Açailândia, Itinga, Bom jesus das Selvas e Imperatriz.

 A missa de abertura do evento teve a presidência do Bispo da diocese de Imperatriz, Dom Gilberto Pastana de Oliveira, co-presidida pelos padres Dario Bossi e Domingos e apoio de Ir Antonio Soffientini. A exemplo das outras edições, esteve presente Irmã Izalina, freira Teresiana da comunidade São Pedro.

 As comunidades participantes vivenciaram sua fé trazendo símbolos da terra, da produção, da cultura, da arte, seus problemas locais, suas dores, suas angústias, suas propostas de vida a partir da mensagem do ressuscitado, e os colocaram no altar do Senhor na esperança de que as relações entre a humanidade e a natureza(especialmente, a água) tragam vida para todos.

 Mesmo com a chuva caída durante a Consagração, a multidão de fiéis continuou firme cantando a alegria vinda do Espírito da Verdade que vence o espírito da mentira, conforme admoestou Dom Gilberto na homilia.

Na partilha comum dos alimentos foi renovada um dos frutos da Eucaristia que envia as comunidades cristãs para o anúncio do Reino de Deus, denunciando os projetos de morte e lançando a semente nos vários chãos do coração, das mentes e da terra para a colheita de bons frutos Cem por Uma.

 Um grito ecoa das águas, pedindo justiça contra a poluição dos recursos hídricos, exigindo um posicionamento de preservação e cuidado da água a partir de cada um e das autoridades governamentais (ou não) competentes a fim de que seja gerada vida para a pessoa humana.

 Para Eduardo Hirata, sem água não há vida. Um dos gestos concretos foi o abaixo-assinado exigindo da segurança pública a elucidação do sumiço de uma criança do sexo masculino de 9 anos em dezembro de 2009, no assentamento Planalto I, cujo processo está parado. De fato, uma terra onde a água seja respeitada, também o seu povo colherá os frutos da justiça dela brotada.

Um povo que se une na luta, na fé e na vida, celebrando a Festa das Comunidades, como canta Zé Vicente.

Francisco Sousa e família (Em ação de graças por mais um ano vivido)"

(Fotos: CDVDH-CB/Centro de Defesa da Vida  e dos Direitos Humanos Carmen Bascaran. Celebração; Francisco, esposa e Dom Gilberto;  apresentação das comunidades: momentos culturais; Laliane e as meninas do Plano da Serra, protagonistas do Ofertório)


*******************************************************