quinta-feira, 15 de maio de 2014

“SEMANA MUNICIPAL DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE AÇAILÂNDIA-MA”: CANCELADA REUNIÃO DOS OPERADORES DE DIREITOS








(Informe da Secretaria Executiva do Fórum DCA Açailândia – Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos Carmen Bascaran)

A programação da “Semana de Enfrentamento...” marcava para a manhã desta quinta-feira, 15/05, reunião com representantes das instituições operadoras de Direitos, na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.    A reunião não aconteceu, com as justificativas de várias instituições,  que não teriam como participar, em razão de outros compromissos, anteriormente assumidos, ou emergenciais.

O objetivo da reunião, conforme a Coordenadora do Grupo de Monitoramento do Plano Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, Professora Marluce Carvalho Pacheco, seria a (re)apresentação do Plano Municipal de Enfrentamento, aprovado em 2004 pelo COMUCAA/Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (ao qual o Grupo de Monitoramento é vinculado) após ampla mobilização popular e governamental no processo de  elaboração, de quase dois anos. O Plano sofreu três atualizações, sendo a última em novembro de 2013.

Outro objetivo da reunião era a busca de “pactuações/protocolos e procedimentos de atendimento aos casos”, buscando a integração das diversas instituições diretamente envolvidas na responsabilização e atenção judicial (Conselho Tutelar, Policias Militar-Civil e Rodoviária Federal, Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil, Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos Carmen Bascaran,  Defensoria Pública, Ministério Público, Judiciário.

A sociedade, sobretudo a partir do Fórum DCA/Direitos da Criança e do Adolescente, articulação não-governamental, tem “cobrado” maior agilidade na apuração dos casos denunciados, bem como a punição dos(as) violadores(as) de direitos, e a reparação civil às vítimas, famílias e comunidades atingidas pela violência sexual. 

A justiça, com a punição aos(as) agressores(as), é altamente "burocratizada" e demasiada lenta, favorecendo aos(as) criminosos(as) e á impunidade, enquanto os serviços e programas públicos de atendimento psicossocial às vítimas e  famílias  são precários, ineficazes e obsoletos.  

Por exemplo, chegou  a tal ponto a “desarticulação, a falta de integração  dos serviços e programas de atendimento públicos”, que em 2013, a Promotora de Justiça Camila Gaspar “baixou” uma recomendação à Delegacia Regional de Polícia, que nos procedimentos e inquéritos policiais, nas situações de violência sexual contra Crianças e Adolescentes, obrigatoriamente as vítimas e famílias devem ser “encaminhadas” para assistência no serviço público especializado, o CREAS/Centro de Referência Especializado de Assistência Social. Ou seja, estes serviços e programas não dialogam, não articulam, não se integram, "não falam a mesma língua", o sistema não fecha... (como bem destacou o Presidente da Seccional OAB de Açailândia, advogado Ernos Sorvos, na Audiência Pública de 13/05, na Câmara Municipal...).

Como resultado, o exemplo em relação ao “caso Delegada Clenir Reis”, em que a imprensa apontou que seriam várias situações relativas à violência sexual contra Crianças e Adolescentes, mas o CONTUA/Conselho Tutelar, órgão zelador dos Direitos, e o CREAS, e que estão, juntamente com as polícias, na “linha de frente” do enfrentamento,  não sabem dizer se haviam ou não essas situações. E então, como ficou, como fica?

Enquanto isso, a Audiência Pública que abriu a “Semana de Enfrentamento...”, na manhã de 13/05, começa a render bons frutos, como se desprende da notícia que publicamos a seguir, do site da Assembléia Legislativa do Maranhão/ALEMA:

************************************************************************


AL debaterá combate à violência sexual contra crianças e adolescentes


(14/05/2014- Assecom / Eliziane Gama)



Como parte da programação da Semana Nacional de Combate à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, será realizada uma Sessão Especial na manhã desta quinta-feira (15), na Assembleia Legislativa do Maranhão. O evento atende a solicitação da deputada Eliziane Gama (PPS), a qual informou que será debatido o Plano Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes.

Para Eliziane Gama, é fundamental o debate sobre o assunto para criação de mecanismo de combate deste tipo de violência. A parlamentar presidiu a CPI de Combate à Pedofilia e ouviu mais de 100 depoimentos, dezenas de casos, e percorreu 12 cidades do interior do estado, o que resultou em vários encaminhamentos como abertura de processos e prisões durante as audiências da CPI.

Nesta terça-feira (13), a parlamentar participou de audiência publica realizada na Câmara Municipal de Açailândia para a abertura da Semana Municipal de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, que este ano teve como tema ‘Violência Sexual deixa Marcas!’.

A Campanha é uma realização do Grupo de Monitoramento do Plano Municipal de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes junto com o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Açailândia e tem como principal objetivo amenizar e buscar soluções emergenciais para os casos de abuso sexual infantil na cidade.

*********************************************