quarta-feira, 7 de março de 2018

COMUCAA e CREAS reativam o GRUPO DE MONITORAMENTO DO PLANO MUNICIPAL DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE AÇAILÂNDIA-MA









Representantes de onze (11) instituições, governamentais e não-governamentais, integrantes do chamado SGDCA/Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes, e da rede de atendimento sócio-assistencial, reunidas na manhã desta terça-feira, 06, na sede do CREAS/Centro de Referência Especializado de Assistência Social, reativaram o “Grupo de Monitoramento”, do Plano Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, que praticamente não funcionava desde junho de 2018.

Na pauta de discussões, encaminhamentos e deliberações , a “recomposição do GRUPO, a Semana  Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual e o Plano de Ação 2018”.

A ausência de instituições fundamentais ao GRUPO, como o Ministério Público Estadual, a Defensoria Pública, o Judiciário, as Secretarias Municipais de Saúde, Esporte e Juventude; o Fórum DCA/dos Direitos da Criança e do Adolescente, entre outras (como conselhos), não permitiu a efetiva recomposição do GRUPO, decidindo-se que a Coordenadora do GRUPO, Maria do Socorro Mendes da Silva, juntamente com a coordenação do CREAS, conduzido por Rosaurea Oliveira Ferraz e o COMUCAA/Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Presidido por Angela Márcia Lima Silva, convidem “no corpo a corpo” as instituições públicas e comunitárias, para a próxima reunião, marcada para o  dia 20/03, às 0830 horas, no mesmo local, com uma pauta mínima sobre a realização da “Semana de Enfrentamento”, em meados de maio, e inicio de uma análise do Plano Municipal, para estabelecer um Plano de Ação para 2018.

Nesse processo de convite, entrega de um exemplar do Plano Municipal de Enfrentamento, e que a instituição formalize a indicação de dois/duas representantes, sendo titular e suplente, ao GRUPO, mostrando a importância desta participação no enfrentamento.

Outro item discutido foram sobre propostas e sugestões, sobretudo á realização da Semana de Enfrentamento, em torno do dia 19 de maio, Dia Municipal.
 Colocou-se sobre a importância da realização de palestras em escolas, que também envolvam pais/mães/responsáveis, e questionou-se sobre a efetividade de caminhadas, pedágios.

 Boa parte das denúncias de violência sexual tem origem nas comunidades escolares, e por estudantes e professores(as).

O máximo de divulgação, sobretudo dos casos com condenação penal, contribuiria muito para o combate à impunidade, reconhecidamente muito alta ainda aqui em Açailândia, embora a representante da Policia Civil, a Delegada da Mulher, Virginia Loiola Bezerra , nos casos que lhe chegam, diga que  não há ‘impunidade’, mas a penalização depende de outras instâncias. Ela também abordou dois territórios sensíveis, vulneráveis á violência sexual, a área campesina dos assentamentos, talvez até por questões culturais, e a escolar, por isso merecem atenção prioritária.

As condenações dos casos “CPI 2003 e Provita” também foram colocadas, devendo ter mais repercussão, para conscientização da sociedade. E que é preciso que se dê os nomes, para que a sociedade tome conhecimento do que aconteceu, quem violou, para que se minimize a situação, tida como muito grave por todas as instituições.

Com o mote “Nada sobre Nós, sem Nós”, destacou-se também o Protagonismo Familiar, isto é, que  representantes de famílias de vitimas também participem  ativamente do GRUPO .

Um consenso na reunião: o compromisso e o empenho de todas as instituições presentes no sentido que as ações ( previstas no Plano Municipal) não se limitem á “Semana de Enfrentamento, ou ao Dia Maria Marta”, como tem sido nos últimos anos, mas que sejam contínuas, permanentes.

Duas outras propostas colocadas sobre o funcionamento do GRUPO: DM duas instâncias, a Plenária, com periodicidade mensal, e a Executiva, permanente, com o CREAS na coordenação, e outras duas ou quatro instituições, mais diretamente ligada á prevenção e ao combate da violência sexual, efetivando as decisões e encaminhamentos  da Plenária.

E que parte do financiamento ao GRUPO, na verdade a principal, visto a falta de 
recursos financeirosapontada pela própria coordenadora do CREAS,  para que efetive suas atribuições de monitorar, acompanhar, fiscalizar, propor, planejar, avaliar a política pública municipal de enfrentamento, seja concretizado através do FIA/Fundo  Municipal para Infância e a Adolescência, vinculado ao COMUCAA (aliás, o GRUPO, conforme o Plano Municipal, se vincula  também ao COMUCAA). 

Também se abordou sobre o recente  lançamento do projeto “Ronda Escolar”, da PM/Polícia Militar, importante parceria no enfrentamento da violência e da insegurança nas comunidades escolares e próximas.

O GRUPO DE MONITORAMENTO esta vinculado ao COMUCAA, e sua coordenação cabe ao CREAS, conforme acordos entre o Conselho e a SEMAS/Secretaria Municipal de Assistência Social. E também como consenso, o sentimento de que o fortalecimento do “SGDCA e da rede de atendimento”, buscando cumprir com as açãos do Plano Municipal, depende do GRUPO DE MONITORAMENTO, como instância articuladora e  mobilizadora.

Participaram da reunião, além das representantes acima citadas: Gele Maria de Sousa Santos e Lucianna de Jesus Carvalho Freitas, conselheiras  civis; Djara Vasconcelos Soares, da Secretaria de Educação;Jose´Albino dos Santos Silva, da Paróquia Santa Luzia, Pequiá; Fabiane Resplandes e  Deyvid Luciano Castro Silva, da PM/Polícia Militar; Ivanete da Silva Sousa e Mariana de La Fuente Gómez, do CDVDH-CB/Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos Carmen Bascarán; Zeneide Alves Leite Gonçalves, da Associação Comunitária Bom samaritano/Meninas dos Olhos de Deus; Lucinete Freitas de Aguiar e Ivan Gonçalves dos Santos, da Associação  Comunitária dos Moradores do Pequiá; Terezinha Almeida, conselheira tutelar; Indiacy Monteiro, o psicólogo Levi , Leila Patrícia Santos Pontes, Miriam Damasceno de Oliveira (estagiária), do CREAS; Jose Alves Bezerra e Eduardo Hirata, pelos meios de comunicação.



(Fotos: José Alves Bezerra, no "blogcomucaa.blogsspot.com)






*****