quinta-feira, 1 de março de 2018

Nota de Pesar pelo falecimento de Wanderlino Nogueira Neto










Nota de Pesar pelo falecimento de Wanderlino Nogueira Neto




O Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA) recebeu com muito pesar a notícia sobre o falecimento de Wanderlino Nogueira Neto que, dedicou grande parte da sua vida à luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes do Brasil.

 Sua ampla e reconhecida trajetória será sempre lembrada por este Conselho, assim como por todos que seguirão trabalhando na promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes. O CONANDA se solidariza com a família e reverencia o exemplo de luta e perseverança que, sem dúvidas, configura como um importante legado.

Sobre Wanderlino Nogueira Neto Promotor de justiça aposentado, Wanderlino integrou, entre 2013-2017, o Comitê sobre os Direitos da Criança das Nações Unidas, que é responsável por monitorar a implementação das normas da Convenção sobre os Direitos da Criança, ratificada por 193 países, entre eles o Brasil, demonstrando o reconhecimento em âmbito internacional da sua ampla trajetória na área.

 No Brasil, Wanderlino trabalhou na formulação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), sancionado em 13 de julho de 1990. Também se tornou um dos principais teóricos desse tema, com a produção de um vasto material bibliográfico para pesquisadores e profissionais atuantes na proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

 Em reconhecimento ao seu trabalho e dedicação, recebeu, em 2011, o Prêmio Direitos Humanos, a mais alta condecoração do Governo Brasileiro a pessoas e entidades que se destacaram na defesa, promoção, enfrentamento e combate às violações dos direitos humanos em nosso país.

 No mesmo ano, foi homenageado com o Prêmio Neide Castanha, concedido pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes.

Wanderlino, presente!




·        WANDERLINO NOGUEIRA NETO faleceu na segunda-feira, 26/02/2018, em Salvador-BA.