segunda-feira, 12 de março de 2018

STF prepara “remendo” do auxílio-moradia, diz a Folha







POR FERNANDO BRITO · 12/03/2018, no “Tijolaço’



Na coluna Painel, da Folha, fala-se num espetáculo de hipocrisia que estaria sendo preparado pelo STF.

No julgamento da legalidade do auxílio=moradia pago a todos os juízes e promotores do país, criar-se-ia  uma fórmula “salvadora”.

Cai o penduricalho, mas seu valor será compensado nos holerites de suas excelências através de um projeto de lei aumentando seus vencimentos.

Como os vencimentos já estão no teto, vai-se ter de aumentar o teto, que é justamente o subsídio pago aos próprios ministros do STF.

E como o vencimento dos ministros do STF definem a remuneração de deputados federais e de senadores – e, em efeito cascata – a dos deputados estaduais e dos judiciários dos estados, a solução agrada muito mais gente.

Com um detalhe sórdido: o “auxílio-moradia” seria mantido enquanto tramitar o reajuste amplo, geral e irrestrito.

Nestes tempos de criatividade judicial teremos criado o “ilegal, mas temporariamente legal”.

Quem sabe até troquemos a balança da Justiça por uma picareta, para simbolizar melhor o que temos aqui?




·       Collor de Melo, então candidato a presidência a presidência da República,  trinta anos atrás, teve como  mote de campanha “a caça aos marajás (e o combate à corrupção)”. 

    Com a caçada da globo e da direitona casa-grande, já então inimigas mortais do então também candidato Luis Inácio Lula da Silva, Collor teve o campo livre e se elegeu.

Bem antes da “caça aos marajás”, Jânio Quadros, a quase sessenta anos, elegeu-se com fantástica votação, apresentando-se na campanha eleitoral com uma vassoura, com a qual varreria a corrupção no país.

Deu no que deu, ambos renunciaram, pressionados pelas "dorças ocultas"...


Aqui em Açailândia do Maranhão, lei municipal (?!?!?!) dos idos noventa, proporcionava       “auxilio-moradia” a Vossas Excelências do nobre poder judiciário maranhense...

Nos meus tempos de juventude e introdução ao voto, vereador(a) não tinha salário, penduricalho, algum, era realmente um(a) cidadão(cidadã) que ‘prestava serviços á comunidade’...

E hoje, o que temos? Essa indecência, essa imoralidade, este fedor e nojeira do tal “auxilio-moradia”, mas não só, como todos “os penduricalhos”, privilégios da quadrilha organizada (definida pelo Joesley) que se apossou do Estado (Democrático de Direito... ora, vejam...brasileiro.

Quadrilha com sede e endereços em Brasília, aliás  bem mostrados na cena final do ‘Tropa do Elite I’, do José Padilha e do Wagner Moura, com o bem-dito “... o sistema é foda!”

A nação vai simplesmente 'deixar' acontecer a greve do judiciário - pela manutenção do auxilio-moradia e demais penduricalhos-, prevista para dia 15 agora? Onde estamos, onde vamos parar?...

(Eduardo Hirata)