segunda-feira, 20 de maio de 2013

Audiência Pública em Brasília/DF discute Agenda Propositiva em defesa das Crianças e dos Adolescentes





(Informe da Secretaria Executiva do Fórum DCA Açailândia, com base no Portal da ANDI-DF, 20/05/013)



A Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) realiza, no dia 23 de maio, “Audiência Pública Apresentação e debate da Agenda Propositiva para Crianças e Adolescentes ano 2013”.


O objetivo do encontro é apresentar ao Congresso Nacional uma agenda comum da sociedade civil, de incidência política, para este ano, em torno de proposições legislativas que tramitam na Casa.


 Na oportunidade haverá apresentação de dois estudos: um envolvendo as propostas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal e outro que contempla o Orçamento Criança e Adolescente (OCA).


Na pauta, estão presentes temas como redução da maioridade penal, educação, conselhos tutelares e juventude.


Dentre outros assuntos serão discutidos os Projeto de Lei que tramitam na Câmara, como o PL nº 33/12, que prevê a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos; e o PL 348/11 que prevê penalizações mais severas aos adolescentes que cometerem atos infracionais.


 A sessão acontece às 9h30, no Plenário 07 do anexo II da Câmara dos Deputados, em Brasília.


 Todas as organizações e entidades da sociedade civil ligadas à temática estão convidadas a comparecer à Plenária da Câmara dos Deputados no dia 23.



(Meu comentário:

E aqui em Açailândia do Maranhão, passando da hora de uma “agenda propositiva”. O SGD/Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes sequer iniciou estudos e debates sobre o OCA/Orçamento Criança e Adolescente e ciclo orçamentário municipal (LDO/Lei de Diretrizes Orçamentárias 2014, que deveria estar tramitando na Câmara de Vereadores) e sobretudo o PPA/Plano Plurianual 2014-2017.

O combate ao trabalho infantil e a proteção ao trabalho de adolescente não tem monitoramento e avaliação (dia 1º de junho é o Dia Mundial – e Nacional-  de Combate ao Trabalho Infantil, e estamos com um TAC sendo ignorado a bastante tempo).

A implementação do Plano Municipal do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária, aprovado desde julho de 2011, e constando no Plano de Governo da Prefeita Gleide Santos, também não acontece.

Outra implementação – a da lei do SINASE/Sistema de Atendimento Socioeducativo é simplesmente desconhecida aqui em nossa terra.

E outras pendências e omissões que não mais se justificam, ano de 2013 já chegando a metade.

Enfim, COMUCAA/Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de AçailÂNDIA, que de acordo com o ECA/Estatuto da Criança e do Adolescente, artigo 88,  e com a Lei Municipal nº 132/97, artigos 6º e 7º, é o órgão articulador, mobilizador, formulador, normativo, deliberativo, avaliador de políticas públicas, controlador em todos os níveis, faltando com o dever de casa.

(Eduardo Hirata)