segunda-feira, 13 de maio de 2013

“SEMANA DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE AÇAILÂNDIA-MA 2013”: GRUPO DE MONITORAMENTO AVALIA PRIMEIRA DIA E CONSOLIDA PROGRAMAÇÃO DA SEMANA




“SEMANA DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE AÇAILÂNDIA-MA 2013”: GRUPO DE MONITORAMENTO AVALIA PRIMEIRA DIA E CONSOLIDA PROGRAMAÇÃO DA SEMANA


(Informe da Secretaria Executiva do Fórum DCA Açailândia)





O “Grupo de Monitoramento” do Plano Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, que desenvolve as atividades e a programação da “Semana...”, reuniu-se na tarde desta segunda-feira, 13/05/13, na sede do seu órgão coordenador, o CREAS/Centro de Referência Especializado de Assistência Social, Avenida Bernardo Sayão, saída para o Itinga.

O objetivo da reunião extraordinária foi avaliar o primeiro dia da “Semana...”, neste 13/05, e complementar e fortalecer as atividades previstas de terça-feira, 14, a sexta-feira, 17, quando do encerramento.

O primeiro dia da “Semana...” constou de panfletagem e pedágio/adesivagem, no Centro, na Vila Ildemar, no Pequiá e no Plano da Serra, na parte matutina. Como conclusões, algumas falhas, como ninguém do Grupo no início das atividades, que contou apenas com escola e estudantes, crianças e adolescentes, na Vila Ildemar, Rua Principal.

Mas a conselheira municipal dos direitos da criança e do adolescente, Maria Cristina da Conceição destacou a participação da turma jovem da Rádio Arca FM Comunitária.

Já a equipe responsável pela panfletagem na área do “Polo Moveleiro”, tendo à frente o Centro de Referência de Direitos Humanos, coordenado pela assistente social Geriane Silva Sousa, e o Núcleo do Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos Carmen Bascaran, com Maria Aparecida Moreira na coordenação,  relatou que foi um bom trabalho, com boa resposta de toda a comunidade.

No Pequiá, Irmão Antonio Soffientini e José  Albino, da Paróquia Santa Luzia, disseram que também foi uma boa atividade, embora atrasasse o início (cerca de 0900 horas, quando o preciso foi 0800 horas).

 No Plano da Serra, a Escola Municipal Antonio Oliveira Campos, responsável pela atividade, avaliou muito positiva a manhã, de sensibilização e conscientização da comunidade.

No Centro, a equipe, através da porta voz, a conselheira tutelar Veronice Pereira Carvalho, relatou que foi tudo bem, elogiando a participação popular e a adesão de condutores(as) de veículos, destacando inclusive os carroceiros do Terminal Rodoviário.

Mas todas as equipes queixaram-se da falta dos carros de som, sendo que a justificativa dada pela Secretária de Assistência Social (SEMAS), Zetinha Alves Sampaio Guimarães, foi a de que a Prefeitura “cortou” os carros de som, pois está procedendo a licitação.

O Grupo reviu e fortaleceu o planejamento para a atividade da terça-feira, 14/05, na Câmara Municipal, com a abertura oficial, as 0900 horas. Foram checados os detalhes para o êxito do evento, com a presença de representantes e autoridades governamentais, e representantes de entidades não-governamentais., bem como da população em geral.

Anunciou-se as equipes de apoio, duplas palestrantes  e a infra-estrutura e logística para a realização das palestras da quarta-feira, 15/05, as 1500 horas, no Complexo Esportivo da Vila Ildemar, e nas Escolas Municipais Darcy Ribeiro e Eduardo Pereira Duarte, no Distrito Industrial do Pequiá, e Escola Municipal Antonio Oliveira Campos, no bairro Plano da Serra.

Houve reclamação sobre os convites a autoridades, inclusive de São Luís, que não teriam sido entregues, ou só entregues “em cima da hora”, e sobre a formação das equipes de palestrantes nas escolas, com algumas instituições (NMES, NASF, Programa da Criança e do Adolescente, todas vinculadas a Secretaria de Saúde; Saúde na Escola e Escola que Protege, da Secretaria de Educação) não tendo sido convidadas, e atuam nas atividades educativas e de prevenção.

A grande preocupação do “Grupo de Monitoramento” é com as “Caminhadas” da quinta-feira, 16/05, pela manhã, na Vila Ildemar, e da sexta-feira, 17/05, final da tarde, no Centro da cidade finalizando no Entroncamento das BRs Belém-Brasília e Açailândia-Santa Luzia, encerrando também a “Semana...”. Maria Cristina relatou ao “Grupo...” o que se acertou com as Polícias Militar e Rodoviária Federal.

 A falta de carros de som por parte da Prefeitura, obrigou o “Grupo...”  constituir uma comissão, formada pela titular da SEMAS, Zetinha Alves, pela representante da Secretaria de Comunicação e Cultura, Eulália Dias do Norte, a conselheira municipal DCA Maria Cristina da Conceição, para buscar, até o meio- dia da quarta-feira, 15/05, uma solução, junto a doadores/patrocinadores.

Para contribuir na segurança das “caminhadas”, o representante do Bom Samaritano, Francisco Fábio Melo, propôs convidar os bombeiros civis.

Participaram da reunião extraordinária, além das pessoa citadas acima: Patricia de Sousa, Marta Pereira e Fabricia Fonseca (Centro  de Referência de Direitos Humanos), Valdirene Lima, Márcia Fernandes.Angela Márcia e Rosaurea Ferraz (CREAS), Diana, assistente social (Judiciário/Fórum José Ribamar Fiquene); Lucinete Freitas, estagiária eleita conselheira tutelar; Heidi Lima (Secretaria de Comunicação e Cultura); Maria Moraes (URE/Unidade Regional de Educação); Raimundo Rodrigues (SEMAS), e este que vos escreve (CEDCAMA e Fórum DCA Açailândia).