quinta-feira, 9 de maio de 2013

CEDCA- MA realiza visitas nas unidades da FUNAC em Imperatriz



 



(Da Agência Matraca, São Luís, 08/05/2013)


Uma comissão do CEDCA-MA (Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Maranhão), visitou nesta terça-feira, 07/05/2013, as unidades da FUNAC (Fundação da Criança e do Adolescente) órgão do governo estadual responsável pelo atendimento a adolescentes em conflito com a lei, e que na cidade de Imperatriz atendem a demanda de praticamente toda a região centro-sul do estado. O objetivo das visitas é efetivar o registro de entidades de atendimento sócio-educativo, como as unidades da FUNAC para conhecer a realidade das unidades, o atendimento prestado aos (as) adolescentes, os (as) profissionais envolvidos, os problemas, as dificuldades, as carências, e os casos e situações exitosas.
A comissão foi constituída pelas Conselheiras Maria Ribeiro (Presidenta do Conselho, representante do Centro de Defesa Padre Marcos Passerini); Maria Betânia ( do Conselho Regional de Serviço Social, representando ainda a 2ª Vara da Infância e da Juventude de São Luís); Nelma Silva ( da Sociedade Maranhense de Direitos Humanos, representando ainda o Conselho Regional de Psicologia), e Eduardo Hirata (do Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos Carmen Bascaran, de Açailândia). Ainda contou com o acompanhamento das representantes da FUNAC, a presidenta  Anailde Serra e a diretora técnica Magdail  Vasconcelos;  o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Imperatriz, Ariston de França, e o Conselheiro Ciro Rodrigues Martins, além do Conselheiro Tutelar José dos Reis Gomes.
Durante a manhã foi visitado o Centro de Juventude Semear, que atende na modalidade (medida socioeducativa), atualmente atendem 16 adolescentes do sexo masculino, sendo que sua capacidade são de 20 adolescente no setor masculino e 6 no setor feminino. À tarde foi a vez do Centro de Juventude Cidadã, que atende adolescentes que cumprem medidas no regime semiaberto, apenas aos adolescentes do sexo masculino, tem a capacidade de atender até 15 adolescentes, atualmente estão sendo atendidos 2 adolescentes.  A comissão demonstrou preocupação com a quantidade de adolescentes vindos da região de Balsas, que há meses já superou Açailândia (que no momento não tem nenhum adolescente cumprindo medido socioeducativa em Imperatriz).
A Presidenta da FUNAC, Anailde Serra, anunciou que foi lançado o Edital para a construção da nova unidade da FUNAC em Imperatriz, que atenderá as duas medidas socioeducativas atuais,  e mais a internação, hoje oferecida apenas em São Luís. Essa unidade da FUNAC já é aguardada há muitos anos, tendo sido objeto de discussão em duas audiências públicas, uma em Imperatriz e outra em Açailândia, nos últimos três anos.