sábado, 25 de maio de 2013

CEDCA-MA E A ASSEMBLÉIA DO MÊS DE MAIO 2013 : PLANO DECENAL, FUNDO, MSE E OUTROS ASSUNTOS DISCUTIDOS E DELIBERADOS











(Informe da Secretaria Executiva do Fórum DCA Açailândia)


O CEDCA-MA/Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Maranhão realizou na sexta-feira, 24/05, entre 0930 e 1400 horas, sua assembleia ordinária mensal referente a maio de 2013.

 Conforme previsão do calendário anual, a assembléia ordinária do CEDCA-MA, ocorre nas últimas quintas-feiras de cada mês, mas em razão do feriado do dia 30/05, foi antecipada.

A assembléia aconteceu na sede do Conselho, localizada na Rua da Palma, nº 19, Centro Histórico de São Luís (Reviver).

Na pauta de discussões e deliberações, entre outros assuntos:
1)      o processo de elaboração do “Plano Decenal Estadual dos Direitos de Crianças e Adolescentes”, com assessoria do UNICEF/Fundo das Nações Unidas para a Infância, decidindo-se pela criação de uma Comissão Especial, a ser composta por instituições governamentais e não-governamentais. O CEDCA-MA deverá baixar Resolução até 1º de junho, e proceder com as instituições que escolham e formalizem seus representantes na Comissão Especial, que terá seis (06) meses de prazo para elaborar o Plano. Acertou-se que a primeira reunião da Comissão Especial do Plano Decenal Estadual acontecerá no dia 11 de julho, como parte das comemorações do 23º aniversário do ECA/Estatuto da Criança e do Adolescente. Também se decidiu por  Barreirinhas, município que será o modelo para elaboração de “Plano Decenal Municipal” (a outra opção do Conselho era o município de Açailândia).

2)      o Fundo Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente/FEDCA, cujas deliberações cabem ao Conselho e à execução orçamentária-contábil à SEDIHC/Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Cidadania, teve muita discussão: a Conselheira Presidenta Maria da Conceição Ribeiro apresentou as situação de doações da Petrobras, e de sete(07) contas do FEDCA, totalizando em abril R$ 1.104.120,21 – um milhão e cento e quatro mil e cento e vinte reais e vinte e um centavos, algumas que o CEDCA sequer tinha conhecimento. O CEDCA-MA em relação ao Fundo deliberou acertar com a SEDIHC as análises e pareceres técnicos e jurídicos sobre os projetos, já em reunião da Comissão de Administração do Fundo, prevista para o dia 14/06; e aprovar remanejamentos e prorrogações de prazos de projetos em andamento, bem como vetou um pedido de alteração. Sobre os projetos aprovados pelo Conselho em 2012, para financiamento com recursos do Tesouro Estadual (no valor de R$ 735.000,00- setecentos e trinta e cinco mil reais, que somente agora foram liberados pelo governo), decidiu-se que serão mantidos, no mesmo valor original, e com o mesmo Edital, mas adequando-se a alguns itens (prioridades estabelecidos pelo CEDCA-MA neste 2013). Foram tratadas também algumas pendências e não prestação de entidades.

3)      A Comissão de MSE/Medidas Sócioducativas, através da Conselheira Maria Betânia Magalhães, relatou sobre a realização de uma audiência pública, que aconteceria no dia 29/05, promovida pela Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa do Maranhão/ALMA, mas que será transferida para data posterior;


4)      O CEDCA-MA, representado pela Conselheira Nelma Pereira da Silva, e  com a SEDIHC, participará   de uma audiência pública, sobre Direitos de Crianças e Adolescentes, promovida pelo Judiciário de Barreirinhas, dia 14/06;

5)      Devido as situações locais e regionais de denúncias sobre violações de Direitos, bem como de precariedade de funcionamento de Conselhos Municipais e Tutelares, o CEDCA-MA deverá realizar brevemente uma audiência pública em Bequimão, e outra na região de Açailândia, a serem acertadas pela Diretoria Executiva do Conselho;


6)      As condições de funcionamento do CEDCA-MA foram bastante discutidas: o Conselho não tem uma equipe de assessoria técnica e apoio administrativo, o que acaba impondo a algumas Conselheiras, sobretudo a Presidenta, tarefas que não são própriamente de conselheiros(as). A Diretoria Executiva do Conselho está buscando uma audiência com a governadora Roseana Sarney, para tratar do assunto;

7)      Também a participação e atuação dos(as) Conselheiros(as) foram acaloradamente debatidas. Ocorre que a agenda e o calendário do CEDCA-MA prevem que a assembléia ordinária seja entre as 0900 e 1600 horas, nas últimas quinta-feiras de cada mês, mas vem acontecendo que o horário não está sendo cumprido, e em razão disso, também as pautas das assembleias ficam prejudicadas.

A assembléia do CEDCA-MA, mês de maio,  presididida pela Conselheira Maria Ribeiro da Conceição (CDMP/Centro de Defesa Padre Marcos Passerini), contou com a participação de Ana Paulla Malheiros (SERB/Sociedade esportiva Real Brasil, Chapadinha); Ana Lúcia Nolastes (SEPLAN/Secretaria de Estado de Planejamento); Maria Betânia Magalhães (CRESS/Conselho Regional de Serviço Social); Keyla Zeneide Cutrim (CRESS-SEDIHC); Flávia Gerusa Pinho Sousa (SEDIHC-PAIR/Programa de Ações Integradas e Referenciadas de Enfrentamento da Violência Sexual no Território Nacional); Nelma Pereira da Silva (SMDH/Sociedade Maranhense de Direitos Humanos); Maristela Sena dos Santos (MATRACA/Agência Matraca de Notícias da Infância); Selma Maria Muniz Marques (CRESS-UFMA/Universidade Federal do Maranhãi); Esau Silva (Instituto Formação, Centro de Apoio à Educação Básica) e Eduardo Hirata (CDVDH-CB/Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos Carmen Bascaran- Açailândia).
  
A próxima assembléia ordinária do CEDCA-MA está prevista para 27 de junho.