quarta-feira, 22 de maio de 2013

BALANÇO E PERSPECTIVAS: SEMANA MUNICIPAL DE COMBATE AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE AÇAILÂNDIA 2013








E foi, oficialmente, a 7ª – sétima- “Semana Municipal de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes de Açailândia”, vivenciada entre os dias 13, segunda-feira, e 17, sexta-feira, da semana passada, promovida pelo COMUCAA/Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e organizada/executada pelo Grupo de Monitoramento do Plano Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, Grupo este que reúne várias instituições, governamentais e não-governamentais, sob coordenação do CREAS, entre elas: Conselho Tutelar, CRAS, PETI, Casa Abrigo, Secretarias de Educação e Saúde, Polícia Militar, Ministério Público Estadual, Judiciário, Fórum DCA, Comissão Juvenil, Paróquia Santa Luzia, Associação Comunitária Bom Samaritano, AMA/Associação de Moradores de Açailândia, Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos Carmen Bascaran, Centro de Referência de Direitos Humanos do Estado, Gerência Regional de Educação.     

Teve panfletagem/adesivagem/pedágios no Centro da Cidade, Vila Ildemar (em dois locais: início da Rua Principal e área da Escola Municipal Fernando Rodrigues de Sousa/Polo Moveleiro), Pequiá de Cima e Plano da Serra, na manhã da segunda-feira, 13/05; cerimônia de  com autoridades e o SGD/Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes, na manhã da terça-feira, 14, na Câmara Municipal; palestras com pais/responsáveis de estudantes, na Vila Ildemar (Complexo Esportivo); nas Escolas Municipais Darcy Ribeiro e Eduardo Pereira Duarte (Pequiá de Cima) e Antonio Oliveira Campos (Plano da Serra), na quarta-feira, 15, à tarde; “caminhadas” na Vila Ildemar, na manhã da quinta-feira, 16, e no centro da cidade- encerrando a “Semana de Combate...”, na sexta-feira, 17, à tarde.

O tema da “Semana de Combate...” neste 2013: “Não se cale! Dê uma basta”.

A “Semana de Combate...” gira em torno dos dias 18 (Dia Nacional), 19 (Dia Municipal) e 20 (Dia Estadual), todos instituídos em leis, nos respectivos âmbitos.

É bom lembrar que no sábado, dia 11 de maio, durante todo o dia, tendo como local o CRAI/Centro de Referência e Atendimento ao Idoso, cerca de 60 –sessenta- adolescentes, representantes de entidades, serviços- programas e projetos públicos, escolas, participaram do “VII Encontro Municipal de Adolescentes Protagonistas”, cujo tema (“Abuso e Exploração Sexual é Crime!”),  também se referiu ao estudo e ao debate de como prevenir e combater a violência sexual, nas suas diversas facetas (abuso, exploração, assédio, estupro, pornografia, tráfico, pedofilia,incesto,etc).

O “VII Encontro...” foi organizado pela Comissão Juvenil do Fórum DCA Açailândia, dentro do projeto “Adolescente tem vez, voz e voto”, sob execução da AMA, com financiamento do FIA/Fundo Municipal para a Infância e a Adolescência, vinculado do COMUCAA.

Ou seja, “Semana de Combate...” e “VII Encontro...” foram dois grandes momentos, de boa participação da sociedade açailandense, para a sensibilização/conscientização e prevenção, numa realidade em que tudo leva a crer um aumento considerável nas ocorrências de violência sexual contra Crianças e Adolescentes em nosso município.

 Alguns “casos” recentes, de grande repercussão midiática, confirmam: os “casos da van” (duas situações, presumidamente vitimando um menino e menina), de abuso sexual, e os do empresário “Pedro Feio”, flagrado com adolescentes em estabelecimento comercial.

O Conselho Tutelar, através da conselheira Veronice Pereira de Carvalho, apresentou dados sobre atendimento a casos de violência sexual, neste 2013: 22- vinte e dois, mas admitiu que isso pode significar somente a “ponta do iceberg”: apesar do aumento das denúncias, o silêncio ainda domina, seja pelo medo, a submissão econômica ou conflitos intrafamiliares, e não existe uma interlocução melhor, uma “rede” entre os órgãos de atendimento (ou seja: um caso pode ser atendido só pela Policia Militar, ou só pela Polícia Civil, ou só pela Saúde, ou só pelo Conselho Tutelar ou outro agente público...

 Com o aumento da violência, relacionada diretamente á questão das drogas/tráfico, há também agregada o aumento da violência sexual.

Outra causa apontada para este aumento é a impunidade: a (quase) certeza de que nada acontecerá desestimula, inibe  a denúncia, ao mesmo tempo que estimula a violência...

E são casos de impunidade que não querem e nem podem calar, como os levantados (e atualmente ações judiciais tramitando morosamente no judiciário maranhense...) nas CPIs Estaduais 2003-2004 e 2009-2010, e até pela CPI da Pedofilia, do Senado Federal, que aqui esteve com o Senador Magno Malta...

(Casos raros de punição,contam-se nos dedos de uma mão, como no caso Professor Francisco... )

Enfim,  a realidade da violência sexual aqui em Açailândia é pública e notória. Os abusos denunciados, ou suspeitos, são diários. Na manhã da segunda-feira, 20/05, por exemplo, duas denúncias chegaram ao Centro de Defesa, sendo repassadas ao Conselho Tutelar. 

 A exploração sexual de adolescentes é flagrante, fartamente veiculada por conhecido comunicador de televisão local, Osvaldo Filho, que nas entrelinhas “queixa-se” que o cidadão de bem já não pode se divertir, numa balada ou barzinho, pois só tem “menor” e elas/eles é que “vão prá cima dos cidadãos honrados”...

Para uma assistente social do CRAS, a “Semana de Combate...” teve o efeito de aumentar as denúncias, estimular as pessoas a denunciar, não ficar caladas...

No entanto, é preciso que Açailândia assuma este combate, de maneira articulada, organizada (e para isso temos o Grupo de Monitoramento e o Plano Municipal de Enfrentamento...), mas permanentemente, e não esporádicas, em campanhas como a “Semana de Combate...” ou o “VII Encontro de Adolescentes...”.

Agora, é preparar-se para outro grande e próximo momento, o “Dia MARIA MARTA”, em 26 de agosto., mas ao mesmo tempo, implementar as ações preconizadas no Plano Municipal.