quinta-feira, 23 de maio de 2013

PROMOÇÃO, PROTEÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE AÇAILÂNDIA COMPROMETIDAS POR FALTA DE MOBILIZAÇÃO E ATUAÇÃO ARTICULADA DO SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS






(Da Secretaria Executiva do Fórum DCA Açailândia)

O Município de Açailândia, nos últimos dez anos, tem sido modelo e referência em todo o Estado de Maranhão, em relação aos Direitos de Crianças e Adolescentes e ao papel e atuação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente/COMUCAA e também, Conselho Tutelar/CONTUA.

Para exemplificar, no final de 2012, após uma jornada intensa de três anos, o município foi contemplado com a certificação do “Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2009-2012 Amazônia”; em 2010 elogiado pelo TCE/Tribunal de Contas do Estado, em relação às contas do FIA/Fundo Municipal para a Infância e a Adolescência, vinculado ao COMUCAA.

Diga-se ainda que em 2009, também em relação ao FIA, foi tomado como referência pelo MPE/Ministério Público Estadual para os demais municípios maranhenses.

Sem contar que ao longo desses anos, municípios vizinhos sempre recorrem ao apoio de Açailândia, sobretudo nas questões de formação /capacitação e funcionamento dos Conselhos.

Mas agora em 2013, praticamente metade do ano, a área DCA/Direitos da Criança e do Adolescente, que depende fundamentalmente da atuação do COMUCAA, órgão articulador, mobilizador, incentivador, formulador, propositor, monitor e avaliador de políticas públicas e ações sociais de promoção, proteção e defesa de Direitos de Crianças e Adolescentes, vem “patinando”, com muitas pendências e omissões que comprometem as suas atribuições, definidas pelo ECA/Estatuto da Criança e do Adolescente, as Resoluções do CONANDA/Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (principal órgão normatizador do país na área DCA) e a Lei Municipal n.º 132/97.

As atividades do COMUCAA neste ano 2013 praticamente tem se resumido ao processo de escolha do Conselho Tutelar 2013-2016, e aos seis projetos atualmente em execução, com financiamento do FIA.

Neste mês de maio, por exemplo, o COMUCAA ainda não realizou sua assembléia ordinária mensal, prevista sempre para as manhãs das segundas quartas-feiras de cada mês, ou seja, neste maio seria dia 08- oito, e as Comissões Permanentes não tem se reunido regularmente.

O Fórum DCA Açailândia (Fórum Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), articulação não-governamental de entidades, tem pontuado a omissão do COMUCAA, bem como do SGD/Sistema de Garantia de Direitos (que se compõe de entidades governamentais e não-governamentais com obrigações de atendimento dos Direitos DCA) sobre duas ações de âmbito estadual: o enfrentamento da violência sexual, através do Comitê Estadual de Enfrentamento, vinculado ao CEDCAMA/Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Maranhão, e  a justiça juvenil restaurativa/práticas restaurativas- atendimento das medidas socioeducativas, através da Rede Maranhense de Justiça Juvenil.

Também atividades da área DCA sobre a prevenção e erradicação do trabalho infantil e à promoção, proteção e defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária tem sido omitidas na agenda do COMUCAA e da área DCA.

Outro papel importante e indispensável que cabe à área DCA é o orçamento municipal, com a atuação através da chamada Comissão Mista do OCA/Orçamento Criança e Adolescente, composta por representantes do COMUCAA, CONTUA e Fórum DCA. O processo de elaboração e aprovação da LDO/Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2014, por exemplo, praticamente chegou ao final, sem a menor participação da Comissão do OCA. E breve iniciam os processos de elaboração dos orçamentos municipais PPA/Plano PluriAnual e LOA/Lei Orçamentária Anual 2014, e nada de planejamento e estudos da Comissão do OCA.

Nos últimos seis anos, sobretudo, um dos pontos fortes da atuação do COMUCAA foi a promoção de “Formação Continuada aos Atores do Sistema de Garantia de Direitos”, e que para este 2013 sequer conta com um planejamento.

 Uma das preocupações do Fórum DCA Açailândia é que este ano 2013 acontecerá processo de escolha dos(as) Conselheiros(as) Municipais representantes da Sociedade Civil Organizada, e o COMUCAA, órgão normatizador do processo, até o momento, não se manifestou.

É verdade que o COMUCAA tem alguns problemas de funcionamento: agora por exemplo e mais uma vez no ano, está sem telefone e internet; também não tem transporte, mas conta com recursos humanos suficientes (três agentes administrativos, dois assessores, além de duas zeladoras).

Tem orçamento de manutenção e do FIA, Plano de Ação geral, aprovado em 2012.

Não dá para entender nem aceitar a “inércia e a morosidade” do COMUCAA, já deu tempo mais que suficiente para que a nova gestão tomasse conhecimento e funcione como deve ser, fazendo o que tem de fazer, conforme a lei e a política DCA.

Enfim, o que se espera é que o COMUCAA, que é inegavelmente o mais importante dos órgãos do Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes de Açailândia, o que deve buscar fazer acontecer o atendimento desses Direitos, assuma seu papel e cumpra com suas atribuições.

*****************************************************************************