quarta-feira, 29 de maio de 2013

SEM QUÓRUM COMUCAA NÃO EFETIVA ASSEMBLÉIA DE MAIO 2013






( Informe da Secretaria Executiva do Fórum DCA Açailândia)

Lamentavelmente, o COMUCAA/Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Açailândia-MA, não conseguiu realizar sua assembléia ordinária mensal, neste mês de maio de 2013.

Prevista pelo calendário anual, decidido em janeiro, para o dia 08, acabou sendo convocada para a manhã desta quarta-feira, 29, não se efetivando por falta de quórum mínimo, que é de sete (07) Conselheiros(as), de acordo com o Regimento Interno do COMUCAA.

Às 0910 horas, quarenta (40) minutos após o horário previsto – 0830 horas – na convocatória, a Conselheira Presidenta  IVANIZE MOTA COMPASSO ARAÚJO (Secretaria de Assistência Social) declarou que a falta de quórum inviabilizava a assembléia, desculpando-se e agradecendo a presença das Conselheiras EULÁLIA DIAS DO NORTE (Secretaria de Comunicação e Cultura), IVANETE DA SILVA SOUSA (CDVDH-CB/Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos Carmen Bascaran), MARIA CRISTINA DA CONCEIÇÃO SILVA (APAE/Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e TEREZINHA PEREIRA SOARES (Associação Comunitária de Moradores da Vila São Francisco e do Jardim América), e o Conselheiro JOÃO LUIS SOARES (ADEFIA/Associação dos Deficientes Físicos de Açailândia).

Presentes ainda o representante observador do Conselho Tutelar, Conselheiro José Alves , as Conselheiras Tutelares eleitas Ivanessa  e Ivônia Sandra, o assessor do COMUCAA, Raimundo Rodrigues , a agente administrativa Maria de Fátima, e o representante observador do Fórum DCA Açailândia, este que vos escreve.

O COMUCAA tem pauta, agenda, pendências e encaminhamentos, em cumprimento às suas atribuições e responsabilidades, que demandam conhecimento, estudos, debates e deliberações do colegiado, o conjunto dos(as) Conselheiros(as), que é de doze (12) titulares.

Também as Comissões Permanentes do COMUCAA ( do FIA/Fundo Municipal para a Infância e a Adolescência e Orçamento, Registro e Normas, Política de Atendimento) ressentem-se da ausência de boa parte de seus integrantes (quatro -04- membros em cada uma).

As Conselheiras IVANIZE e TEREZINHA apontam as ausências dos Conselheiros Adolescentes, a Conselheira Secretária MARIA CRISTINA afirmou que, mesmo com as deficiências de transporte e a falta atual do telefone e internet, os convites tem sido entregues, com antecedência a todos(as) Conselheiros(as).

Pena que tenha sido assim. O COMUCAA é tido como um dos melhores, mais atuantes Conselhos Municipais do Maranhão, servindo de exemplo e referência, mas a baixa participação de metade dos(as) Conselheiros(as) vem prejudicando seriamente seu funcionamento.

As Conselheiras que compõe a Diretoria Executiva (IVANIZE, Presidenta; IVANETE, Tesoureira; MARIA CRISTINA, Secretaria) asseguraram que vão tomar medidas rigorosas para regularizar o funcionamento do colegiado do Conselho, “cobrando” dos(as) Conselheiros(as) sua participação e atuação, conforme o Regimento Interno do COMUCAA, e a legislação pertinente às atribuições e responsabilidades, direitos e deveres dos(as) Conselheiros(as) Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente.