sexta-feira, 17 de março de 2017

HANNA ARENDT: DIREITOS HUMANOS E DIGNIDADE POLÍTICA DA CIDADANIA







Leitores e leitoras tem me perguntado sobre  Hanna Arendt, e a razão de a ter escolhido para ilustrar o blog. Já escrevi e disse publicamente que admiro Arendt, a teórica da “banalidade do mal’, mas também das ‘razões do Totalitarismo” e cuja obra ainda enfatizou DIREITOS HUMANOS,  POLÍTICA E CIDADANIA, PARTICIPAÇÃO POPULAR e CONSELHOS, e isso tudo, digamos assim, ‘é a minha área de atuação – embora mais focada nos DCA/Direitos da Criança e do Adolescente”.

Mas, como se diz em bom português, “... tem tudo a ver!”.

Mas também como diz o povo , “... santo de casa não faz milagre...”, o artigo a seguir pode representar uma introdução ao pensamento de HANNA ARENDT, contribuindo para entendamos melhor “ o abacaxi que tentamos descascar...”.


(Eduardo Hirata)

*******************************************************************


“Direitos humanos e dignidade política da cidadania em Hannah Arendt”

(Na internet, em pdf)



(Por Iara Lucia Mellegari Cesar Augusto Ramos)



 O presente artigo tem por objetivo abordar o tema dos direitos humanos e cidadania sob a perspectiva da filosofia política de Hannah Arendt.

 O artigo retrata, em sua primeira parte, a ilusão fundacionista dos direitos humanos ante a situação dos apátridas e refugiados, situação que leva a autora a formular o conceito de cidadania como o direito a ter direitos. 

Na sequência, analisa os elementos que configuram sua teoria política, tais como: liberdade, ação, pluralidade e espaço público, os quais, articulados entre si, permitem a formação de um conceito de cidadania baseado na real participação dos cidadãos na organização política de uma comunidade, em contrapartida a um conceito meramente formal de cidadania. 

Para, finalmente, abordar o sistema de conselho, instância em que a cidadania é compreendida como ação vivenciada no espaço público, favorecendo, assim, a possibilidade de efetivação dos direitos humanos, exercidos como dignidade política dos cidadãos.


*********************************************