sexta-feira, 3 de março de 2017

ONU: direitos humanos estão sob crescente ataque no mundo



·    Em tempos brasileiros, com o governo e o congresso golpistas, e   a devida  cumplicidade explicita do judiciário, ameaçam e atacam os Direitos Humanos duramente conquistados, bom  rever o manifesto da ONU, por ocasião do Dia Internacional dos Direitos Humanos (10/12/2016).


(Eduardo Hirata)


*************************************

ONU: direitos humanos estão sob crescente ataque no mundo



Dia dos Direitos Humanos é comemorado este sábado, 10 de dezembro; organização afirma que "maior conquista da comunidade internacional desde o fim da 2ª Guerra Mundial foi a criação do sistema de direitos humanos".


(Por Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York, dezembro de 2016).



A ONU alertou que os direitos humanos estão sob ataque crescente em todo o mundo e pediu a todos os governos que os defendam. O Dia dos Direitos Humanos é comemorado este sábado, 10 de dezembro.


Segundo o Escritório das Nações Unidas de Direitos Humanos, "a maior conquista da comunidade internacional desde o fim da 2ª Guerra Mundial foi a criação de um sistema global de direitos humanos".


Declaração


O sistema tem como base a Declaração Universal dos Direitos Humanos, adotada pelos Estados-membros há 68 anos.


O órgão da ONU diz que desde aquela época foram alcançados vários avanços na criação de padrões universais e para encorajar a adoção dessas medidas pelos países.


Além disso, houve progresso também na defesa dos diretos de grupos e indivíduos ameaçados nas sociedades em que vivem.


O Escritório de Direitos Humanos alertou que os chamados "movimentos populistas" estão invocando nacionalismo e tradicionalismo para justificar racismo, xenofobia, sexismo, homofobia e outras formas de discriminação.


Segundo o órgão, esses grupos estão se aproveitando das dificuldades da atual crise econômica global.


Ódio


O discurso de ódio, que busca "incitar violência, hostilidade e discriminação" está aumentando de forma drástica, assim como a violência a mulheres e crianças e a violência étnica e religiosa.


A ONU diz ainda que o problema está aumentando ainda em relação a pessoas com deficiências, minorias sexuais, migrantes entre outros. A desigualdade está crescendo rapidamente e as instituições democráticas estão sendo sistematicamente minadas.


Segundo a ONU, cada vez mais governos estão usando tecnologias intrusivas que sistematicamente exploram meios de vigilância em massa. Esses meios ameaçam uma variedade de direitos humanos.
]

Vulnerável


Em várias partes do mundo, esses ataques aos direitos humanos estão sendo reforçados por ataques aos movimentos pela causa. Tratados internacionais, como o Estatuto do Tribunal Penal Internacional, estão sendo denunciados e os fundos para organizações de direitos humanos estão sendo reduzidos.


O Escritório da ONU menciona ainda aumento dos ataques sobre os mecanismos de monitoramento e qualquer forma de solidariedade internacional está sendo rejeitada como uma ameaça aos interesses nacionais.


O órgão pediu aos governos que reconheçam que "um mundo que repudia os valores fundamentais dos direitos humanos, abandona padrões estabelecidos e mina as instituições internacionais do setor, é um mundo menos seguro e mais exposto a conflitos".


*********************************************************************