sábado, 6 de julho de 2013

AÇAILÂNDIA REALIZA A “9ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL”


(Informe da Secretária Executiva do Fórum DCA Açailândia)

Tendo como tema “ A GESTÃO E O FINANCIAMENTO NA EFETIVAÇÃO DO SUAS (SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL), Açailândia concretizou nesta sexta-feira, 05 de julho de 2013, no CRAI- Centro de Referência e Atendimento ao Idoso, no jardim de Alah, a “9ª Conferência Municipal de Assistência”.

Promovida e organizada pelo CMAS/Conselho Municipal de Assistência Social, presidido pelo Pastor João Ivo Filho (também coordenador do Bolsa-Família), com apoio da Prefeitura, através da SEMAS/Secretaria Municipal de Assistência Social, a “9ª Conferência” foi coordenada pelo Conselheiro Municipal Marco Aurélio Abreu de Carvalho, à frente da Comissão Organizadora, com a assessoria  de Raimundo Rodrigues da Silva.

A “9ª Conferência” iniciou por volta das 0840 horas, tendo como cerimonialista o comunicador Jasiel Alves. Formada a mesa de abertura (Secretária da SEMAS, Gilzete Alves Sampaio; representantes da Câmara, Vereadora Fátima Camelo e Vereador  Sarney Moreira; Presidente do CMAS, João Ivo Filho; representante do COMEA, Pastor Lúcio; a Conselheira Presidenta do COMUCAA/Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Ivanize Mota Compasso Araújo; Maria Sousa  Moraes , representante da Gerência Estadual de Educação; e a Assistente Social Graça, representando a categoria, e a senhora Maria Carneiro, representando a sociedade civil.

A cantora Arlene Sales, com o coro da assembléia, cantou os Hinos Nacional e de Açailândia.

O Pastor Lucio fez uma oração, e a criançada do PETI Vila Ildemar apresentou o “Casamento Caipira”.

Após as falas da mesa de abertura, o Presidente do CMAS declarou aberta a “9ª Conferência”.

E a criançada do PETI Pequiá apresentou uma “dança de Carimbó”.

A seguir, o assesssor Raimundo Rodrigues conduziu o processo de leitura e aprovação do RI/Regimento Interno da “9ª Conferência”.

 A assistente social Rosangela Bertoldo, de São Luís, entre 0925 e 1200 horas, tratou do tema da “9ª Conferência”, que é de âmbito nacional. O tema “A Gestão e o Financiamento na Efetivação do SUAS” contem seis (06) Eixos: 1 – O Cofinanciamento Obrigatório da Assistência Social; 2- Gestão do SUAS: Vigilância SocioAssistencial, Processos de Planejamento, Monitoramento e Avaliação; 3- Gestão do Trabalho; 4- Gestão dos Serviços, Programas e Projetos; 5- Gestão dos Benefícios no SUAS, e 6- Regionalização.

O assessor Raimundo Rodrigues apresentou uma primeira parte, entre 1200 e 1255 horas, do painel “Avanços e Desafios na Gestão Municipal da Política de Assistência Social do Município de Açailândia-Maranhã”, concluindo logo após o almoço, entre 1255 e 1400 horas, servido no próprio local, o CRAI.

Os(as) participantes da “9ª Conferência” realizaram então os trabalhos em grupos, conforme os eixos (mencionados acima), avaliando,  debatendo e definindo propostas. Eram representantes de associações comunitárias e classistas, sindicatos, organizações de igrejas, e na maioria, do governo municipal e trabalhadores(as) do SUAS, ou seja, de orgãos, serviços, programas e projetos da SEMAS. Ao longo do dia, nos melhores momentos, cerca de duzentas pessoas, mas infelizmente, bastante esvaziada no seu final (o que vem tornando tradição nas conferências em Açailândia...).

Por volta das 1540 horas, iniciou então a plenária de apresentação e aprovação das propostas dos grupos/eixos. Entre as propostas aprovadas, que serão levadas à Conferência, que acontecerá em agosto próximo, temos:

*  5% - cinco - do orçamento estadual como cofinanciamento aos municípios; * proposta orçamentária da Assistência Social só seja aprovada após parecer do CMAS; * aumentar em pelo menos 20% - vinte por cento- o orçamento para manutenção e funcionamento do CMAS; * que a partir de 2015, o orçamento da Assistência Social seja de pelo menos 10% do orçamento do município; * criar e regulamentar a Vigilância SocioAssistencial, que tenha participação da  sociedade civil; * plano de carreira, cargos e salários para os(as) trabalhadores(as) do SUAS; * permanência de profissionais, para garantir continuidade de política de Estado, e não de governo;  e não duplicidade de função (não servir em dois ou mais programas, serviços); * dar mais estrutura e fortalecer os serviços/programas  já existentes; * implementar a “Busca Ativa”; * diagnóstico, pelo governo estadual, das vulnerabilidades; * acolhimento institucional para mulheres vítimas de violência; etc.    

Entre as recomendações aprovadas na “9ª Conferência”, a de “descentralizar a Ouvidoria Municipal  e instalar caixas de sugestões/escuta  em todos os órgãos, serviços, programas e projetos da Assistência Social” e “alterar a regulamentação do BPC/Beneficio da Prestação Continuada, permitindo a duplicidade 87/pessoa idosa com a 88/pessoa com deficiência, numa mesma família”. Ainda se recomendou uma parceria com o SUS e o Conselho de Saúde, para enfim “criar CAPSI/Centro de Apoio PsicoSocial Infantil  e CAPSAD/Centro de Apoio Alcool e Drogas”.

Outros questões foram levantadas e discutidas, mas não foram deliberadas pela “9ª Conferência”, como a do Conselho Tutelar/CONTUA, para  um “albergue regionalizado para adultos(as)” (pois o que temos são duas unidades de acolhimento institucional para Crianças e Adolescentes: Casa Abrigo, pública municipal, e Casa Lar Meninas dos Olhos de Deus, comunitária), tema introduzido em razão do fenômeno social “Meninada do Trem da Vale”, com repercussões em Açailândia e em todo o “Corredor Carajás” (Maranhão e Pará), a bem mais de dez anos.

O atendimento de medidas sócioeducativas a adolescentes em conflito com a  lei também levantou discussões, sem se chegar a deliberações, apenas informes.

Com aprovação de quase todas as propostas levadas pelos grupos/eixos, a plenária, conduzida por Rosangela Bertoldo, encerrou por volta das 1805 horas.

Na última atividade da “9ª Conferência”, o processo de escolha da delegação açailandense, composta por vinte pessoas, sendo dez titulares e dez suplentes, paritariamente, entre representantes do poder público e da sociedade civil organizada, aqui pelo menos dois/duas usuários(as).

A “9ª Conferência Municipal de Assistência Social” encerrou já por volta das 1900 horas.

Na próxima terça-feira, 09 de julho, com a confirmação dos(as) delegados(as) açailandenses para a Conferência Estadual, e outros dados e informações oficiais pelo CMAS, voltaremos a publicar sobre a “9ª Conferência”.

               (As fotos são de Josinaldo Smile)


(Eduardo Hirata)




·        *

 Acrescentando na manhã de 08/07/2013:

 “ ... prestigiaram a 9ª Conferência  a Prefeita Gleide Lima e a Presidenta da Câmara Municipal, Lenilda Leandro Costa, também Assistente Social.

E a Secretária de Assistência Social, Zetinha Alves Sampaio Guimarães, anunciou a implantação de mais um CRAS/Centro de Referência de Assistência Social, que deverá localizar-se no território do Bairro do Jacu.

Ainda como proposta, a formação de equipes multidisciplinares para fortalecimento do CRAS Volante, que atende o campo açailandense, e o fortalecimento das estruturas e recursos dos atuais CRAS e do CREAS/Centro de Referência de Assistência Social”.