sexta-feira, 26 de julho de 2013

CEDCA-MA DELIBERA SOBRE RECURSOS DO FUNDO ESTADUAL/ GT DE ACOMPANHAMENTO DE CONSELHOS MUNICIPAIS/ TUTELARES E REALIZA MESA-REDONDA SOBRE ATO INFRACIONAL/ MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS/NÃO À REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL


(Informe da Secretaria Executiva do Fórum DCA Açailândia)

O plenário do CEDCA-MA/Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente  do Maranhão, reuniu ordinariamente durante toda a quinta-feira, 25/07/2013, em sala de reuniões da Vice-Governadoria do Estado, no Palácio Henrique de La Rocque, em São Luís.

Entre muitos assuntos, o CEDCA-MA, na assembléia conduzida pela mesa diretora (Conselheiras Maria Ribeiro da Conceição, Presidenta, representante do CDMP/Centro de Defesa Padre Marco Passerini; Anailde Serra, Vice-Presidenta, da FUNAC/Fundação de Assistência à Criança e ao Adolescente,do governo estadual; Lidia Vasconcelos, do Instituto Formação):
1 – a aprovação dos pareceres dos relatórios das visitas realizadas no primeiro semestre, nas unidades de atendimento, na ilha e em Imperatriz,  de medidas socioeducativas de custódia/internação provisória, semi-liberdade e internação, de responsabilidade da FUNAC. As unidades de semi-liberdade Centro de Juventude Nova Jerusalém, masculino, da capital, e Centro de Juventude Cidadã, masculino, de Imperatriz, tiveram registro provisório por 90-noventa dias, devendo cumprirem itens pendentes indicados pelos relatórios. Mas os Centros de Juventude Semear, masculino-feminino,  de Imperatriz, e Canãa, masculino,  de São Luis, qu atendem nos regimes de custódia/internação provisória, além Alto da Esperança, masculino, também em São Luís, que atende a medida de internação, tiveram indeferidos os pedidos de registro.

Os relatórios e pareceres foram apresentados pelas Conselheiras Maria Betânia Silva Magalhães, do CRESS/Conselho Regional de Serviço Social, e Nelma Pereira da Silva, da SMDH/Sociedade Maranhense de Direitos Humanos.

( Pela “Lei do SINASE/Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo”, lei federal nº 12.594/2012 , cabe aos Conselhos Estaduais a concessão do registro para funcionamento de unidades de atendimento socioeducativo privativo de liberdade – semiliberdade, custódia/internação provisória, internação).

Nesta pauta, lembrou-se que no dia 24 de julho completou um ano da interdição judicial do CJE/Centro de Juventude Esperança, de internação masculina, de São José do Ribamar.

Os adolescentes sentenciados pela justiça agora cumprem medidas de internação no Centro de Juventude Alto da Esperança, “misturados” com adolescentes de semi-liberdade;

2º -  a aprovação de remanejamento de recursos, do FEDCA/ Fundo Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, para  projetos ora em execução pelas entidades Agência Matraca, Akoni e CDMP;

3º - a constituição do GT/Grupo de Trabalho de Acompanhamento de Conselhos Municipais e Tutelares, com as Conselheiras Ana Amélia Braga, da Secretaria de Estado de Saúde;   Elisangela Cardoso, da PAMEN/Pastoral do Menor; Gerusa Silva, da SEDHIC/Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Cidadania,  e Selma Iara Durans, da Secretaria de Estado de Educação; os  Jânio  Rocha Alves  Teles, da Sociedade Esportiva Real Brasil, do município  de Chapadinha, e Eduardo Hirata, do CDVDH-CB/Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos Carmen Bascaran, do município de Açailândia;
4º - a escolha da representação do CEDCA-MA junto ao “Comitê Metropolitano do Programa Mais Educação”, com as Conselheiras Elisângela Cardoso e Gerusa Dias.

A Conselheira Maria Betânia Silva Magalhães colocou sobre assuntos do Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes,  com previsão de atualização do Plano Estadual e realização de um seminário estadual,  e sobre Justiça Juvenil Restaurativa, com um seminário nos dias 07 a 09 de agosto, pela Escola Superior de Magistratura do Maranhão.

A Conselheira Ana Amélia Braga relatou sobre seminário internacional sobre saúde da juventude, previsto para dias 15 a 18 de agosto, em São Luís.

A Conselheira Anailde Serra tratou de vídeo-conferência, pela UNIVIMA/Universidade Virtual do Maranhão, através de seus polos regionais, e promovida pela FUNAC, tendo como tema “Atendimento de Medidas Socioeducativas   pelos CREAS/Centros de Referência Especializados de Assistência Social”, das 0800 às 1700 horas, no dia 02 de agosto, sexta-feira, de encontro de articulação, no dia 16 de agosto.

A Conselheira Presidenta Maria Ribeiro da Conceição disse do“Encontro Nacional de Articulação dos Conselhos Estaduais”, que acontecerá dos dias 14 a 16 de agosto, em Brasília-DF, onde participará  com a Conselheira Anailde Serra. E também da audiência pública sobre o “Acordo de Solução Amistoso”, no caso dos meninos emasculados, previsto para dia 07 de agosto, 1400 horas, no Plenarinho da ALEMA/Assembléia Legislativa do Maranhão, pela Comissão de Direitos Humanos, presidida pela deputada Eliziane Gama.

Prevista na pauta da assembléia, uma reunião vespertina com o Vice-Governador Washington Oliveira não aconteceu,  sobre “condições de manutenção e funcionamento do CEDCA-MA”: a atual sede , na Rua da Palma, n.º 19, Centro Histórico, está comprometido em sua segurança, habiltalidade e salubridade;  não conta com recursos humanos (assessoria técnica-administrativa, tampouco equipamentos, recursos materiais, de comunicação, de transporte, etc). O CEDCA-MA vem buscando junto a SEDHIC, secretaria a qual é vinculada administrativa e orçamentáriamente, mas em vão. Também tentou junto à governadora, e nada.

A SEDHIC oferece dependências, na própria secretaria, mas o Conselho já decidiu não aceitar, pois o local não é salubre, entre outros motivos.

No último item da pauta da assembléia ordinária  do CEDCA-MA, referente ao mês julho 2013, a “Mesa Redonda: Ato Infracional e Medidas Socioeducativas”, apresentada pela Conselheira Nelma Pereira da Silva.

Ela enfatizou o atual quadro do (des) atendimento socioeducativo no Brasil, apresentando dados e estabelecendo comparações, e sobre os “movimentos” em andamento no país, em relação à “redução da maioridade penal”, e a “responsabilidade progressiva”, iniciativa da SEDH-PR/Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República para discussão/aprovação pelo CONANDA/Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, que deverá se manifestar neste próximo 30 de julho, após pedido de vistas por um Conselheiro.

Destacou  ainda a “Moção de Repúdio” do Fórum Nacional DCA, emitida no último dia 22 de julho, contra a redução da maoridade penal e contra a responsabilidade progressiva, e qualquer tentativa de retrocesso na garantia de DCA/ Direitos de Crianças e Adolescentes.

A “responsabilidade progressiva” é uma aberração, parecida com a proposta do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin,   tramitando no Congresso, aumentando o tempo de internação de três para cinco anos. A “responsabilidade progressiva” fala em oito anos de internação, como contraponto à não-redução da maioridade penal...

A Conselheira Nelma Pereira da Silva destacou que não dá para defender e promover mudanças como as que se pedem (praticamente 90% da população brasileira, e 62% dos-as juizes-as maranhenses são a favor da redução da idade penal...), sem implementar  concretamente o ECA/Estatuto da Criança e do Adolescente, lei federal, n.º 8.069/90, que completou 23 anos em 13 de julho passado.

Entre outros argumentos, o ECA responsabiliza sim adolescentes em conflito com a lei, e é preciso acabar com o mito que o ECA é um “atrapalho”, como disse a poucos dias o secretário de segurança pública do Estado, Aloisio Mendes.

Após a apresentação da Conselheira Nelma Pereira da Silva,  e sob condução da Conselheira Presidenta Maria Ribeiro da Conceição, várias falas de Conselheiros(as) estaduais,  e de convidados(as) à “Mesa Redonda”, entre eles/elas:

.  o Defensor Público Murilo Guazzelle, que relatou sobre as atividades da Defensoria Pública pertinentes ao assunto, destacando uma ação de interdição da DAÍ-Delegacia do Adolescente Infrator, e a necesidade de um movimento estadual contra a redução da maioridade penal, além de enfatizar as prerrogativas e o papel dos Conselhos Tutelares;

. Carlos Sergio Sousa Araújo, representante da ACECTMA/Associação dos Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares do Maranhão; os conselheiros tutelares Valmir Mendes/ CT Vila Luizão-São Luís, Moises da Silva Bezerra/CT Cidade Operária-São Luís, e a conselheira tutelar Amélia Araújo da Silva, de Paço do Lumiar, que colocaram em pauta sobretudo denúncia/representação ao MPE/Ministério Público Estadual contra a FUNAC e sua Presidente, por impediram a visita/fiscalização de quinze (15) conselheiros(as) tutelares, dos diversos CTs da ilha-capital, ao CJE, no dia anterior (24/07);

. Eliezer Lima da Silva, Capitão PM, que relatou sobre as atividades do PROERD (que em evento nacional recente em  Brasília também adere ao movimento nacional contra a redução da idade penal) e do GEAP, programas da Polícia Militar do Maranhão junto às escolas;

. Ivanilde Ferreira, representante da Secretaria Municipal de Educação de Paço do Lumiar, destacando a importância da prevenção  e de políticas públicas e ações sociais voltadas á primeira infância, à educação infantil.

. o Conselheiro Estadual Eduardo Hirata,  discordou dos(as) conselheiros(as) tutelares  sobre a colocação na pauta da “Mesa Redonda”  do entrevero com a direção da FUNAC e o CJE, enfatizando que o tema focava o “não è redução à maioridade penal e o repúdio á proposta da ‘responsabilidade progressiva’, e o que fazer, que encaminhamentos o SGD/Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes tomar, e urgentemente, pois “estão andando no Congresso e sabe-se lá no que podem dar...( o mesmo Congresso que permite uma figura como Marcos Feliciano presidindo uma Comissão de Direitos Humanos é capaz de coisas muito piores...) .Lembrou que no dia 05 de junho passado, em Brasilia-DF., o CONANDA e o CONJUVE/Conselho Nacional de Juventude, lançaram um movimento contra a redução da idade penal, envolvendo sobretudo os milhares de Conselhos, Conselheiros(as) Estaduais, Distrital e Municipais, e ainda os Tutelares.

. a Conselheira Presidenta Maria Ribeiro da Conceição disse da intenção da “Mesa Redonda” e do convite formulado a várias instituições: destacar a importância da escola, da educação pública, na mobilização pelos Direitos. Ressaltou que o CEDCA-MA também vem buscando fortalecer os Conselhos Municipais e Tutelares, e anunciou que o programa “Escola de Conselhos”, da SEDH-PR para execução da UFMA/Universidade Federal do Maranhão logo estará sendo desenvolvido, e há um plano da SEDHIC para formação de Conselheiros(as) Municipais e Tutelares. E que o importante no momento é a articulação e a mobilização do SGD, contra a redução da maioridade penal, a responsabilidade progressiva  e pelo atendimento das medidas socioeducativas conforme  o SINASE, e respeitando o ECA.